Dissertações Defendidas

  1. Efeitos do Behavior Skills Training em professores para o ensino de leitura por tentativas discretas.
    Defendida por: 
    Suellen dos Santos Batista
  2. Pandemia, adolescência e políticas sociais: processos de vulneração da vida e precarização do trabalho.
    Defendida por: 
    Sabrina Maria Souza Tavares
  3. Entendida, sapatão, lésbica: trajetórias lésbicas 50+ em metrópóles do sudeste brasileiro.
    Defendida por: 
    Carolina Serrati Moreno
  4. O papel da neurotransmissão adrenérgica do córtex cingulado anterior na modulação da ansiedade e da nocicepção no contágio emocional da dor crônica em camundongos machos e fêmeas. 
    Defendida por: 
    Raphael Christhian Brandão de Souza
  5. Inteligência Emocional em adultos praticantes de Mindful Self-Compassion, Mindfulness e não praticantes.
    Defendida por: 
    Bruna da Mota Camargo
  6. Violência, negligência e feminicídio: uma análise documental dos registros digitais de ocorrência do estado de São Paulo durante a pandemia de covid-19.
    Defendida por: 
    Milaidy Müller Rossi
  7. Atuação docente no contexto socioeducativo: investigação da educação na medida de internação. (link externo)
    Defendida por: 
    Gustavo Fernandes Scalvi
  8. Efeito no ensino de duas e quatro relações condicionais auditivo-visuais na emergência do tato em pessoas com transtorno do espectro autista. (link externo)
    Defendida por: 
    Renato Amadei Nogueira
  9. Efeitos de diferentes tipos de regras sobre a sensibilidade às contingências em indivíduos com histórico experimental de seguimento de regras discrepantes.
    Defendida por: 
    Maíra Costa Gonçalves
  10. Atenção compartilhada e crianças pequenas com autismo: ensino de resposta e verificação da emergência da iniciativa. (link externo)
    Defendida por: 
    Maria Rafaela Fernandes de Morais
  11. Prevalência da violência intrafamiliar contra adolescentes no Brasil antes, durante e após isolamento social da pandemia da Covid-19. (link externo)
    Defendida por: 
    Regina Rigoletto Cordeiro
  12. Transferência de funções de expressões faciais de emoções para trechos musicais. 
    Defendida por: 
    Jéssica Lays Ferreira Ribeiro
  13. Influências do ser filha no ser mãe: um estudo psicanalítico sobre o processo de tornar-se mãe. (link externo)
    Defendida por: 
    Rafaela Pereira
  14. Sobrecarga e percepção de suporte social em mães e pais de crianças com autismo: um estudo comparativo. 
    Defendida por: 
    Suélen Mariana Gorni Joveliano
  15. Inteligência emocional e sua relação com ansiedade, depressão e burnout em trabalhadores assistenciais. (link externo)
    Defendida por: 
    Bruna de Souza
  16. Práticas de ensino de habilidades para estabelecimento e manutenção da aliança terapêutica no contexto da psicoterapia: uma revisão da literatura. (link externo)
    Defendida por: 
    Beatriz Brandao Ribeiro
  17. Efeitos do ensino sequencial e simultâneo de duas línguas estrangeiras na aquisição de um pequeno vocabulário em crianças. 
    Defendida por: 
    Mariana Farias da Cunha
  18. Construção do CAPS infantojuvenil II no município de Bauru: articulações com o território. (link externo)
    Defendida por: 
    Deborah Placeres de Araujo
  19. Emergência de intraverbal e intraverbal reverso após treino de discriminação condicional em crianças com autismo (link externo)
    Defendida por: 
    Patrícia Contreras Campesan
  20. A relação entre a inteligência emocional e a autoestima em adultos pela abordagem dos multimétodos. (link externo)
    Defendida por: 
    Elaine Mônaco
  21. Protocolos de Ensino Baseado em equivalência em estudantes universitários: efeitos da estrutura e do tipo de treino. (link externo)
    Defendida por: 
    Gabriel Lucas Mali
  22. Efeitos do bloqueio da síntese da corticosterona sobre o congelamento condicionado de machos e fêmeas em diferentes fases do ciclo estral. (link externo)
    Defendida por: 
    Joyce Nonato Chiossi
  23. Crenças de profissionais da política de assistência social em relação a questões raciais. (link externo)
    Defendida por: 
    Jéssica Fernandes da Silva
  24. A travessia da teoria da tendência antissocial à prática: uma contribuição psicanalítica. (link externo)
    Defendida por: 
    Hélio Antonio Anthero Roxo Junior
  25. Delayed MTS(2s) e procedimentos de Training-IRAP: explorando eficácia, eficiência e seu formato de treino no estudo de relações derivadas. (link externo)
    Defendida por: 
    Marcello Henrique Silvestre
  26. Comparação entre procedimentos de ensino com e sem recursos naturais para a aprendizagem de estímulos numéricos por crianças com autismo. (link externo)
    Defendida por: 
    Nicole Tigre de Andrade
  27. Abuso sexual infantil no contexto judicial: revisão integrativa de estudos documentais e análise das consequências da efetivação da Lei n.13.431/2017 em uma amostra de sentenças judiciais. (link externo)
    Defendida por:
    Diego Lorca Peres
  28. Atitudes implícitas de estereótipos de gênero de mulheres praticantes de rúgbi. (link externo)
    Defendida por:
    Lara de Azevedo Tardeli
  29. Responder coordenado sob esquema de razão variável (VR) em ratos. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Codina de Souza
  30. Análise do ensino do comportamento de ecoico em gêmeos concordantes para autismo: diferenças encontradas e suas implicações. (link externo)
    Defendida por:
    Isabella Lopes Mioto
  31. Relações entre Pensamentos Metacognitivos, a Qualidade da Relação Coparental, Burnout Parental e a Funcionalidade Familiar. (link externo)
    Defendida por:
