Teses Defendidas

  1. Criatividade e metacognição: desenvolvendo e avaliando um programa de estímulo na pós-graduação a distância.
    Defendida por:
    Denise Casatti
  2. Saúde mental em estudantes: caracterização e avaliação de indicadores em população da área de ciências exatas.
    Defendida por:
    Bárbara Kolstok Monteiro
  3. Empatia e preocupações psicológicas em cuidadores de pessoas idosas: revisão sistemática e efeitos do treinamento de empatia.
    Defendida por:
    Madson Alan Maximiano Barreto
  4. Estudo conceitual e empírico sobre Autoestima na Análise do Comportamento.
    Defendida por:
    Madeleine Reinert Marcelino
  5. Assessoria virtual para promoção de desenvolvimento socioemocional: avaliação de um programa para professores do ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Pinto dos Santos
  6. Explorando a dinâmica da formação e reorganização de classes de equivalência por meio da velocidade de respostas de escolha. (link externo)
    Defendida por:
    Giovan Willian Ribeiro
  7. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de trabalhadores brasileiros.
    Defendida por:
    Fabiana dos Santos Rocha
  8. Um Programa de Treinamento de Habilidades de Transcrição Rítmica. (link externo)
    Defendida por:
    Antonio Carlos Leme Junior
  9. Construção e Estudos Psicométricos do Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho - TIIET. (link externo)
    Defendida por:
    Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
  10. Construção e evidências de validade de um banco de faces para reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas na população brasileira. (link externo)
    Defendida por:
    Daiene de Morais Fabrício
  11. O uso sustentável de recursos comuns em um jogo digital. (link externo)
    Defendida por:
    Marlon Alexandre de Oliveira
  12. Family Foundations: Adaptação e Avaliação de um Programa de Intervenção em Coparentalidade para Casais em Transição para a Parentalidade.
    Defendida por:
    Lívia Lira de Lima Guerra
  13. The Rainbow Business (does not) Wants You: um estudo sobre políticas organizacionais de inclusão e respeito ao trabalhador LGBT. (link externo)
    Defendida por:
    Rafael Paulino Juliani
  14. Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo educativo para avaliação de comportamentos pré-aritméticos. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriele Gris
  15. Engajamento em fantasia e amigos imaginários: perspectivas dos pais e relações com teoria da mente, função executiva e linguagem. (link externo)
    Defendida por:
    Natália Benincasa Velludo
  16. CONECTE: atualização de medida psicométrica e construção/avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais de diferentes orientações sexuais. (link externo)
    Defendida por:
    Bruno Luiz Avelino Cardoso
  17. Avaliação de uma intervenção em bullying envolvendo alunos, professores e pais.
    Defendida por:
    Jéssica Elena Valle
  18. Adaptação e avaliação de dois programas psicoeducativos para pessoas que cuidam de familiares com transtorno neurocognitivo maior (demência): ComTato e iSupport. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Rafael Ferreira Campos
  19. O efeito de eleição padrão e por revogação ("recall") na distribuição desigual de recursos públicos no jogo dos bens públicos. (link externo)
    Defendida por:
    André Luiz Ferreira
  20. O conhecimento metacognitivo no gerenciamento de impressões: avaliação do uso da falsa modéstia na autoapresentação. (link externo)
    Defendida por:
    Márcia Akemi Fujie
  21. Efeitos do comportamento verbal sobre a ingestão de alimentos em crianças: regras e correspondência. (link externo)
    Defendida por:
    Josiane Maria Donadeli
  22. Avaliação de capacitação de profissionais para educar crianças em ambientes seguros. (link externo)
    Defendida por:
    Luciana Barbalho Pontes
  23. Brincar de colorir e desenhar: procedimento de ensino para a criança com TEA. (link externo)
    Defendida por:
    Isis de Albuquerque
  24. Aprendizagem de relações arbitrárias em crianças com desenvolvimento típico. (link externo)
    Defendida por:
    Hindira Naomi Kawasaki
  25. Análise comportamental da cultura e redes sociais virtuais: estudos sobre práticas culturais e as "novas" agências de controle. (link externo)
    Defendida por:
    Vivian Bonani de Souza Girotti
  26. Leitura compartilhada por professores para ampliação das interações comunicativas e linguagens em crianças (link externo).
    Defendida por:
    Ana Rubia Saes Menotti
  27. O inventário de envolvimento paterno: estrutura teórica e ampliação de indicadores de validade e de precisão. (link externo)
    Defendida por:
    Lígia de Santis
  28. Maquiagem corretivo terapêutica: elaboração e aplicação de um protocolo para saúde mental. (link externo)
    Defendida por:
    Larissa Pires Ruiz
  29. Extração de palavras e mapeamento com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas em paralelo (link externo).
