Linhas de Pesquisa
As pesquisas conduzidas pelos docentes orientadores do PPGPsi se agrupam em torno de duas linhas de pesquisa. Há também projetos isolados que podem, a médio prazo se ampliarem e se consolidarem como linhas independentes. VER "ORIENTADORES" para acesso aos projetos de cada um
LINHA 1 – Análise Comportamental da Cognição
O foco central da Linha 1 é a análise comportamental da cognição, com ênfase no estudo da função/aprendizagem simbólica. A relevância científica e social desta linha deriva da importância do comportamento simbólico para a adaptação ao ambiente social da atualidade e, também, da gravidade dos problemas humanos decorrentes de déficits no funcionamento simbólico. Os projetos nessa linha deverão ter como objetivos: a) produção de conhecimento sobre o comportamento humano em relação aos símbolos, bem como sobre os fenômenos e processos envolvidos na aprendizagem relacional e simbólica; b) elaboração e teste de procedimentos de ensino, recursos tecnológicos e materiais instrucionais voltados para populações com atrasos ou déficits em repertórios simbólicos, especialmente linguagem oral, cognição social e repertórios acadêmicos (leitura, escrita, matemática, linguagem musical). Tendo em vista os produtos esperados, as investigações na Linha 1 se organizam em dois eixos, um focado preferencialmente na investigação de processos psicológicos básicos e outro voltado para aplicações e desenvolvimento tecnológico (instrucional).
Eixo 1: Investigação da função simbólica e seus pré-requisitos, com os objetivos específicos de: elucidar as condições necessárias e suficientes para a geração de relações simbólicas em bebês, crianças de idade pré-escolar e escolar, jovens e adultos, com ou sem atrasos ou déficits em repertórios simbólicos; investigar o potencial de organismos não humanos para exibir relações gerativas pré-simbólicas; validar o modelo de equivalência de estímulos por meio de estudos experimentais da aquisição da função simbólica; investigar a aprendizagem de outros tipos de relações gerativas da emergência de repertórios novos; analisar o comportamento verbal, a correspondência verbal-não verbal, o controle instrucional, a cognição social, processos de escolha e preferência envolvendo estimulação simbólica, entre outros.
Eixo 2: Aplicações ao ensino, visando promover aprendizagem (aprendizagens discriminativas simples e complexas, processos de generalização e recombinação de repertórios, abstração e formação de conceitos, brincadeira simbólica, categorização, solução de problemas, escolha e decisão) e desenvolver procedimentos para o ensino de repertórios funcionais significativos (especialmente o comportamento verbal - incluindo leitura, escrita, matemática, leitura musical; e a cognição social) a populações com dificuldades ou que não tiveram acesso a condições necessárias para a aquisição desses repertórios (bebês/crianças em risco de desenvolvimento ou com dificuldades de aprendizagem; indivíduos com deficiências - intelectual, auditiva, visual; atrasos no desenvolvimento neurológico; autismo, adultos analfabetos).
Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:
- Antonio Celso de Noronha Goyos — LAHMIEI - Laboratório de Aprendizagem, Multimídia Interativa e Ensino Informatizado (link externo)
- Camila Domeniconi — LECH - Laboratório de Estudos do Comportamento Humano
- Deisy das Graças de Souza — LECH - Laboratório de Estudos do Comportamento Humano
- Débora de Hollanda Souza — LIS - Laboratório de Interação Social
- João dos Santos Carmo — LEAAC - Laboratório de Estudos Aplicados à Aprendizagem e Cognição (link externo)
- Júlio César Coelho de Rose — LECH - Laboratório de Estudos do Comportamento Humano
- Lídia Maria Marson Postalli
- Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil — LIS - Laboratório de Interação Social
- Mariéle Diniz Cortez — LECH - Laboratório de Estudos do Comportamento Humano
- Nassim Chamel Elias
LINHA 2 - Comportamento Social e Processos Cognitivos
A Linha 2 tem por objetivo produzir conhecimento sobre interações sociais, processos cognitivos e habilidades psicossociais que afetam a qualidade e resultados destas relações, visando tanto a promoção do desenvolvimento saudável e da qualidade de vida, como a prevenção ou redução de problemas que comprometem essa meta. Os referenciais conceituais predominantes são os da Psicologia Comportamental e Social-Cognitiva, com os recursos dos métodos experimentais, quase experimentais, correlacionais e de levantamento, dedicando-se, também, à construção e validação de instrumentos e métodos de avaliação dos comportamentos e processos de interesse, e o desenvolvimento de procedimentos e estratégias para intervenções educativas e terapêuticas. Os estudos focalizam interações entre cônjuges, pais-filhos (em diferentes momentos do desenvolvimento, incluindo a terceira idade), professor-aluno, profissional-cliente, criança-criança, cuidador-criança. Os temas investigados destacam habilidades cognitivas e sociais que afetam ou são afetadas pela qualidade das interações sociais (habilidades sociais, metacognitivas, de regulação emocional, criativas, de planejamento, e a aquisição de conhecimentos sociais para responder às necessidades do outro e para a prevenção de violência), e o uso conjugado destas habilidades em contextos complexos e de longa duração (familiar, escolar, laboral).
Os pesquisadores desta linha estão vinculados a quatro laboratórios já estabelecidos e consolidados do Departamento de Psicologia da UFSCar:
- Alex Sandro Gomes Pessoa — LAPREV - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (link externo)
- Almir Del Prette — LIS - Laboratório de Interação Social
- Eduardo Name Risk — LIEPH - Laboratório Interdisciplinar para o Estudo do Psiquismo Humano
- Elizabeth Joan Barham — LAÇO - Laboratório de Psicologia Social
- Fabiano Koich Miguel - LADHECO - Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição
- Leonardo Cardoso Portela Câmara - LAPREV - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (link externo)
- Maria de Jesus Dutra dos Reis — Laboratório de Análise do Compotamento de Saúde - LACS
- Monalisa Muniz — LADHECO - Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição
- Patrícia Waltz Schelini — LADHECO - Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição
- Rosemeire Aparecida Scopinho - Corrdenadora — NUESTRA - Núcleo de Estudos Trabalho, Sociedade e Comunidade
- Sabrina Mazo D'Affonseca — LAPREV - Laboratório de Análise e Prevenção da Violência (link externo)
- Zilda Aparecida Pereira Del Prette — LIS - Laboratório de Interação Social
LINHA 3 – Neurociência Comportamental e Cognitiva
A Linha 3, recentemente criada (2016), está centrada no estudo de processos psicológicos básicos: aprendizagem, memória, cognição e emoção. Envolve estudos voltados para a compreensão das bases neurais desses processos em condições saudáveis e patológicas, levando em conta referenciais conceituais da anatomia, fisiologia, farmacologia, etologia e genética. A linha reúne cientistas da área básica e aplicada, empregando preferencialmente o método experimental e métodos descritivo-quantitativos, com ênfase na observação do comportamento em situações controladas.
Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:
- Amanda Ribeiro de Oliveira — LPA - Laboratório de Psicologia da Aprendizagem
- Azair Liane Matos do Canto de Souza — LPA - Laboratório de Psicologia da Aprendizagem
- Marcos Hortes Nisihara Chagas - PROVIVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental, Cognição e Envelhecimento (link externo)