    Danilo Ciconi de Oliveira
  32. Treinamento de habilidades sociais e habilidades sociais educativas para mães de crianças com TDAH.
    Defendida por:
    Thayse Loyana Martins Albano
  33. Telessaúde com videomodelação no ensino da mãe para o ensino de tato para o filho com TEA. (link externo)
    Defendida por:
    Michele Carnieto Tozadore
  34. Percepção de discriminação racial em crianças brasileiras. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Almeida Rocha
  35. Efeitos da cetamina sobre comportamentos defensivos em ratos Wistar. (link externo)
    Defendida por:
    Hadassa Kéuly Sousa Felício
  36. Avaliação de um programa remoto de ensino de habilidades de brincar para crianças com TEA a serem aplicados por mães durante período de isolamento social. (link externo)
    Defendida por:
    Miriana de Araujo Biazim
  37. Capacitação para profissionais da rede socioassistencial no atendimento de mulheres vítimas de violência.
    Defendida por:
    Maiana Pereira dos Santos
  38. Sexting e liulgação não consensual de imagens íntimas na adolescência: Inovações metodológicas e processos de resiliência. (link externo)
    Defendida por:
    Haryadny Kamylla Macedo Muniz
  39. Adolescência e liulgação não consensual de imagens íntimas: Um estudo exploratório a partir de registros digitais de ocorrência. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Azzis Ferreira de Luca
  40. Ensino de topografias variadas do mando por informação.
    Defendida por:
    Isabella Marino Brassolatti
  41. Violência entre Parceiras Íntimas: Caracterização do Fenômeno e Avaliação da Rede de Apoio das Vítimas. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia Yuki de Araujo Furuwaka
  42. Comportamento coordenado em ratos: efeitos da forma de distribuição do reforço. (link externo)
    Defendida por:
    Rafael Fernando da Silva
  43. Efeitos de um curso de habilidades sociais e educativas para professores (via EaD) na prevenção e combate ao bullying. (link externo)
    Defendida por:
    Beatriz Jabor Botura
  44. Intergeracionalidade da violência intrafamiliar: um estudo de casos múltiplos. (link externo)
    Defendida por:
    Jaqueline Knupp Medeiros
  45. Trabalho na experiência de travestis e mulheres trans. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela da Rocha Souza
  46. Ensino de relato de eventos passados a crianças com Transtorno do Espectro Autista.
    Defendida por:
    Fernanda Câmara Alves Damasceno
  47. Educação positiva com mães: um estudo de viabilidade de intervenção remota. (link externo)
    Defendida por:
    Jéssica Giovanna Espinoza Tarazona
  48. Deficiência e violência na perspectiva de profissionais da rede de proteção e estudantes universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Lilian Pinheiro da Cruz
  49. Habilidades preditoras da aprendizagem matemática de crianças de até 6 anos: uma revisão sistemática da literatura. (link externo)
    Defendida por:
    Flávia Cristina Borrajo Devitte
  50. Relação entre comportamento governado por regras e indicadores de depressão em estudantes universitárias. (link externo)
    Defendida por:
    Marina Aoki Basaglia
  51. Intervenção psicossocial sobre violência de gênero voltada a estudantes universitárias: um estudo de viabilidade. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Beatriz Reis Dionísio
  52. Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a aprendizagem reversa em ratos: implementação do teste e exploração de diferenças entre machos e fêmeas. (link externo)
    Defendida por:
    Erinete da Silva Leite
  53. Saúde Mental e atenção psicossocial em afetados por desastres: comportamentos profissionais do psicólogo intervindo na resposta. (link externo)
    Defendida por:
    Henrique do Nascimento Ricardo
  54. Desenvolvimento de um programa de intervenção com famílias que cometeram violência contra crianças e adolescentes. (link externo)
    Defendida por:
