Laboratório de Interação Social (LIS)

O LIS implantado no Departamento de Psicologia em 1996, desenvolve atividades de ensino e pesquisa sobre a temática da interação social em suas articulações com os processos de desenvolvimento, de aprendizagem e de promoção de qualidade de vida. Os projetos de pesquisa são integrados à Linha de pesquisa Comportamento social e processos cognitivos.

Os conhecimentos sistematizados e produzidos pelo LIS têm se revertido em oportunidade de formação de futuros profissionais psicólogos, ao mesmo tempo em que se oferece serviços a crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, abordando questões e problemas pertinentes à temática de investigação.

As pesquisas do LIS são conduzidas por dois grupos: Interação Social e Construção de Conhecimento e Relações Interpessoais e Habilidades Sociais, que direcionam suas investigações para questões mais específicas.

Grupo Interação Social e Construção de Conhecimento

O grupo Interação Social e Construção de Conhecimento, coordenado pelas professoras Maria Stella C. de Alcântara Gil e Nancy V. Fonseca de Almeida investiga os processos interativos enquanto condição de aprendizagem e de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social de bebês entre quatro e 36 meses. As pesquisas compõem o Programa de Atendimento à Criança Pequena, o que permite articular a pesquisa básica e aplicada a procedimentos de estimulação de bebês e à formação de agentes educacionais - família e instituições de cuidado infantil.

Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (RIHS)

O grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais é coordenado pelos Professores Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette e focaliza, sob a perspectiva do campo teórico-prático das Habilidades Sociais, o repertório social e os fatores associados(ambientais, intrapessoais e histórico-culturais) que impactam sobre a competência social e a qualidade das relações interpessoais em diferentes contextos e entre diferentes tipos de interlocutores ao longo do ciclo vital. Ao lado das questões conceituais e empíricas pertinentes, o grupo busca desenvolver recursos, procedimentos e programas de avaliação e promoção do repertório de habilidades sociais.

Área e equipamentos do LIS

O LIS ocupa uma área de 100 m2, distribuídos em cinco salas de trabalho de uso de docentes e alunos. Quatro das salas são dotadas de equipamentos de informática, áudio e vídeo-gravação e recepção que se destinam ao tratamento e à análise de dados. A quinta sala é equipada com um sistema de captação de imagens por meio de câmeras digitais.

O registro de som e imagem pode ser realizado tanto pela interface das câmeras com um micro-computador, instalado na sala de observação anexa, como pelo registro direto através de um amplo espelho unidirecional. A sala de observação anexa é também utilizada para o treinamento de alunos em técnicas de coleta de dados por meio de observação direta via espelho e pela autoscopia e via vídeo-gravação do desempenho dos estudantes.

É importante destacar que uma parte das pesquisas do LIS é realizada com coleta de dados em ambientes naturais da comunidade, sendo o laboratório utilizado para a análise desses registros.

Outras informações da seção Laboratórios: