Teses Defendidas
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/teses-defendidas
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Teses Defendidas
- Criatividade e metacognição: desenvolvendo e avaliando um programa de estímulo na pós-graduação a distância.
Defendida por: Denise Casatti
- Saúde mental em estudantes: caracterização e avaliação de indicadores em população da área de ciências exatas.
Defendida por: Bárbara Kolstok Monteiro
- Empatia e preocupações psicológicas em cuidadores de pessoas idosas: revisão sistemática e efeitos do treinamento de empatia.
Defendida por: Madson Alan Maximiano Barreto
- Estudo conceitual e empírico sobre Autoestima na Análise do Comportamento.
Defendida por: Madeleine Reinert Marcelino
- Assessoria virtual para promoção de desenvolvimento socioemocional: avaliação de um programa para professores do ensino fundamental. (link externo)
Defendida por: Juliana Pinto dos Santos
- Explorando a dinâmica da formação e reorganização de classes de equivalência por meio da velocidade de respostas de escolha. (link externo)
Defendida por: Giovan Willian Ribeiro
- Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de trabalhadores brasileiros.
Defendida por: Fabiana dos Santos Rocha
- Um Programa de Treinamento de Habilidades de Transcrição Rítmica. (link externo)
Defendida por: Antonio Carlos Leme Junior
- Construção e Estudos Psicométricos do Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho - TIIET. (link externo)
Defendida por: Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
- Construção e evidências de validade de um banco de faces para reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas na população brasileira. (link externo)
Defendida por: Daiene de Morais Fabrício
- O uso sustentável de recursos comuns em um jogo digital. (link externo)
Defendida por: Marlon Alexandre de Oliveira
- Family Foundations: Adaptação e Avaliação de um Programa de Intervenção em Coparentalidade para Casais em Transição para a Parentalidade.
Defendida por: Lívia Lira de Lima Guerra
- The Rainbow Business (does not) Wants You: um estudo sobre políticas organizacionais de inclusão e respeito ao trabalhador LGBT. (link externo)
Defendida por: Rafael Paulino Juliani
- Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo educativo para avaliação de comportamentos pré-aritméticos. (link externo)
Defendida por: Gabriele Gris
- Engajamento em fantasia e amigos imaginários: perspectivas dos pais e relações com teoria da mente, função executiva e linguagem. (link externo)
Defendida por: Natália Benincasa Velludo
- CONECTE: atualização de medida psicométrica e construção/avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais de diferentes orientações sexuais. (link externo)
Defendida por: Bruno Luiz Avelino Cardoso
- Avaliação de uma intervenção em bullying envolvendo alunos, professores e pais.
Defendida por: Jéssica Elena Valle
- Adaptação e avaliação de dois programas psicoeducativos para pessoas que cuidam de familiares com transtorno neurocognitivo maior (demência): ComTato e iSupport. (link externo)
Defendida por: Camila Rafael Ferreira Campos
- O efeito de eleição padrão e por revogação ("recall") na distribuição desigual de recursos públicos no jogo dos bens públicos. (link externo)
Defendida por: André Luiz Ferreira
- O conhecimento metacognitivo no gerenciamento de impressões: avaliação do uso da falsa modéstia na autoapresentação. (link externo)
Defendida por: Márcia Akemi Fujie
- Efeitos do comportamento verbal sobre a ingestão de alimentos em crianças: regras e correspondência. (link externo)
Defendida por: Josiane Maria Donadeli
- Avaliação de capacitação de profissionais para educar crianças em ambientes seguros. (link externo)
Defendida por: Luciana Barbalho Pontes
- Brincar de colorir e desenhar: procedimento de ensino para a criança com TEA. (link externo)
Defendida por: Isis de Albuquerque
- Aprendizagem de relações arbitrárias em crianças com desenvolvimento típico. (link externo)
Defendida por: Hindira Naomi Kawasaki
- Análise comportamental da cultura e redes sociais virtuais: estudos sobre práticas culturais e as "novas" agências de controle. (link externo)
Defendida por: Vivian Bonani de Souza Girotti
- Leitura compartilhada por professores para ampliação das interações comunicativas e linguagens em crianças (link externo).
Defendida por: Ana Rubia Saes Menotti
- O inventário de envolvimento paterno: estrutura teórica e ampliação de indicadores de validade e de precisão. (link externo)
Defendida por: Lígia de Santis
- Maquiagem corretivo terapêutica: elaboração e aplicação de um protocolo para saúde mental. (link externo)
Defendida por: Larissa Pires Ruiz
- Extração de palavras e mapeamento com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas em paralelo (link externo).