    Débora Ananias Guimarães
  55. Jogo da Partilha: análise de padrões comportamentais através da manipulação de itens de preferência.
    Defendida por:
    Manuela Melo Santana
  56. Efeitos da meta-clorofenilpiperazina (mCPP) sobre a autolimpeza e alternância espontânea em ratos: influência do sexo e do ciclo estral. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia Mitsuko Taguchi
  57. Os efeitos da contação de história na aquisição de habilidades pré-matemáticas em pré-escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Alana Faggian
  58. Comparando o efeito de contingência de grupo independente e interdependente sobre o desempenho escolar em matemática. (link externo)
    Defendida por:
    Nayara de Souza Gois

  59. Formação e manutenção de classe de equivalência: efeitos da magnitude das consequências e do uso de um procedimento gamificado. (link externo)
    Defendida por:
    Alçeu Regaço dos Santos
  60. Avaliação dos efeitos de doses sub-anestésicas de cetamina sobre o medo condicionado à luz em ratos. (link externo)
    Defendida por:
    Mylena Silva Magalhães
  61. Análise sobre a atuação de profissionais da Psicologia com adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas em unidades de internação. (link externo)
    Defendida por:
    Ariane Rico Gomes
  62. Inteligência emocional em vítimas de violência por parceiros íntimos. (link externo)
    Defendida por:
    Amanda Reis Ribeiro
  63. Metamemória e Doença de Alzheimer. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Gonçalves Perches
  64. Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Ricardo Martinelli Bondioli
  65. Eficácia de um programa aplicado por pais para ensino de nomeação de estados emocionais a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). (link externo)
    Defendida por:
    Ana Luísa Polizel Libardi
  66. Avaliação de um programa computadorizado de ensino de leitura e escrita de palavras com dificuldades ortográficas. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Mainardi Tamiozzo Fonseca
  67. Envolvimento de receptores dopaminérgicos D2 na expressão e extinção do medo condicionado em fêmeas em diferentes fases do ciclo estral.
    Defendida por:
    Camila de Oliveira Alves
  68. Avaliando o estabelecimento e a manutenção de classes de equivalência e da transferência de função em pessoas com e sem depressão. (link externo)
    Defendida por:
    Heloisa Ribeiro Zapparoli
  69. Efeitos da exposição a estímulos aversivos imediatos sobre a catalepsia induzida por haloperidol: possível modelo animal para cinesis paradóxica. (link externo)
    Defendida por:
    Isabelle Waku
  70. Formação de classes de equivalência de estímulos em idosos: revisão sistemática e desenvolvimento de um teste cognitivo digital breve. (link externo)
    Defendida por:
    Andreza Gomes Spiller Nery
  71. Efeito da exigência de respostas ecoicas durante o ensino de discriminação auditivo-visual na emergência de tatos em crianças com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Anne Caroline da Costa Carneiro
  72. Seguimento de instruções de dois componentes por meio de Arranjo de Matriz e ensino com Instrução de Múltiplos Exemplares em crianças com autismo.
    Defendida por:
    Ana Eduarda Vasconcelos de Sousa
  73. Conhecimento metacognitivo e diferentes momentos da escolha: compreendendo o processo da escolha profissioanl e suas relações com componentes metacognitivos. (link externo)
    Defendida por:
    Emanuelle dos Passos Foresto
  74. Investigando os efeitos do condicionamento subliminar sobre a motivação apetitiva. (link externo)
    Defendida por:
    Denise Aparecida Passarelli
  75. Comportamento coordenado e inliidual em duplas de ratos sob esquema de intervalo variável. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia dos Santos
  76. Cartografia do corpo em estudantes universitárias vítimas de violência sexual. (link externo)
    Defendida por:
    Giselle Alejandra Pinchieira Navarro
  77. Empatia em camundongos: avaliação do papel da amígdala e córtex cingulado anterior na modulação da ansiedade induzida pelo convívio com parceiro submetido a um modelo de estresse crônico. (link externo)
    Defendida por:
    Lara Maria Silveira
  78. Intervenção baseada em mindfulness e psicoeducação para mulheres com histórico de violência pelo parceiro íntimo. (link externo)
    Defendida por:
    Amanda Soares Dantas
  79. Habilidades sociais em adolescentes com indicadores de depressão: uma análise através de métodos multimodais. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela Trombeta dos Santos
  80. Impactos dos jogos digitais na cognição social de crianças: um estudo experimental. (link externo)
    Defendida por:
    Lívia Scienza
  81. Inteligência emocional e sua relação com as variáveis profissionais estresse no trabalho, adaptabilidade de carreira e autoeficácia ocupacional. (link externo)
    Defendida por:
    Isabela Sbravatti Ferrari
  82. Efeitos da exposição à violência entre parceiros íntimos em crianças e adolescentes.
    Defendida por:
    Mayara Zaqueo Diniz
  83. Generalização recombinativa de leitura sob contingências inliiduais e de grupo. (link externo)
    Defendida por:
    Thays Nogueira da Silva
  84. A influência das relações de gênero na liisão de tarefas familiares e na violência entre parceiros íntimos (link externo).
    Defendida por:
    Maria Alice Centanin Bertho
  85. A inativação química do córtex cingulado anterior e da ínsula reverte a ansiedade em camundongos expostos ao modelo de empatia induzida pela nocicepção (link externo).
    Defendida por:
    Giovana Benassi Cezar
  86. Efeitos do canabidiol sobre comportamentos “tipo-compulsivo” em ratos: influências do sexo e do ciclo estral (link externo).
    Defendida por:
    Débora dos Santos Fabris
  87. A relação entre inteligência emocional e mindfulness em estudantes universitários (link externo).
    Defendida por:
    Islana Ferreira Costa
  88. Inteligência Emocional e Avaliação de Desempenho em Estágio de Cursos da Área da Saúde. (link externo)
    Defendida por:
    Fernanda Esteves Pereira
  89. Avaliando a eficácia do ensino de tato e ouvinte com estímulos de dois elementos na aquisição de língua estrangeira. (link externo)
    Defendida por:
    Mayara da Silva Ferreira
  90. Efeitos do monitoramento sobre a correspondência fazer-dizer em crianças em uma atividade acadêmica. (link externo)
    Defendida por:
    Douglas Fernandes Donaris
  91. Habilidades sociais educativas do professor e sua relação com a avaliação de alunos que sofrem, praticam e testemunham o bullying (link externo).
    Defendida por:
    Franciele da Silva Del Ponti
  92. Currículo formal e informal e situações interpessoais como condições que afetam a autoavaliação sobre habilidades sociais e competência social de estudantes de Psicologia (link externo).
    Defendida por:
    Patricia El Horr de Moraes
  93. Adaptação da criança à pré-escola, suas habilidades sociais e as habilidades sociais educativas do professor (link externo).
    Defendida por:
    Naara de Oliveira Gonçalves Alho
  94. Alienação Parental (AP): Revisão sistemática de estudos documentais e análise da aplicação do conceito em sentenças judiciais (link externo).
    Defendida por:
    Ricardo Pereira da Silva Oliveira
  95. Investigando Vieses de Gênero a Respeito de Profissões entre Alunos das Áreas de Ciências Exatas e Humanas (link externo).
    Defendida por:
    Murilo Cesar Moreira
  96. Um modelo experimental para estudar metáfora: efeitos da punição na frequência de emissão de extensão metafórica do tato. (link externo)
    Defendida por:
    Filipe Cesar da Hora Carvalho
  97. Estímulos com significado pré-experimental no estabelecimento de classes de equivalências. (link externo)
    Defendida por:
    Ramon Marin
  98. A relação entre o uso de vídeo games e funções executivas em crianças. (link externo)
    Defendida por:
    Oaní da Silva da Costa
  99. Efeitos da Interação Social na Taxa de Desconto do Atraso em Escolhas Monetárias Intertemporais (link externo).
    Defendida por:
    Waldir Monteiro Sampaio
  100. Efeitos da sulpirida e do haloperidol na expressão e extinção do medo condicionado à luz e ao contexto em ratos (link externo)
    Defendida por:
    Vivian Maria de Vita
  101. Efeitos do ensino do responder relacional dêitico no desempenho de tarefas de Teoria da Mente em crianças pré-escolares brasileiras (link externo)
    Defendida por:
    Susane Vitória Gonçalves Vieira
  102. Avaliação de Repertórios Matemáticos de Inliíduos com Síndrome de Williams (link externo)
    Defendida por:
    Lívia dos Santos Palombarini
  103. Ampliação do repertório de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) após uma intervenção não intensiva baseada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) (link externo)
    Defendida por:
    Nathália de Vasconcellos Manoni
  104. Ensino de linguagem oral em contexto familiar: análise de uma ferramenta de observação (link externo)
    Defendida por:
    Lívia Gabriela Campos Balog
  105. Alienação parental: revisão conceitual e comparação do conhecimento de profissionais e estudantes de psicologia. (link externo)
    Defendida por:
    Viviane Dutra Gama
  106. Os efeitos do gênero e do histórico de informantes na confiança seletiva de crianças. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Messias
  107. O efeito do ensino de relações de equivalência sobre o comportamento de culpabilizar vítimas de estupro. (link externo)
    Defendida por:
    Júlia Castro de Carvalho Freitas
  108. Intervenção para crianças, adolescentes e suas cuidadores expostas à VPI. (link externo)
    Defendida por:
    Alliny Tiemi Moia Otaguiri
  109. Investigação de conhecimentos de pais sobre o trauma craniano violente e sua relação com o potencial de abuso infantil e o status socioeconômico. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Paula de Miranda Araújo Soares
  110. Adaptação em língua portuguesa do Functional Acquisition Speed Test (FAST) para estudar estereótipo de gênero no Brasil. (link externo)
    Defendida por:
    Madeleine Reinert Marcelino
  111. Literatura infantil como recurso para promoção de habilidades sociais na prática de professoras da educação infantil. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Pinto dos Santos
  112. Ensino de contato visual, imitação e ecoico a criança com microcefalia. (link externo)
    Defendida por:
    Nathalie Cerqueira Ciarlini
  113. Análise do comportamento de escolha e impulsividade através do Jogo da Partilha e do Jogo do Desconto Temporal em crianças e adolescentes. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela Esteves Lopes
  114. Desempenho cognitivo e reconhecimento de expressões faciais das emoções com estímulos estáticos e dinâmicos em idosos com e sem depressão maior. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Julia de Lima Bomfim
  115. Prevalência da fragilidade no contexto brasileiro e desempenho cognitivo de idosos não frágeis, pré-frágeis e frágeis. (link externo)
    Defendida por:
    Daiene de Morais
  116. O efeito do treino de autocontrole sobre o desempenho de escolha no Jogo da Partilha. (link externo)
    Defendida por:
    Dafne Pavanelli Fidelis
  117. Inteligência emocional: relação com inteligência, habilidades sociais, variáveis sociodemográficas e profissionais. (link externo)
    Defendida por:
    Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
  118. Assédio sexual contra mulheres em transporte público: das usuárias a empresa. (link externo)
    Defendida por:
    Luíza de Medeiros Silva
  119. O mentir pró-social em escolares: influências de idade, contexto social e consequências. (link externo)
    Defendida por:
    Daiane Araujo de Arruda
  120. Investigação da força de relações em classes de equivalência sob emparelhamento com o modelo atrasado (DMTS). (link externo)
    Defendida por:
    Giovan Willian Ribeiro
  121. Relações entre habilidades metacognitivas, habilidades sociais, planos e saúde mental em cuidadores familiares que assistem idosos dependentes. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia Isaac
  122. Investigação de julgamentos metacognitivos de informantes múltiplos sobre o desempenho de idoso em tarefas de memória. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Clara Miceli Gonçalves
  123. Os efeitos do aumento gradual da exposição a um ruído e do tempo de atraso em respostas autocontroladas e impulsivas de um esquema de escolhas concorrentes. (link externo)
    Defendida por:
    Samara Fernanda Dos Santos
  124. Habilidades sociais e qualidade de vida de professores do ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por:
    Marcela Mangili Esteves
  125. Um estudo correlacional entre habilidades sociais, suporte social e qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos. (link externo)
    Defendida por:
    Vanessa Santiago Ximenes
  126. Ansiedade social: avaliando protocolo de intervenção em grupo com estudantes universitárias. (link externo)
    Defendida por:
    Graziela de Oliveira Souza
  127. Programa semipresencial de habilidades sociais para professores: características dos cursistas e indicadores de processo e resultado. (link externo)
    Defendida por:
    Amelie Bussolan Cintra
  128. Jovens rurais, condições de vida e trabalho: estudo de caso no assentamento rural Sepé Tiaraju, SP.
    Defendida por:
    Diana Catherin Mercado González
  129. Avaliação da capacitação de psicólogos para usarem o programa dos 3Es com cuidadores familiares de idosos. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Rafael Ferreira
  130. Identificação da emoção facial na ansiedade social. (link externo)
    Defendida por:
    Pedro Luiz Simonetti Filho
  131. Ansiedade induzida pelo modelo de empatia para dor: o papel da neurotransmissão GABAa-benzodiazepínica na modulação da ansiedade em camundongos. (link externo)
    Defendida por:
    Isabela Miranda Carmona
  132. Repertório social de crianças sob o acolhimento institucional e habilidades sociais educativas de seus cuidadores. (link externo)
    Defendida por:
    Lívia Lira de Lima Guerra
  133. Desenvolvimento sociocognitivo: relações entre teoria da mente e humor. (link externo)
    Defendida por:
    Stephanie Cristine Nogueira
  134. Efeitos da presença do coelho na avaliação e tolerância de som desagradável. (link externo)
    Defendida por:
    Jaqueline Picanço Rabello
  135. Efeitos de estímulos emocionais sobre a ocorrência de falsas memórias: investigação por meio do paradigma da equivalência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Sabrina Campos Dias Pedrosa
  136. Avaliação do papel dos receptores GABAA-benzodiazepínicos da ínsula na nocicepção de camundongos que conviveram com coespecífico em condição de dor crônica. (link externo)
    Defendida por:
    Caroline Riberti Zaniboni
  137. Adaptação para pré-escolares de subtestes da bateria multidimensional de inteligência infantil. (link externo)
    Defendida por:
    Estela Manfrin
  138. Monitoramento metacognitivo em adultos analfabetos funcionais e absolutos. (link externo)
    Defendida por:
    Márcia Akemi Fujie
  139. LGBTTrabalhadores: trajetórias de vida e representações sociais sobre o trabalho. (link externo)
    Defendida por:
    Rafael Paulino Juliani
  140. O comportamento altruísta no jogo da partilha invertido. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela de Oliveira Zin
  141. Contribuição e distribuição de recursos: uma análise comportamental do Jogo dos Bens Públicos. (link externo)
    Defendida por:
    André Luiz Ferreira
  142. A influência do envolvimento em bullying e da relação professor-aluno no engajamento escolar. (link externo)
    Defendida por:
    Jéssica Elena Valle
  143. Emergência de ditado ao longo do ensino cumulativo de discriminações condicionais entre palavras ditadas e impressas. (link externo)
    Defendida por:
    Christian David Pineda Garcia
  144. Ensino programado para o planejamento de aulas de matemática de ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por:
    Arthur Damião Médici
  145. Interpretação analítico-comportamental da inferência dedutiva nas formas silogísticas, a partir da Teoria das Molduras Relacionais. (link externo)
    Defendida por:
    Jaume Ferran Aran Cebria
  146. Efeito da história experimental na sensibilidade às contingências em participantes flexíveis e inflexíveis. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Lídia Fonseca Zerbinatti
  147. Efeitos da presença do cachorro na tolerância e avaliação de situação aversiva. (link externo)
    Defendida por:
    Laura Sodré Galvão Garcia
  148. Desenvolvimento da cognição social em pré-escolares sob a ótica da teoria das molduras relacionais. (link externo)
    Defendida por:
    Lívia Andrade Benatti
  149. Um instrumento psicométrico de coparentalidade: escolha, adaptação transcultural e evidências iniciais de validade interna. (link externo)
    Defendida por:
    Thaís Ramos de Carvalho
  150. Ensino de relações numéricas com o uso de discriminações condicionais para crianças com Transtorno do Espectro Autista. (link externo)
    Defendida por:
    Rafael Vilas Boas Garcia
  151. Ensino de leitura de sentenças para crianças em idade escolar. (link externo)
    Defendida por:
    Josiane Maria Donadeli
  152. Tarefas informatizadas e jogos aplicados pelos pais na aprendizagem de leitura por crianças com transtorno do espectro autista. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Rubia Saes Menotti
  153. Autosestima e depressão em mulheres portadores de vitiligo. (link externo)
    Defendida por:
    Larissa Pires Ruiz
  154. Efeito do ensino de sinônimos sobre a compreensão de textos. (link externo)
    Defendida por:
    Marineide Aquino de Souza Aran
  155. Treinamento docente para aplicação de Análise Funcional Baseada em Tentativas na avaliação de comportamentos inadequados. (link externo)
    Defendida por:
    Isadora Peresi Ferrari
  156. Responder por exclusão envolvendo relações palavra-objeto e palavra-ação. (link externo)
    Defendida por:
    Tamiris Polentini Gallano
  157. Medindo um envolvimento paterno multidimensional: validação brasileira do inventory of father involvement. (link externo)
    Defendida por:
    Ligia de Santis
  158. Crianças falam conforme o modelo mesmo quando consequências seguem falam liergentes. (link externo)
    Defendida por:
    Rodrigo Dal Ben de Souza
  159. O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em atividades computadorizadas. (link externo)
    Defendida por:
    Marlon Alexandre de Oliveira
  160. Jogo da Partilha: relação entre ganho, perde e gênero. (link externo)
    Defendida por:
    Fanny Silveira e Silva
  161. Representações sociais em disputa: o movimento pela humanização do parto e do nascimento em São Carlos. (link externo)
    Defendida por:
    Carolina Neves da Rocha
  162. Depressão e ansiedade em população com quadros reumatológicos. (link externo)
    Defendida por:
    Thaísa de Carvalho Jaoude
  163. O monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem a criatividade verbal. (link externo)
    Defendida por:
    Luma Tiziotto Deffendi
  164. Sentido do trabalho e formas de participação: o caso de Cooperares - Cooperativa de Produtores Rurais e Agrobioliersidade Ares do Campo, Assentamento Mário Lago, Ribeirão Preto-SP. (link externo)
    Defendida por:
    Thainara Granero de Melo
  165. Estabelecimento de classes de estímulos equivalentes com estímulos significativos: investigando a atitude racial preconceituosa. (link externo)
    Defendida por:
    Táhcita Medrado Mizael
  166. Protocolo NICHD: validação e capacitação em uma amostra de profissionais brasileiros. (link externo)
    Defendida por:
    Chayene Hackbarth
  167. Avaliação da eficácia de programa de capacitação parental universal (ACT) pelo uso da observação. (link externo)
    Defendida por:
    Luciana Barbalho Pontes
  168. Mapeamento de repertórios de leitura e escrita em escolas com baixos índices na Prova Brasil. (link externo)
    Defendida por:
    Carolina Coury Silveira
  169. Responder condicional e responder por exclusão em cães domésticos. (link externo)
    Defendida por:
    Marina Castana Fenner
  170. Olhos fechados: a perspectiva de pais sobre bullying. (link externo)
    Defendida por:
    Mariana Simões Floria
  171. Vitimização e indicadores de saúde mental em mulheres com fibromialgia e outras doenças reumatológicas.
    Defendida por:
    Mônica Fernanda Favoreto da Silva
  172. Inclusão de objetos em classes de fotos equivalentes por pré-escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Vanessa Ayres Pereira
  173. Saúde mental de servidores públicos: avaliando um programa de intervenção para dor. (link externo)
    Defendida por:
    Bárbara Kolstok Monteiro
  174. Habilidades sociais na relação médico-paciente e satisfação no atendimento em serviço público e privado. (link externo)
    Defendida por:
    Cynthia Carvalho Jorge
  175. Análise das habilidades testadas e validade diagnóstica de instrumentos para avaliação de linguagem na doença de Alzheimer, no Brasil. (link externo)
    Defendida por:
    Helen Capeleto Francisco
  176. ACT: uma possibilidade de prevenção universal à violência contra a criança. (link externo)
    Defendida por:
    Jéssica de Assis Silva
  177. Regulamentar para quê(m)? As representações sociais de prostitutas sobre a regulamentação da profissão. (link externo)
    Defendida por:
    Mariana Luciano Afonso
  178. A criação de amigos imaginários: um estudo com crianças brasileiras. (link externo)
    Defendida por:
    Natália Benincasa Velludo
  179. Ontogênese e filogênese na biologia e na psicanálise: um olhar evolucionista na teoria freudiana.
    Defendida por:
    Rafael Barreiro Colmanetti
  180. Sexualidade e escolha do objeto na teoria psicanalítica freudiana e nas teorias biológicas do comportamento humano.
    Defendida por:
    Silvana Guarnieri
  181. Percepções de inclusão social entre idosos usuários e não usuários de serviços destinados à terceira idade. (link externo)
    Defendida por:
    Mônica Ferreira da Silva
  182. Contação de histórias como estratégias para a prevenção do abuso sexual infantil. (link externo)
    Defendida por:
    Sheila Maria Prado Soma
  183. Uma leitura comportamental sobre o método Paulo Freire de alfabetização: convite ao diálogo entre analistas do comportamento e educadores freireanos. (link externo)
    Defendida por:
    Denise Bachega
  184. Ensino de leitura com diferentes treinos discriminativos a aprendizes com deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Máyra Lais de Carvalho Gomes
  185. Efeito da violência intrafamiliar sobre o pensamento contrafactual de mulheres. (link externo)
    Defendida por:
    Florença Lucia Coelho Justino
  186. Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses. (link externo)
    Defendida por:
    Leylanne Martins Ribeiro de Souza
  187. Relações de equivalência entre elementos de funções do primeiro grau para alunos do ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por:
    Diego Felipe Silveira Seabra
  188. Determinantes da apreciação da interpretação musical: hábitos de escuta, escolaridade e área de formação acadêmica. (link externo)
    Defendida por:
    Antonio Carlos Leme Jr.
  189. Classificação do comportamento verbal e aquisição de discriminações condicionais por bebês. (link externo)
    Defendida por:
    Graziele Thomasinho Aguiar
  190. Os efeitos do ensino de tato para itens de alta e baixa preferência na emergência do mando em crianças com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Valeria Mendes
  191. Avanços na compreensão da subjetividade no behaviorismo radical. (link externo)
    Defendida por:
    Henrique Mesquita Pompermaier
  192. Aprendizagem por exclusão em inliíduo com diferentes perfis de desenvolvimento. (link externo)
    Defendida por:
    Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
  193. Avaliação do pensamento contrafactual na depressão. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Sarantopoulos Faccioli
  194. Escala metacognitiva para idosos: elaboração de itens e análise dos parâmetros psicométricos. (link externo)
    Defendida por:
    Alex Bacadini França
  195. Consumo de álcool entre universitários: histórico de violência como risco e religião como fator de proteção. (link externo)
    Defendida por:
    Sidnei Rinaldo Priolo Filho
  196. Relações entre automonitoria, problemas de comportamento e habilidades sociais na infância. (link externo)
    Defendida por:
    Ivana Gisel Casali Robalinho
  197. Responder por exclusão na aprendizagem de relações simbólicas envolvendo adjetivos. (link externo)
    Defendida por:
    Thaís Arantes Ribeiro
  198. Tradições traduzidas: um estudo psicossocial sobre as memórias sociais dos moradores da comunidade do Marujá - Parque Estadual da Ilha do Cardoso. (link externo)
    Defendida por:
    Natália Kerche Alvaides
  199. Trauma craniano violento: conhecimento parental e avaliação de material informativo. (link externo)
    Defendida por:
    Nahara Rodrigues Laterza Lopes
  200. Efeitos da formação de classes de equivalência sobre a solução de problemas de adição e subtração. (link externo)
    Defendida por:
    Marcelo Henrique Oliveira Henklain
  201. Avaliação da memória emocional em camundongos: efeito da injeção de midazolam na substância cinzenta periaquedutal. (link externo)
    Defendida por:
    Barbara Caetano Pereira
  202. Um procedimento para investigar aprendizagem discriminativa e formação de classes funcionais em cães (Canis familiaris). (link externo)
    Defendida por:
    Tathianna Amorim Souza Montagnolli
  203. Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e seus filhos adolescentes. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Negreiros Comodo
