Dissertações Defendidas
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/dissertacoes-defendidas
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Dissertações Defendidas
- Abuso sexual infantil no contexto judicial: revisão integrativa de estudos documentais e análise das consequências da efetivação da Lei n.13.431/2017 em uma amostra de sentenças judiciais. (link externo)
Defendida por: Diego Lorca Peres
- Atitudes implícitas de estereótipos de gênero de mulheres praticantes de rúgbi. (link externo)
Defendida por: Lara de Azevedo Tardeli
- Responder coordenado sob esquema de razão variável (VR) em ratos. (link externo)
Defendida por: Lucas Codina de Souza
- Análise do ensino do comportamento de ecoico em gêmeos concordantes para autismo: diferenças encontradas e suas implicações.
Defendida por: Isabella Lopes Mioto
- Relações entre Pensamentos Metacognitivos, a Qualidade da Relação Coparental, Burnout Parental e a Funcionalidade Familiar. (link externo)
Defendida por: Danilo Ciconi de Oliveira
- Treinamento de habilidades sociais e habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH.
Defendida por: Thayse Loyana Martins Albano
- Telessaúde com videomodelação no ensino da mãe para o ensino de tato para o filho com TEA. (link externo)
Defendida por: Michele Carnieto Tozadore
- Percepção de discriminação racial em crianças brasileiras. (link externo)
Defendida por: Juliana Almeida Rocha
- Efeitos da cetamina sobre comportamentos defensivos em ratos Wistar. (link externo)
Defendida por: Hadassa Kéuly Sousa Felício
- Avaliação de um programa remoto de ensino de habilidades de brincar para crianças com TEA a serem aplicados por mães durante período de isolamento social. (link externo)
Defendida por: Miriana de Araujo Biazim
- Capacitação para profissionais da rede socioassistencial no atendimento de mulheres vítimas de violência.
Defendida por: Maiana Pereira dos Santos
- Sexting e liulgação não consensual de imagens íntimas na adolescência: Inovações metodológicas e processos de resiliência. (link externo)
Defendida por: Haryadny Kamylla Macedo Muniz
- Adolescência e liulgação não consensual de imagens íntimas: Um estudo exploratório a partir de registros digitais de ocorrência. (link externo)
Defendida por: Lucas Azzis Ferreira de Luca
- Ensino de topografias variadas do mando por informação.
Defendida por: Isabella Marino Brassolatti
- Violência entre Parceiras Íntimas: Caracterização do Fenômeno e Avaliação da Rede de Apoio das Vítimas. (link externo)
Defendida por: Letícia Yuki de Araujo Furuwaka
- Comportamento coordenado em ratos: efeitos da forma de distribuição do reforço. (link externo)
Defendida por: Rafael Fernando da Silva
- Efeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores (via EaD) na prevenção e combate ao bullying. (link externo)
Defendida por: Beatriz Jabor Botura
- Intergeracionalidade da violência intrafamiliar: um estudo de casos múltiplos. (link externo)
Defendida por: Jaqueline Knupp Medeiros
- Trabalho na experiência de travestis e mulheres trans. (link externo)
Defendida por: Gabriela da Rocha Souza
- Ensino de relato de eventos passados a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Defendida por: Fernanda Câmara Alves Damasceno
- Educação positiva com mães: um estudo de viabilidade de intervenção remota. (link externo)
Defendida por: Jéssica Giovanna Espinoza Tarazona
- Deficiência e violência na perspectiva de profissionais da rede de proteção e estudantes universitários. (link externo)
Defendida por: Lilian Pinheiro da Cruz
- Habilidades preditoras da aprendizagem matemática de crianças de até 6 anos: uma revisão sistemática da literatura. (link externo)
Defendida por: Flávia Cristina Borrajo Devitte
- Relação entre comportamento governado por regras e indicadores de depressão em estudantes universitárias. (link externo)
Defendida por: Marina Aoki Basaglia
- Intervenção psicossocial sobre violência de gênero voltada a estudantes universitárias: um estudo de viabilidade. (link externo)
Defendida por: Maria Beatriz Reis Dionísio
- Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a aprendizagem reversa em ratos: implementação do teste e exploração de diferenças entre machos e fêmeas. (link externo)
Defendida por: Erinete da Silva Leite
- Saúde Mental e atenção psicossocial em afetados por desastres: comportamentos profissionais do psicólogo intervindo na resposta. (link externo)
Defendida por: Henrique do Nascimento Ricardo
- Desenvolvimento de um programa de intervenção com famílias que cometeram violência contra crianças e adolescentes. (link externo)
Defendida por: Débora Ananias Guimarães
- Jogo da Partilha: análise de padrões comportamentais através da manipulação de itens de preferência.
Defendida por: Manuela Melo Santana
- Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a autolimpeza e alternância espontânea em ratos: influência do sexo e do ciclo estral. (link externo)
Defendida por: Letícia Mitsuko Taguchi
- Os efeitos da contação de história na aquisição de habilidades pré-matemáticas em pré-escolares. (link externo)
Defendida por: Alana Faggian
- Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática. (link externo)
Defendida por: Nayara de Souza Gois
- Formação e manutenção de classe de equivalência: efeitos da magnitude das consequências e do uso de um procedimento gamificado. (link externo)
Defendida por: Alçeu Regaço dos Santos
- Avaliação dos efeitos de doses sub-anestésicas de cetamina sobre o medo condicionado à luz em ratos. (link externo)
Defendida por: Mylena Silva Magalhães
- Análise sobre a atuação de profissionais da Psicologia com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação. (link externo)
Defendida por: Ariane Rico Gomes
- Inteligência emocional em vítimas de violência por parceiros íntimos. (link externo)
Defendida por: Amanda Reis Ribeiro
- Metamemória e Doença de Alzheimer. (link externo)
Defendida por: Lucas Gonçalves Perches
- Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com autismo. (link externo)
Defendida por: Ricardo Martinelli Bondioli
- Eficácia de um programa aplicado por pais para ensino de nomeação de estados emocionais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). (link externo)
Defendida por: Ana Luísa Polizel Libardi
- Avaliação de um programa computadorizado de ensino de leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas. (link externo)
Defendida por: Priscila Mainardi Tamiozzo Fonseca
- Envolvimento de receptores dopaminérgicos D2 na expressão e extinção do medo condicionado em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral.
Defendida por: Camila de Oliveira Alves
- Avaliando o estabelecimento e a manutenção de classes de equivalência e da transferência de função em pessoas com e sem depressão. (link externo)
Defendida por: Heloisa Ribeiro Zapparoli
- Efeitos da exposição a estímulos aversivos imediatos sobre a catalepsia induzida por haloperidol: possível modelo animal para cinesis paradóxica. (link externo)
Defendida por: Isabelle Waku
- Formação de classes de equivalência de estímulos em idosos: revisão sistemática e desenvolvimento de um teste cognitivo digital breve. (link externo)
Defendida por: Andreza Gomes Spiller Nery
- Efeito da exigência de respostas ecoicas durante o ensino de discriminação auditivo-visual na emergência de tatos em crianças com autismo. (link externo)
Defendida por: Anne Caroline da Costa Carneiro
- Seguimento de instruções de dois componentes por meio de Arranjo de Matriz e ensino com Instrução de Múltiplos Exemplares em crianças com autismo.
Defendida por: Ana Eduarda Vasconcelos de Sousa
- Conhecimento metacognitivo e diferentes momentos da escolha: compreendendo o processo da escolha profissioanl e suas relações com componentes metacognitivos. (link externo)
Defendida por: Emanuelle dos Passos Foresto
- Investigando os efeitos do condicionamento subliminar sobre a motivação apetitiva. (link externo)
Defendida por: Denise Aparecida Passarelli
- Comportamento coordenado e inliidual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável. (link externo)
Defendida por: Letícia dos Santos
- Cartografia do corpo em estudantes universitárias vítimas de violência sexual. (link externo)
Defendida por: Giselle Alejandra Pinchieira Navarro
- Empatia em camundongos: avaliação do papel da amígdala e córtex cingulado anterior na modulação da ansiedade induzida pelo convívio com parceiro submetido a um modelo de estresse crônico. (link externo)
Defendida por: Lara Maria Silveira
- Intervenção baseada em mindfulness e psicoeducação para mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo. (link externo)
Defendida por: Amanda Soares Dantas
- Habilidades sociais em adolescentes com indicadores de depressão: uma análise através de métodos multimodais. (link externo)
Defendida por: Gabriela Trombeta dos Santos
- Impactos dos jogos digitais na cognição social de crianças: um estudo experimental. (link externo)
Defendida por: Lívia Scienza
- Inteligência emocional e sua relação com as variáveis profissionais estresse no trabalho, adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional. (link externo)
Defendida por: Isabela Sbravatti Ferrari
- Efeitos da exposição à violência entre parceiros íntimos em crianças e adolescentes.
Defendida por: Mayara Zaqueo Diniz
- Generalização recombinativa de leitura sob contingências inliiduais e de grupo. (link externo)
Defendida por: Thays Nogueira da Silva
- A influência das relações de gênero na liisão de tarefas familiares e na violência entre parceiros íntimos (link externo).
Defendida por: Maria Alice Centanin Bertho
- A inativação química do córtex cingulado anterior e da ínsula reverte a ansiedade em camundongos expostos ao modelo de empatia induzida pela nocicepção (link externo).
Defendida por: Giovana Benassi Cezar
- Efeitos do canabidiol sobre comportamentos “tipo-compulsivo” em ratos: influências do sexo e do ciclo estral (link externo).
Defendida por: Débora dos Santos Fabris
- A relação entre inteligência emocional e mindfulness em estudantes universitários (link externo).
Defendida por: Islana Ferreira Costa
- Inteligência Emocional e Avaliação de Desempenho em Estágio de Cursos da Área da Saúde. (link externo)
Defendida por: Fernanda Esteves Pereira
- Avaliando a eficácia do ensino de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira. (link externo)
Defendida por: Mayara da Silva Ferreira
- Efeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade acadêmica. (link externo)
Defendida por: Douglas Fernandes Donaris
- Habilidades sociais educativas do professor e sua relação com a avaliação de alunos que sofrem, praticam e testemunham o bullying (link externo).
Defendida por: Franciele da Silva Del Ponti
- Currículo formal e informal e situações interpessoais como condições que afetam a autoavaliação sobre habilidades sociais e competência social de estudantes de Psicologia (link externo).
Defendida por: Patricia El Horr de Moraes
- Adaptação da criança à pré-escola, suas habilidades sociais e as habilidades sociais educativas do professor (link externo).
Defendida por: Naara de Oliveira Gonçalves Alho
- Alienação Parental (AP): Revisão sistemática de estudos documentais e análise da aplicação do conceito em sentenças judiciais (link externo).
Defendida por: Ricardo Pereira da Silva Oliveira
- Investigando Vieses de Gênero a Respeito de Profissões entre Alunos das Áreas de Ciências Exatas e Humanas (link externo).
Defendida por: Murilo Cesar Moreira
- Um modelo experimental para estudar metáfora: efeitos da punição na frequência de emissão de extensão metafórica do tato. (link externo)
Defendida por: Filipe Cesar da Hora Carvalho
- Estímulos com significado pré-experimental no estabelecimento de classes de equivalências. (link externo)
Defendida por: Ramon Marin
- A relação entre o uso de vídeo games e funções executivas em crianças. (link externo)
Defendida por: Oaní da Silva da Costa
- Efeitos da Interação Social na Taxa de Desconto do Atraso em Escolhas Monetárias Intertemporais (link externo).
Defendida por: Waldir Monteiro Sampaio
- Efeitos da sulpirida e do haloperidol na expressão e extinção do medo condicionado à luz e ao contexto em ratos (link externo)
Defendida por: Vivian Maria de Vita
- Efeitos do ensino do responder relacional dêitico no desempenho de tarefas de Teoria da Mente em crianças pré-escolares brasileiras (link externo)
Defendida por: Susane Vitória Gonçalves Vieira
- Avaliação de Repertórios Matemáticos de Inliíduos com Síndrome de Williams (link externo)
Defendida por: Lívia dos Santos Palombarini
- Ampliação do repertório de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) após uma intervenção não intensiva baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (link externo)
Defendida por: Nathália de Vasconcellos Manoni
- Ensino de linguagem oral em contexto familiar: análise de uma ferramenta de observação (link externo)
Defendida por: Lívia Gabriela Campos Balog
- Alienação parental: revisão conceitual e comparação do conhecimento de profissionais e estudantes de psicologia. (link externo)
Defendida por: Viviane Dutra Gama
- Os efeitos do gênero e do histórico de informantes na confiança seletiva de crianças. (link externo)
Defendida por: Ana Carolina Messias
- O efeito do ensino de relações de equivalência sobre o comportamento de culpabilizar vítimas de estupro. (link externo)
Defendida por: Júlia Castro de Carvalho Freitas
- Intervenção para crianças, adolescentes e suas cuidadores expostas à VPI. (link externo)
Defendida por: Alliny Tiemi Moia Otaguiri
- Investigação de conhecimentos de pais sobre o trauma craniano violente e sua relação com o potencial de abuso infantil e o status socioeconômico. (link externo)
Defendida por: Ana Paula de Miranda Araújo Soares
- Adaptação em língua portuguesa do Functional Acquisition Speed Test (FAST) para estudar estereótipo de gênero no Brasil. (link externo)
Defendida por: Madeleine Reinert Marcelino
- Literatura infantil como recurso para promoção de habilidades sociais na prática de professoras da educação infantil. (link externo)
Defendida por: Juliana Pinto dos Santos
- Ensino de contato visual, imitação e ecoico a criança com microcefalia. (link externo)
Defendida por: Nathalie Cerqueira Ciarlini
- Análise do comportamento de escolha e impulsividade através do Jogo da Partilha e do Jogo do Desconto Temporal em crianças e adolescentes. (link externo)
Defendida por: Gabriela Esteves Lopes
- Desempenho cognitivo e reconhecimento de expressões faciais das emoções com estímulos estáticos e dinâmicos em idosos com e sem depressão maior. (link externo)
Defendida por: Ana Julia de Lima Bomfim
- Prevalência da fragilidade no contexto brasileiro e desempenho cognitivo de idosos não frágeis, pré-frágeis e frágeis. (link externo)
Defendida por: Daiene de Morais
- O efeito do treino de autocontrole sobre o desempenho de escolha no Jogo da Partilha. (link externo)
Defendida por: Dafne Pavanelli Fidelis
- Inteligência emocional: relação com inteligência, habilidades sociais, variáveis sociodemográficas e profissionais. (link externo)
Defendida por: Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
- Assédio sexual contra mulheres em transporte público: das usuárias a empresa. (link externo)
Defendida por: Luíza de Medeiros Silva
- O mentir pró-social em escolares: influências de idade, contexto social e consequências. (link externo)
Defendida por: Daiane Araujo de Arruda
- Investigação da força de relações em classes de equivalência sob emparelhamento com o modelo atrasado (DMTS). (link externo)
Defendida por: Giovan Willian Ribeiro
- Relações entre habilidades metacognitivas, habilidades sociais, planos e saúde mental em cuidadores familiares que assistem idosos dependentes. (link externo)
Defendida por: Letícia Isaac
- Investigação de julgamentos metacognitivos de informantes múltiplos sobre o desempenho de idoso em tarefas de memória. (link externo)
Defendida por: Maria Clara Miceli Gonçalves
- Os efeitos do aumento gradual da exposição a um ruído e do tempo de atraso em respostas autocontroladas e impulsivas de um esquema de escolhas concorrentes. (link externo)
Defendida por: Samara Fernanda Dos Santos
- Habilidades sociais e qualidade de vida de professores do ensino fundamental. (link externo)
Defendida por: Marcela Mangili Esteves
- Um estudo correlacional entre habilidades sociais, suporte social e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos. (link externo)
Defendida por: Vanessa Santiago Ximenes
- Ansiedade social: avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitárias. (link externo)
Defendida por: Graziela de Oliveira Souza
- Programa semipresencial de habilidades sociais para professores: características dos cursistas e indicadores de processo e resultado. (link externo)
Defendida por: Amelie Bussolan Cintra
- Jovens rurais, condições de vida e trabalho: estudo de caso no assentamento rural Sepé Tiaraju, SP.
Defendida por: Diana Catherin Mercado González
- Avaliação da capacitação de psicólogos para usarem o programa dos 3Es com cuidadores familiares de idosos. (link externo)
Defendida por: Camila Rafael Ferreira
- Identificação da emoção facial na ansiedade social. (link externo)
Defendida por: Pedro Luiz Simonetti Filho
- Ansiedade induzida pelo modelo de empatia para dor: o papel da neurotransmissão GABAa-benzodiazepínica na modulação da ansiedade em camundongos. (link externo)
Defendida por: Isabela Miranda Carmona
- Repertório social de crianças sob o acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus cuidadores. (link externo)
Defendida por: Lívia Lira de Lima Guerra
- Desenvolvimento sociocognitivo: relações entre teoria da mente e humor. (link externo)
Defendida por: Stephanie Cristine Nogueira
- Efeitos da presença do coelho na avaliação e tolerância de som desagradável. (link externo)
Defendida por: Jaqueline Picanço Rabello
- Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos. (link externo)
Defendida por: Sabrina Campos Dias Pedrosa
- Avaliação do papel dos receptores GABAA-benzodiazepínicos da ínsula na nocicepção de camundongos que conviveram com coespecífico em condição de dor crônica. (link externo)
Defendida por: Caroline Riberti Zaniboni
- Adaptação para pré-escolares de subtestes da bateria multidimensional de inteligência infantil. (link externo)
Defendida por: Estela Manfrin
- Monitoramento metacognitivo em adultos analfabetos funcionais e absolutos. (link externo)
Defendida por: Márcia Akemi Fujie
- LGBTTrabalhadores: trajetórias de vida e representações sociais sobre o trabalho. (link externo)
Defendida por: Rafael Paulino Juliani
- O comportamento altruísta no jogo da partilha invertido. (link externo)
Defendida por: Gabriela de Oliveira Zin
- Contribuição e distribuição de recursos: uma análise comportamental do Jogo dos Bens Públicos. (link externo)
Defendida por: André Luiz Ferreira
- A influência do envolvimento em bullying e da relação professor-aluno no engajamento escolar. (link externo)
Defendida por: Jéssica Elena Valle
- Emergência de ditado ao longo do ensino cumulativo de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas. (link externo)
Defendida por: Christian David Pineda Garcia
- Ensino programado para o planejamento de aulas de matemática de ensino fundamental. (link externo)
Defendida por: Arthur Damião Médici
- Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais. (link externo)
Defendida por: Jaume Ferran Aran Cebria
- Efeito da história experimental na sensibilidade às contingências em participantes flexíveis e inflexíveis. (link externo)
Defendida por: Ana Lídia Fonseca Zerbinatti
- Efeitos da presença do cachorro na tolerância e avaliação de situação aversiva. (link externo)
Defendida por: Laura Sodré Galvão Garcia
- Desenvolvimento da cognição social em pré-escolares sob a ótica da teoria das molduras relacionais. (link externo)
Defendida por: Lívia Andrade Benatti
- Um instrumento psicométrico de coparentalidade: escolha, adaptação transcultural e evidências iniciais de validade interna. (link externo)
Defendida por: Thaís Ramos de Carvalho
- Ensino de relações numéricas com o uso de discriminações condicionais para crianças com Transtorno do Espectro Autista. (link externo)
Defendida por: Rafael Vilas Boas Garcia
- Ensino de leitura de sentenças para crianças em idade escolar. (link externo)
Defendida por: Josiane Maria Donadeli
- Tarefas informatizadas e jogos aplicados pelos pais na aprendizagem de leitura por crianças com transtorno do espectro autista. (link externo)
Defendida por: Ana Rubia Saes Menotti
- Autosestima e depressão em mulheres portadores de vitiligo. (link externo)
Defendida por: Larissa Pires Ruiz
- Efeito do ensino de sinônimos sobre a compreensão de textos. (link externo)
Defendida por: Marineide Aquino de Souza Aran
- Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados. (link externo)
Defendida por: Isadora Peresi Ferrari
- Responder por exclusão envolvendo relações palavra-objeto e palavra-ação. (link externo)
Defendida por: Tamiris Polentini Gallano
- Medindo um envolvimento paterno multidimensional: validação brasileira do inventory of father involvement. (link externo)
Defendida por: Ligia de Santis
- Crianças falam conforme o modelo mesmo quando consequências seguem falam liergentes. (link externo)
Defendida por: Rodrigo Dal Ben de Souza
- O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em atividades computadorizadas. (link externo)
Defendida por: Marlon Alexandre de Oliveira
- Jogo da Partilha: relação entre ganho, perde e gênero. (link externo)
Defendida por: Fanny Silveira e Silva
- Representações sociais em disputa: o movimento pela humanização do parto e do nascimento em São Carlos. (link externo)
Defendida por: Carolina Neves da Rocha
- Depressão e ansiedade em população com quadros reumatológicos. (link externo)
Defendida por: Thaísa de Carvalho Jaoude
- O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal. (link externo)
Defendida por: Luma Tiziotto Deffendi
- Sentido do trabalho e formas de participação: o caso de Cooperares - Cooperativa de Produtores Rurais e Agrobioliersidade Ares do Campo, Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto-SP. (link externo)
Defendida por: Thainara Granero de Melo
- Estabelecimento de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos: investigando a atitude racial preconceituosa. (link externo)
Defendida por: Táhcita Medrado Mizael
- Protocolo NICHD: validação e capacitação em uma amostra de profissionais brasileiros. (link externo)
Defendida por: Chayene Hackbarth
- Avaliação da eficácia de programa de capacitação parental universal (ACT) pelo uso da observação. (link externo)
Defendida por: Luciana Barbalho Pontes
- Mapeamento de repertórios de leitura e escrita em escolas com baixos índices na Prova Brasil. (link externo)
Defendida por: Carolina Coury Silveira
- Responder condicional e responder por exclusão em cães domésticos. (link externo)
Defendida por: Marina Castana Fenner
- Olhos fechados: a perspectiva de pais sobre bullying. (link externo)
Defendida por: Mariana Simões Floria
- Vitimização e indicadores de saúde mental em mulheres com fibromialgia e outras doenças reumatológicas.
Defendida por: Mônica Fernanda Favoreto da Silva
- Inclusão de objetos em classes de fotos equivalentes por pré-escolares. (link externo)
Defendida por: Vanessa Ayres Pereira
- Saúde mental de servidores públicos: avaliando um programa de intervenção para dor. (link externo)
Defendida por: Bárbara Kolstok Monteiro
- Habilidades sociais na relação médico-paciente e satisfação no atendimento em serviço público e privado. (link externo)
Defendida por: Cynthia Carvalho Jorge
- Análise das habilidades testadas e validade diagnóstica de instrumentos para avaliação de linguagem na doença de Alzheimer, no Brasil. (link externo)
Defendida por: Helen Capeleto Francisco
- ACT: uma possibilidade de prevenção universal à violência contra a criança. (link externo)
Defendida por: Jéssica de Assis Silva
- Regulamentar para quê(m)? As representações sociais de prostitutas sobre a regulamentação da profissão. (link externo)
Defendida por: Mariana Luciano Afonso
- A criação de amigos imaginários: um estudo com crianças brasileiras. (link externo)
Defendida por: Natália Benincasa Velludo
- Ontogênese e filogênese na biologia e na psicanálise: um olhar evolucionista na teoria freudiana.
Defendida por: Rafael Barreiro Colmanetti
- Sexualidade e escolha do objeto na teoria psicanalítica freudiana e nas teorias biológicas do comportamento humano.
Defendida por: Silvana Guarnieri
- Percepções de inclusão social entre idosos usuários e não usuários de serviços destinados à terceira idade. (link externo)
Defendida por: Mônica Ferreira da Silva
- Contação de histórias como estratégias para a prevenção do abuso sexual infantil. (link externo)
Defendida por: Sheila Maria Prado Soma
- Uma leitura comportamental sobre o método Paulo Freire de alfabetização: convite ao diálogo entre analistas do comportamento e educadores freireanos. (link externo)
Defendida por: Denise Bachega
- Ensino de leitura com diferentes treinos discriminativos a aprendizes com deficiência intelectual. (link externo)
Defendida por: Máyra Lais de Carvalho Gomes
- Efeito da violência intrafamiliar sobre o pensamento contrafactual de mulheres. (link externo)
Defendida por: Florença Lucia Coelho Justino
- Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses. (link externo)
Defendida por: Leylanne Martins Ribeiro de Souza
- Relações de equivalência entre elementos de funções do primeiro grau para alunos do ensino fundamental. (link externo)
Defendida por: Diego Felipe Silveira Seabra
- Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica. (link externo)
Defendida por: Antonio Carlos Leme Jr.
- Classificação do comportamento verbal e aquisição de discriminações condicionais por bebês. (link externo)
Defendida por: Graziele Thomasinho Aguiar
- Os efeitos do ensino de tato para itens de alta e baixa preferência na emergência do mando em crianças com autismo. (link externo)
Defendida por: Valeria Mendes
- Avanços na compreensão da subjetividade no behaviorismo radical. (link externo)
Defendida por: Henrique Mesquita Pompermaier
- Aprendizagem por exclusão em inliíduo com diferentes perfis de desenvolvimento. (link externo)
Defendida por: Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
- Avaliação do pensamento contrafactual na depressão. (link externo)
Defendida por: Juliana Sarantopoulos Faccioli
- Escala metacognitiva para idosos: elaboração de itens e análise dos parâmetros psicométricos. (link externo)
Defendida por: Alex Bacadini França
- Consumo de álcool entre universitários: histórico de violência como risco e religião como fator de proteção. (link externo)
Defendida por: Sidnei Rinaldo Priolo Filho
- Relações entre automonitoria, problemas de comportamento e habilidades sociais na infância. (link externo)
Defendida por: Ivana Gisel Casali Robalinho
- Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos. (link externo)
Defendida por: Thaís Arantes Ribeiro
- Tradições traduzidas: um estudo psicossocial sobre as memórias sociais dos moradores da comunidade do Marujá - Parque Estadual da Ilha do Cardoso. (link externo)
Defendida por: Natália Kerche Alvaides
- Trauma craniano violento: conhecimento parental e avaliação de material informativo. (link externo)
Defendida por: Nahara Rodrigues Laterza Lopes
- Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração. (link externo)
Defendida por: Marcelo Henrique Oliveira Henklain
- Avaliação da memória emocional em camundongos: efeito da injeção de midazolam na substância cinzenta periaquedutal. (link externo)
Defendida por: Barbara Caetano Pereira
- Um procedimento para investigar aprendizagem discriminativa e formação de classes funcionais em cães (Canis familiaris). (link externo)
Defendida por: Tathianna Amorim Souza Montagnolli
- Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e seus filhos adolescentes. (link externo)
Defendida por: Camila Negreiros Comodo
- Relações entre desempenho e o reforçador das relações verbais de tato e textual em contexto de equivalência de estímulo. (link externo)
Defendida por: Luiza de Moura Guimarães
- Responder por exclusão em treinos de discriminação condicional com estímulos temporais por universitários. (link externo)
Defendida por: Nathalia Sabaine Cippola
- Habilidades sociais e de enfrentamento de estresse em cuidadoras que assistem idosas acamadas, com ou sem demência. (link externo)
Defendida por: Francine Nathálie Ferraresi Rodrigues Pinto
- Efeitos do ensino de contagem sobre a aquisição de comportamento conceitual numérico em crianças pré-escolares. (link externo)
Defendida por: Rogério Crevelenti Fioranelli