Defendida por: Rodrigo Dal Ben de Souza
- Aquisição de comportamentos simbólicos por bebês. (link externo)
Defendida por: Graziele de Aguiar Roncato
- Coparentalidade: evidências teoricamente fundamentadas para validar a Escala da Relação Coparental (versão brasileira) (link externo)
Defendida por: Thaís Ramos de Carvalho
- Redução do preconceito racial: uma investigação analítico-comportamental (link externo)
Defendida por: Táhcita Medrado Mizael
- Elaboração e avaliação da eficiência e eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. (link externo)
Defendida por: Mariana Gomide Panosso
- Desenvolvimento e avaliação de um programa de ensino informatizado para compreensão leitora. (link externo)
Defendida por: José Umbelino Gonçalves Neto
- Investigações sobre seguimento de olhar e tomada de perspectiva em crianças com desenvolvimento típico e com autismo. (link externo)
Defendida por: Carolina Coury Silveira
- Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. (link externo)
Defendida por: Julio César de Camargo
- "Tudo é trabalho": representações sociais de gestores de logística de transportes sobre o trabalho intensificado. (link externo)
Defendida por: Ariane Serpeloni Tavares
- Desenvolvimento rural, trabalho cooperado e subjetividades: a trajetória de cooperação do Assentamento Sepé Tiaraju. (link externo)
Defendida por: Thainara Granero de Melo
- Avaliação do protocolo de entrevista investigativa NICHD em contexto análogo ao forense. (link externo)
Defendida por: Chayene Hackbarth
- Avaliação de procedimentos de ensino para ampliar a produção oral de sentenças em crianças com implanta coclear. (link externo)
Defendida por: Anderson Jonas das Neves
- Inventário de habilidades sociais para familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos (IHS-FCPP): construção e análises psicométricas preliminares. (link externo)
Defendida por: Diego Costa Lima
- Habilidades sociais educativas de docentes universitários na avaliação de alunos: validação de um instrumento. (link externo)
Defendida por: Joene Vieira dos Santos
- Programa de habilidades sociais com pais e professores: efeitos sobre educadores e crianças escolares. (link externo)
Defendida por: Ivana Gisel Casali
- Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. (link externo)
Defendida por: Luma Tiziotto Deffendi
- Medidas eletrofisiológicas de crianças com e sem transtornos da comunicação em tarefa de julgamento semântico. (link externo)
Defendida por: Tâmara de Andrade Lindau
- Avaliação multimodal de habilidades sociais de estagiários de psicologia clínica e suas relações com a qualidade dos atendimentos. (link externo)
Defendida por: Raquel Martins Sartori
- Representações sociais de autonomia e autogestão de catadores de materiais recicláveis e apoiadores de Coopervida, São Carlos/SP. (link externo)
Defendida por: Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
- Análise do comportamento e planejamento cultural: utopia ou distopia? (link externo)
Defendida por: César Antonio Alves da Rocha
- Investigações sobre comportamento simbólico com um cão doméstico (canis familiaris) em tarefas de recuperação de objetos.
Defendida por: Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
- Formação continuada sobre alienação parental para profissionais da psicologia: um estudo em EAD. (link externo)
Defendida por: Sheila Maria Prado Soma
- Efeitos de jornada de trabalho, habilidades sociais e gênero sobre o equilíbrio trabalho-família. (link externo)
Defendida por: Thais Juliana Medeiros
- ABAcadabra: um aplicativo para o ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a inliíduos com transtorno do espectro do autismo. (link externo)
Defendida por: Luiza de Moura Guimarães
- Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses. (link externo)
Defendida por: Leylanne Martins Ribeiro de Souza
- Ensino de mando à crianças com autismo.
Defendida por: Máyra Laís de Carvalho Gomes
- Correspondência fazer-dizer em adultos: o controle pela audiência em um jogo virtual. (link externo)
Defendida por: Cristiane Alves
- Leitura e inteligibilidade da fala em crianças usuárias de implante coclear. (link externo)
Defendida por: Fernando Del Mando Lucchesi
- Cognições sobre o passado: avaliação do pensamento contrafactual em grupos específicos. (link externo)
Defendida por: Florença Lucia Coelho Justino
- Estudos do Teacher Behavior Checklist à formação e avaliação de professores de nível superior: contribuições analítico-comportamentais e psicométricas. (link externo)
Defendida por: Marcelo Henrique Oliveira Henklain
- Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática.