  204. Relações entre desempenho e o reforçador das relações verbais de tato e textual em contexto de equivalência de estímulo. (link externo)
    Defendida por:
    Luiza de Moura Guimarães
  205. Responder por exclusão em treinos de discriminação condicional com estímulos temporais por universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Nathalia Sabaine Cippola
  206. Habilidades sociais e de enfrentamento de estresse em cuidadoras que assistem idosas acamadas, com ou sem demência. (link externo)
    Defendida por:
    Francine Nathálie Ferraresi Rodrigues Pinto
  207. Efeitos do ensino de contagem sobre a aquisição de comportamento conceitual numérico em crianças pré-escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Rogério Crevelenti Fioranelli
  208. Representações sociais de jovens sobre trabalho: uma análise construída a partir da formação profissionalizante e da experiência de primeiro emprego. (link externo)
    Defendida por:
    Mariana de Freitas Betetto
  209. Vivência dos trabalhadores da construção civil no contexto da gestão público-privado e os impactos para a saúde. (link externo)
    Defendida por:
    Elisa Silva Borges
  210. Investigação do monitoramento metacognitivo de crianças diante de medidas de capacidades intelectuais. (link externo)
    Defendida por:
    Marília Zampieri
  211. Identificação de graus de ansiedade à matemática em estudantes do ensino fundamental e médio: contribuições à validação de uma escala de ansiedade à matemática. (link externo)
    Defendida por:
    Alessandra Campanini Mendes
  212. Elaboração, aplicação e avaliação de uma programação para o ensino informatizado, a futuro professores, de relação condicionais envolvidas na leitura inicial/rudimentar, por meio do procedimento de MTS. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Politi Penariol
  213. Ensino de discriminação de acordes baseado em treino de abstração e formação de classes de equivalência. (link externo)
    Defendida por:
    Luis Fernando Toniollo Reis
  214. Ampliação do repertório verbal de quatro bebês: ensino de ecóico, relação auditivo-visual e tato. (link externo)
    Defendida por:
    Thaise Löhr
  215. Eficácia de procedimentos para maximizar senso de bem estar e competência parental a mulheres vitimizadas. (link externo)
    Defendida por:
    Paolla Magioni Santini
  216. Representações sociais de estudantes negros: universidade e trabalho. (link externo)
    Defendida por:
    Elisabete Figueroa dos Santos
  217. O envolvimento de idosos em atividades prazerosas: a adaptação transcultural de um instrumento. (link externo)
    Defendida por:
    Heloísa Gonçalves Ferreira
  218. Sensibilização de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) para notificação de violência contra criança e adolescente: um estudo de caso. (link externo)
    Defendida por:
    Thais Helena Bannwart
  219. Escala de avaliação da metacognição infantil: elaboração dos itens e análise dos parâmetros psicométricos. (link externo)
    Defendida por:
    Jussara Fátima Pascualon
  220. Escolha e preferência por alimentos com ou sem valores calóricos em crianças com deficiência intelectual e sobrepeso. (link externo)
    Defendida por:
    Marina Zanoni Macedo
  221. Discriminações simples e reforçamento específico e diferencial para cada classe no ensino de leitura a inliíduos com atraso no desenvolvimento. (link externo)
    Defendida por:
    Isabela Zaine
  222. Transferência de funções ordinárias através de classes de estímulos equivalentes em surdos. (link externo)
    Defendida por:
    Alice Almeida Chaves de Resende
  223. A influência da preferência por brindes no autorrelato de desempenho em tarefas de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Laura Zamot Rabelo
  224. Aplicação de um programa informatizado de ensino de leitura e escrita por familiares de inliíduos com deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Benitez Afonso
  225. Habilidades sociais, depressão, ansiedade e alcoolismo em bombeiros: um estudo correlacional. (link externo)
    Defendida por:
    Paula Almeida de Oliveira
  226. Ensino de discriminações condicionais em bebês: avaliação do responder por exclusão e treino de emparelhamento de identidade com diferentes estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Tadeu Garcia
  227. Habilidades sociais de adolescentes com indicadores de depressão: considerando fatores de gênero e socioeconômicos. (link externo)
    Defendida por:
    Josiane Rosa Campos
  228. Formação e manutenção de classes de equivalência: um estudo com participantes da 3ª idade. (link externo)
    Defendida por:
    Natalia Maria Aggio
  229. Observação versus relato de mães e professoras sobre competência social e comportamentos problemáticos em pré-escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Talita Pereira Dias
  230. Uma intervenção psicoeducativa com cuidadores de idosos com demência. (link externo)
    Defendida por:
    Andréia Rosana Andrade Dornelles
  231. Programa de habilidades sociais assertivas com idosos: avaliação sob delineamento placebo. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Braz
  232. Discriminações simples simultâneas e sucessivas - na formação de classes funcionais. (link externo)
    Defendida por:
    Daniela de Souza Canovas
  233. Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliado pelo paradigma de equivalência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Marilia Pinheiro de Carvalho