    Defendida por:
    Rodrigo Dal Ben de Souza
  30. Aquisição de comportamentos simbólicos por bebês. (link externo)
    Defendida por:
    Graziele de Aguiar Roncato
  31. Coparentalidade: evidências teoricamente fundamentadas para validar a Escala da Relação Coparental (versão brasileira) (link externo)
    Defendida por:
    Thaís Ramos de Carvalho
  32. Redução do preconceito racial: uma investigação analítico-comportamental (link externo)
    Defendida por:
    Táhcita Medrado Mizael
  33. Elaboração e avaliação da eficiência e eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. (link externo)
    Defendida por:
    Mariana Gomide Panosso
  34. Desenvolvimento e avaliação de um programa de ensino informatizado para compreensão leitora. (link externo)
    Defendida por:
    José Umbelino Gonçalves Neto
  35. Investigações sobre seguimento de olhar e tomada de perspectiva em crianças com desenvolvimento típico e com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Carolina Coury Silveira
  36. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. (link externo)
    Defendida por:
    Julio César de Camargo
  37. "Tudo é trabalho": representações sociais de gestores de logística de transportes sobre o trabalho intensificado. (link externo)
    Defendida por:
    Ariane Serpeloni Tavares
  38. Desenvolvimento rural, trabalho cooperado e subjetividades: a trajetória de cooperação do Assentamento Sepé Tiaraju. (link externo)
    Defendida por:
    Thainara Granero de Melo
  39. Avaliação do protocolo de entrevista investigativa NICHD em contexto análogo ao forense. (link externo)
    Defendida por:
    Chayene Hackbarth
  40. Avaliação de procedimentos de ensino para ampliar a produção oral de sentenças em crianças com implanta coclear. (link externo)
    Defendida por:
    Anderson Jonas das Neves
  41. Inventário de habilidades sociais para familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos (IHS-FCPP): construção e análises psicométricas preliminares. (link externo)
    Defendida por:
    Diego Costa Lima
  42. Habilidades sociais educativas de docentes universitários na avaliação de alunos: validação de um instrumento. (link externo)
    Defendida por:
    Joene Vieira dos Santos
  43. Programa de habilidades sociais com pais e professores: efeitos sobre educadores e crianças escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Ivana Gisel Casali
  44. Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. (link externo)
    Defendida por:
    Luma Tiziotto Deffendi
  45. Medidas eletrofisiológicas de crianças com e sem transtornos da comunicação em tarefa de julgamento semântico. (link externo)
    Defendida por:
    Tâmara de Andrade Lindau
  46. Avaliação multimodal de habilidades sociais de estagiários de psicologia clínica e suas relações com a qualidade dos atendimentos. (link externo)
    Defendida por:
    Raquel Martins Sartori
  47. Representações sociais de autonomia e autogestão de catadores de materiais recicláveis e apoiadores de Coopervida, São Carlos/SP. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  48. Análise do comportamento e planejamento cultural: utopia ou distopia? (link externo)
    Defendida por:
    César Antonio Alves da Rocha
  49. Investigações sobre comportamento simbólico com um cão doméstico (canis familiaris) em tarefas de recuperação de objetos.
    Defendida por:
    Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
  50. Formação continuada sobre alienação parental para profissionais da psicologia: um estudo em EAD. (link externo)
    Defendida por:
    Sheila Maria Prado Soma
  51. Efeitos de jornada de trabalho, habilidades sociais e gênero sobre o equilíbrio trabalho-família. (link externo)
    Defendida por:
    Thais Juliana Medeiros
  52. ABAcadabra: um aplicativo para o ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a inliíduos com transtorno do espectro do autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Luiza de Moura Guimarães
  53. Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses. (link externo)
    Defendida por:
    Leylanne Martins Ribeiro de Souza
  54. Ensino de mando à crianças com autismo.
    Defendida por:
    Máyra Laís de Carvalho Gomes
  55. Correspondência fazer-dizer em adultos: o controle pela audiência em um jogo virtual. (link externo)
    Defendida por:
    Cristiane Alves
  56. Leitura e inteligibilidade da fala em crianças usuárias de implante coclear. (link externo)
    Defendida por:
    Fernando Del Mando Lucchesi
  57. Cognições sobre o passado: avaliação do pensamento contrafactual em grupos específicos. (link externo)
    Defendida por:
    Florença Lucia Coelho Justino
  58. Estudos do Teacher Behavior Checklist à formação e avaliação de professores de nível superior: contribuições analítico-comportamentais e psicométricas. (link externo)
    Defendida por:
    Marcelo Henrique Oliveira Henklain
  59. Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática.
    Defendida por:
    Rogério Crevelenti Fioraneli
  60. O papel do gênero na experiência do desemprego de casais portugueses e brasileiros. (link externo)
    Defendida por:
    Joyce Cristina dos Santos Aguiar
  61. Efeitos do pensar sobre o passado: pensamentos contrafactuais de estudantes universitários com e sem indicativos de depressão. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Sarantopoulos Faccioli
  62. Sobre o conceito de comportamento em Skinner e em Merleau-Ponty. (link externo)
    Defendida por:
    Henrique Mesquita Pompermaier
  63. Intervenção comportamental para mulheres com fibromialgia e má qualidade do sono ou insônia. (link externo)
    Defendida por:
    Luziane de Fátima Kirchner
  64. Avaliação de uma intervenção para prevenção da violência no namoro. (link externo)
    Defendida por:
    Sidnei Rinaldo Priolo Filho
  65. Escala de Metacognição - Sênior: evidências de validade, precisão e normas iniciais para idosos. (link externo)
    Defendida por:
    Alex Bacadini França
  66. Os efeitos da exposição gradual à consequência e da oportunidade de escolha entre eventos de diferentes valores reforçadores sobre escolhas de autocontrole. (link externo)
    Defendida por:
    Fernanda Castanho Calixto
  67. O trabalho de cuidado: uma análise das representações sociais de cuidadores de pessoas idosas em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI). (link externo)
    Defendida por:
    Angélica Fabiana Gomes
  68. Influência de personagens infantis sobre escolhas alimentares em crianças: um estudo com equivalência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Silvana Lopes dos Santos
  69. Trauma craniano violente pediátrico: estratégias de avaliação e prevenção. (link externo)
    Defendida por:
    Nahara Rodrigues Laterza Lopes
  70. O estatuto do corpo na psicanálise de Lacan: da construção do imaginário à formalização do objeto α. (link externo)
    Defendida por:
    Francisco Ronald Capoulade Nogueira
  71. Tradução e adaptação do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) para a língua portuguesa e a efetividade do treino de habilidades comportamentais para qualificar pessoas. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Carolina Correa Martone
  72. Habilidades sociais e estilos parentais de adolescentes usuários de drogas: estudos empíricos e análise da política de prevenção. (link externo)
    Defendida por:
    Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu
  73. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. (link externo)
    Defendida por:
    Alessandra Campanini Mendes
  74. Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. (link externo)
    Defendida por:
    Marcelo Vitor da Silveira
  75. Vítimas, autores e testemunhas de bullying: uma avaliação das habilidades sociais e de indicadores da competência social. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Negreiros Comodo
  76. Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. (link externo)
    Defendida por:
    Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto
  77. Escala de identificação de dotação e talente: construção de instrumento, evidências de validade e precisão. (link externo)
    Defendida por:
    Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas
  78. A psicologia vai à escola: trabalho colaborativo com uma professora de educação infantil. (link externo)
    Defendida por:
    Janaina de Fatima Castro Caneguim
  79. Ensino de leitura e escrita para adultos: uma análise de adesão, desempenho e erros. (link externo)
    Defendida por:
    Solange Cordeiro Calcagno
  80. Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner. (link externo)
    Defendida por:
    Djenane Brasil da Conceição
  81. Transtorno do espectro autista severo e Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS): aquisição e generalização de operantes verbais e extensão para habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
  82. Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria. (link externo)
    Defendida por:
    Laura Zamot Rabelo
  83. Assertividade: escala multimodal e caracterização do repertório de mulheres inseridas no mercado de trabalho. (link externo)
    Defendida por:
    Catarina Malcher Teixeira
  84. Avaliação de habilidades sociais de adolescentes em conflito com a lei em interações com familiares e amigos: uma análise de metacontingências. (link externo)
    Defendida por:
    Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
  85. Avaliação de programa de educação positiva com recursos tecnológicos para mães que agridem fisicamente. (link externo)
    Defenda por:
    Paolla Magioni Santini
  86. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. (link externo)
    Defendida por:
    Heloísa Gonçalves Ferreira
  87. Das margens, escritos negros: relações entre literatura periférica e identidade negra. (link externo)
    Defendida por:
    Elisabete Figueroa dos Santos
  88. Programa de preparação de planos de vida para a aposentadoria: avaliação de necessidades, processos e efeitos. (link externo)
    Defendida por:
    Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes
  89. Avaliação do efeitos do enriquecimento ambiental no comportamento de camundongos expostos a um modelo de transtorno de estresse pós-traumático. (link externo)
    Defendida por:
    Marília Bazan Blanco
  90. Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Eliane Colepicolo
  91. Efeito da taxa de reforço e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Marina Zanoni Macedo
  92. Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação. (link externo)
    Defendida por:
    Angela Bernardo de Lorena
  93. Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (Canis familiaris). (link externo)
    Defendida por:
    Isabela Zaine
  94. Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Benitez Afonso
  95. Escala de metacognição: evidências de validade, precisão e estabelecimento de normas. (link externo)
    Defendida por:
    Jussara Fátima Pascualon Araujo
  96. Aprendizagem relacional em inliíduos surdos prélinguais: exclusão, equivalência de estímulos e superseletividade. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Tadeu Garcia
  97. Aquisição de discriminações auditivo-táteis e emergência de leitura recombinativa em Braille. (link externo)
    Defendida por:
    Regiane de Souza Quinteiro
  98. Aprendizagem e engajamento como função de consequências para o desempenho de crianças em um programa de ensino inliidualizado de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Dhayana Inthamoussu Veiga
  99. Investigação sobre o estabelecimento de falsas memórias por meio do paradigma da equivaência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Natalia Maria Aggio
  100. Novos repertórios verbais em crianças pequenas: ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. (link externo)
    Defendida por:
    Christiana Gonçalves Meira de Almeida
  101. Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão.