Defendida por: Rogério Crevelenti Fioraneli
- O papel do gênero na experiência do desemprego de casais portugueses e brasileiros. (link externo)
Defendida por: Joyce Cristina dos Santos Aguiar
- Efeitos do pensar sobre o passado: pensamentos contrafactuais de estudantes universitários com e sem indicativos de depressão. (link externo)
Defendida por: Juliana Sarantopoulos Faccioli
- Sobre o conceito de comportamento em Skinner e em Merleau-Ponty. (link externo)
Defendida por: Henrique Mesquita Pompermaier
- Intervenção comportamental para mulheres com fibromialgia e má qualidade do sono ou insônia. (link externo)
Defendida por: Luziane de Fátima Kirchner
- Avaliação de uma intervenção para prevenção da violência no namoro. (link externo)
Defendida por: Sidnei Rinaldo Priolo Filho
- Escala de Metacognição - Sênior: evidências de validade, precisão e normas iniciais para idosos. (link externo)
Defendida por: Alex Bacadini França
- Os efeitos da exposição gradual à consequência e da oportunidade de escolha entre eventos de diferentes valores reforçadores sobre escolhas de autocontrole. (link externo)
Defendida por: Fernanda Castanho Calixto
- O trabalho de cuidado: uma análise das representações sociais de cuidadores de pessoas idosas em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI). (link externo)
Defendida por: Angélica Fabiana Gomes
- Influência de personagens infantis sobre escolhas alimentares em crianças: um estudo com equivalência de estímulos. (link externo)
Defendida por: Silvana Lopes dos Santos
- Trauma craniano violente pediátrico: estratégias de avaliação e prevenção. (link externo)
Defendida por: Nahara Rodrigues Laterza Lopes
- O estatuto do corpo na psicanálise de Lacan: da construção do imaginário à formalização do objeto α. (link externo)
Defendida por: Francisco Ronald Capoulade Nogueira
- Tradução e adaptação do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) para a língua portuguesa e a efetividade do treino de habilidades comportamentais para qualificar pessoas. (link externo)
Defendida por: Maria Carolina Correa Martone
- Habilidades sociais e estilos parentais de adolescentes usuários de drogas: estudos empíricos e análise da política de prevenção. (link externo)
Defendida por: Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu
- Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. (link externo)
Defendida por: Alessandra Campanini Mendes
- Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. (link externo)
Defendida por: Marcelo Vitor da Silveira
- Vítimas, autores e testemunhas de bullying: uma avaliação das habilidades sociais e de indicadores da competência social. (link externo)
Defendida por: Camila Negreiros Comodo
- Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. (link externo)
Defendida por: Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto
- Escala de identificação de dotação e talente: construção de instrumento, evidências de validade e precisão. (link externo)
Defendida por: Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas
- A psicologia vai à escola: trabalho colaborativo com uma professora de educação infantil. (link externo)
Defendida por: Janaina de Fatima Castro Caneguim
- Ensino de leitura e escrita para adultos: uma análise de adesão, desempenho e erros. (link externo)
Defendida por: Solange Cordeiro Calcagno
- Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner. (link externo)
Defendida por: Djenane Brasil da Conceição
- Transtorno do espectro autista severo e Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS): aquisição e generalização de operantes verbais e extensão para habilidades sociais. (link externo)
Defendida por: Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
- Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria. (link externo)
Defendida por: Laura Zamot Rabelo
- Assertividade: escala multimodal e caracterização do repertório de mulheres inseridas no mercado de trabalho. (link externo)
Defendida por: Catarina Malcher Teixeira
- Avaliação de habilidades sociais de adolescentes em conflito com a lei em interações com familiares e amigos: uma análise de metacontingências. (link externo)
Defendida por: Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
- Avaliação de programa de educação positiva com recursos tecnológicos para mães que agridem fisicamente. (link externo)
Defenda por: Paolla Magioni Santini
- Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. (link externo)
Defendida por: Heloísa Gonçalves Ferreira
- Das margens, escritos negros: relações entre literatura periférica e identidade negra. (link externo)
Defendida por: Elisabete Figueroa dos Santos
- Programa de preparação de planos de vida para a aposentadoria: avaliação de necessidades, processos e efeitos. (link externo)
Defendida por: Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes
- Avaliação do efeitos do enriquecimento ambiental no comportamento de camundongos expostos a um modelo de transtorno de estresse pós-traumático. (link externo)
Defendida por: Marília Bazan Blanco
- Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais. (link externo)
Defendida por: Eliane Colepicolo
- Efeito da taxa de reforço e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. (link externo)
Defendida por: Marina Zanoni Macedo
- Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação. (link externo)
Defendida por: Angela Bernardo de Lorena
- Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (Canis familiaris). (link externo)
Defendida por: Isabela Zaine
- Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual. (link externo)
Defendida por: Priscila Benitez Afonso
- Escala de metacognição: evidências de validade, precisão e estabelecimento de normas. (link externo)
Defendida por: Jussara Fátima Pascualon Araujo
- Aprendizagem relacional em inliíduos surdos prélinguais: exclusão, equivalência de estímulos e superseletividade. (link externo)
Defendida por: Lucas Tadeu Garcia
- Aquisição de discriminações auditivo-táteis e emergência de leitura recombinativa em Braille. (link externo)
Defendida por: Regiane de Souza Quinteiro
- Aprendizagem e engajamento como função de consequências para o desempenho de crianças em um programa de ensino inliidualizado de leitura. (link externo)
Defendida por: Dhayana Inthamoussu Veiga
- Investigação sobre o estabelecimento de falsas memórias por meio do paradigma da equivaência de estímulos. (link externo)
Defendida por: Natalia Maria Aggio
- Novos repertórios verbais em crianças pequenas: ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. (link externo)
Defendida por: Christiana Gonçalves Meira de Almeida
- Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão.