- Representações sociais de jovens sobre trabalho: uma análise construída a partir da formação profissionalizante e da experiência de primeiro emprego. (link externo)
Defendida por: Mariana de Freitas Betetto
- Vivência dos trabalhadores da construção civil no contexto da gestão público-privado e os impactos para a saúde. (link externo)
Defendida por: Elisa Silva Borges
- Investigação do monitoramento metacognitivo de crianças diante de medidas de capacidades intelectuais. (link externo)
Defendida por: Marília Zampieri
- Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental e médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática. (link externo)
Defendida por: Alessandra Campanini Mendes
- Elaboração, aplicação e avaliação de uma programação para o ensino informatizado, a futuro professores, de relação condicionais envolvidas na leitura inicial/rudimentar, por meio do procedimento de MTS. (link externo)
Defendida por: Camila Politi Penariol
- Ensino de discriminação de acordes baseado em treino de abstração e formação de classes de equivalência. (link externo)
Defendida por: Luis Fernando Toniollo Reis
- Ampliação do repertório verbal de quatro bebês: ensino de ecóico, relação auditivo-visual e tato. (link externo)
Defendida por: Thaise Löhr
- Eficácia de procedimentos para maximizar senso de bem estar e competência parental a mulheres vitimizadas. (link externo)
Defendida por: Paolla Magioni Santini
- Representações sociais de estudantes negros: universidade e trabalho. (link externo)
Defendida por: Elisabete Figueroa dos Santos
- O envolvimento de idosos em atividades prazerosas: a adaptação transcultural de um instrumento. (link externo)
Defendida por: Heloísa Gonçalves Ferreira
- Sensibilização de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para notificação de violência contra criança e adolescente: um estudo de caso. (link externo)
Defendida por: Thais Helena Bannwart
- Escala de avaliação da metacognição infantil: elaboração dos itens e análise dos parâmetros psicométricos. (link externo)
Defendida por: Jussara Fátima Pascualon
- Escolha e preferência por alimentos com ou sem valores calóricos em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso. (link externo)
Defendida por: Marina Zanoni Macedo
- Discriminações simples e reforçamento específico e diferencial para cada classe no ensino de leitura a inliíduos com atraso no desenvolvimento. (link externo)
Defendida por: Isabela Zaine
- Transferência de funções ordinárias através de classes de estímulos equivalentes em surdos. (link externo)
Defendida por: Alice Almeida Chaves de Resende
- A influência da preferência por brindes no autorrelato de desempenho em tarefas de leitura. (link externo)
Defendida por: Laura Zamot Rabelo
- Aplicação de um programa informatizado de ensino de leitura e escrita por familiares de inliíduos com deficiência intelectual. (link externo)
Defendida por: Priscila Benitez Afonso
- Habilidades sociais, depressão, ansiedade e alcoolismo em bombeiros: um estudo correlacional. (link externo)
Defendida por: Paula Almeida de Oliveira
- Ensino de discriminações condicionais em bebês: avaliação do responder por exclusão e treino de emparelhamento de identidade com diferentes estímulos. (link externo)
Defendida por: Lucas Tadeu Garcia
- Habilidades sociais de adolescentes com indicadores de depressão: considerando fatores de gênero e socioeconômicos. (link externo)
Defendida por: Josiane Rosa Campos
- Formação e manutenção de classes de equivalência: um estudo com participantes da 3ª idade. (link externo)
Defendida por: Natalia Maria Aggio
- Observação versus relato de mães e professoras sobre competência social e comportamentos problemáticos em pré-escolares. (link externo)
Defendida por: Talita Pereira Dias
- Uma intervenção psicoeducativa com cuidadores de idosos com demência. (link externo)
Defendida por: Andréia Rosana Andrade Dornelles
- Programa de habilidades sociais assertivas com idosos: avaliação sob delineamento placebo. (link externo)
Defendida por: Ana Carolina Braz
- Discriminações simples simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais. (link externo)
Defendida por: Daniela de Souza Canovas
- Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliado pelo paradigma de equivalência de estímulos. (link externo)
Defendida por: Marilia Pinheiro de Carvalho