    Defendida por:
    Josiane Rosa Campos
  102. Estudo de inserção de jogos computadorizados como recurso complementar ao ensino de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Leonardo Brandão Marques
  103. Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Paloma Pegolo de Albuquerque
  104. Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema. (link externo)
    Defendida por:
    Talita Pereira Dias
  105. Propriedades psicométricas do inventário de habilidades de enfrentamento para a abstinência de álcool e outras drogas (IDHEA-AD). (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Guimarães Cardoso de Sá
  106. Habilidades sociais e solidariedade intergeracional no relacionamento entre pais idosos e filhos adultos. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Braz
  107. Procedimentos e processos - uma delicada relação na aprendizagem em discriminações por bebês. (link externo)
    Defendida por:
    Naiara Minto de Souza
  108. Ultradarwinismo em K. R. Popper e B. F. Skinner. (link externo)
    Defendida por:
    Érik Luca de Melo
  109. Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência do significado. (link externo)
    Defendida por:
    João Henrique de Almeida
  110. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de adição e subtração para crianças: contribuições de análise do comportamento. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Mara de Araújo Gualberto
  111. Função simbólica em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência. (link externo)
    Defendida por:
    André Augusto Borges Varella
  112. Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a recombinação na leitura e na escrita. (link externo)
    Defendida por:
    Thaize de Souza Reis
  113. Histórico familiar de mulheres encarceradas: fatores de risco e proteção para os filhos. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela Isabel Reyes Ormeño
  114. Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmico. (link externo)
    Defendida por:
    Daniele Carolina Lopes
  115. Efeitos de variáveis de procedimentos de treino para o estabelecimento do controle contextual de relações condicionais e de equivalência. (link externo)
    Defendida por:
    Tatiane Carvalho Castro
  116. Avaliação da interação mãe-criança em contexto com e sem violência física conjugal: um estudo comparativo. (link externo)
    Defendida por:
    Sabrina Mazo DAffonseca
  117. Ensino de universitários para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Marileide Antunes de Oliveira
  118. Correspondência fazer-dizer: variáveis de controle e condições de manutenção e generalização. (link externo)
    Defendida por:
    Mariéle de Cássia Diniz Cortez
  119. Habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Luiza Pontes de França Freitas
  120. Construção de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Clara de Freitas
  121. Efeitos de uma capacitação sobre envolvimento familiar para estagiários em fisioterapia neuropediátrica. (link externo)
    Defendida por:
    Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro
  122. O conceito de símbolo em Sidman e Skinner: uma análise epistemológica. (link externo)
    Defendida por:
    Julia Zanetti Rocca
  123. Crianças e adolescentes com plumbemia: habilidades sociais, problemas de comportamento, funcionamento intelectual e variáveis sociodemográficas. (link externo)
    Defendida por:
    Denise Dascanio
  124. Expressões faciais de emoções de crianças com deficiência visual e videntes: avaliação e intervenção sob a perspectiva das habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Bárbara Carvalho Ferreira
  125. Investigações sobre discriminações simples e discriminações condicionais em abelhas. (link externo)
    Defendida por:
    Antonio Maurício Moreno
  126. Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Karina Leme Arantes
  127. Conciliação entre profissão, conjugalidade e parternidade para homens e mulheres com filhos na primeira infância. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Gravena Vanalli
  128. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carina Stelko-Pereira