Defendida por: Josiane Rosa Campos
- Estudo de inserção de jogos computadorizados como recurso complementar ao ensino de leitura. (link externo)
Defendida por: Leonardo Brandão Marques
- Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários. (link externo)
Defendida por: Paloma Pegolo de Albuquerque
- Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema. (link externo)
Defendida por: Talita Pereira Dias
- Propriedades psicométricas do inventário de habilidades de enfrentamento para a abstinência de álcool e outras drogas (IDHEA-AD). (link externo)
Defendida por: Lucas Guimarães Cardoso de Sá
- Habilidades sociais e solidariedade intergeracional no relacionamento entre pais idosos e filhos adultos. (link externo)
Defendida por: Ana Carolina Braz
- Procedimentos e processos - uma delicada relação na aprendizagem em discriminações por bebês. (link externo)
Defendida por: Naiara Minto de Souza
- Ultradarwinismo em K. R. Popper e B. F. Skinner. (link externo)
Defendida por: Érik Luca de Melo
- Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência do significado. (link externo)
Defendida por: João Henrique de Almeida
- Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de adição e subtração para crianças: contribuições de análise do comportamento. (link externo)
Defendida por: Priscila Mara de Araújo Gualberto
- Função simbólica em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência. (link externo)
Defendida por: André Augusto Borges Varella
- Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a recombinação na leitura e na escrita. (link externo)
Defendida por: Thaize de Souza Reis
- Histórico familiar de mulheres encarceradas: fatores de risco e proteção para os filhos. (link externo)
Defendida por: Gabriela Isabel Reyes Ormeño
- Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmico. (link externo)
Defendida por: Daniele Carolina Lopes
- Efeitos de variáveis de procedimentos de treino para o estabelecimento do controle contextual de relações condicionais e de equivalência. (link externo)
Defendida por: Tatiane Carvalho Castro
- Avaliação da interação mãe-criança em contexto com e sem violência física conjugal: um estudo comparativo. (link externo)
Defendida por: Sabrina Mazo DAffonseca
- Ensino de universitários para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura. (link externo)
Defendida por: Marileide Antunes de Oliveira
- Correspondência fazer-dizer: variáveis de controle e condições de manutenção e generalização. (link externo)
Defendida por: Mariéle de Cássia Diniz Cortez
- Habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas. (link externo)
Defendida por: Maria Luiza Pontes de França Freitas
- Construção de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual. (link externo)
Defendida por: Maria Clara de Freitas
- Efeitos de uma capacitação sobre envolvimento familiar para estagiários em fisioterapia neuropediátrica. (link externo)
Defendida por: Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro
- O conceito de símbolo em Sidman e Skinner: uma análise epistemológica. (link externo)
Defendida por: Julia Zanetti Rocca
- Crianças e adolescentes com plumbemia: habilidades sociais, problemas de comportamento, funcionamento intelectual e variáveis sociodemográficas. (link externo)
Defendida por: Denise Dascanio
- Expressões faciais de emoções de crianças com deficiência visual e videntes: avaliação e intervenção sob a perspectiva das habilidades sociais. (link externo)
Defendida por: Bárbara Carvalho Ferreira
- Investigações sobre discriminações simples e discriminações condicionais em abelhas. (link externo)
Defendida por: Antonio Maurício Moreno
- Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras. (link externo)
Defendida por: Ana Karina Leme Arantes
- Conciliação entre profissão, conjugalidade e parternidade para homens e mulheres com filhos na primeira infância. (link externo)
Defendida por: Ana Carolina Gravena Vanalli
- Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. (link externo)
Defendida por: Ana Carina Stelko-Pereira