Laboratório de Interação Social (LIS)

lis.png

O LIS, implantado no Departamento de Psicologia em 1996, desenvolveatividades de ensino e pesquisa sobre a temática da interação social em suas articulações com os processos de desenvolvimento, de aprendizagem e de promoção de qualidade de vida. Os projetos de pesquisa são integrados  à Linha 1 (Análise Comportamental da Cognição) e à Linha 2 (Comportamento Social e Processos Cognitivos". Os conhecimentos sistematizados e produzidos pelo LIS têm se revertido em oportunidade de formação de futuros profissionais psicólogos, ao mesmo tempo em que se oferece serviços a crianças, adolescentes, jovens, adultos e terceira idade, abordando questões e problemas pertinentes à temática de investigação. As pesquisas do LIS são conduzidas por três grupos: 1. Interação Social e Construção de Conhecimento; 2) Relações Interpessoais e Habilidades Sociais, e 3) Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem

1. Grupo Interação Social e Construção de Conhecimento

O Grupo Interação Social e Construção de Conhecimento, coordenado pela Profa. Maria Stella C. de Alcântara Gil, investiga processos de aprendizagem e de desenvolvimento em crianças e bebês, de desenvolvimento típico e atípico ou com risco para o desenvolvimento. Os membros desse grupo realizam estudos em creches e centros de educação infantil no âmbito do programa “Pró-Infância: Programa de Promoção do Desenvolvimento Infantil”. Além disso, oferecem palestras e workshops para pais e educadores.

Coordenadora:

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil

2. Grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais - RIHS

rhis.gif

O grupo Relações Interpessoais e Habilidades Sociais (link externo) é coordenado pelos Professores Almir Del Prette e Zilda A. P. Del Prette e focaliza, sob a perspectiva do campo teórico-prático das Habilidades Sociais, o repertório social e os fatores associados(ambientais, intrapessoais e histórico-culturais) que impactam sobre a competência social e a qualidade das relações interpessoais em diferentes contextos e entre diferentes tipos de interlocutores ao longo do ciclo vital. Ao lado das questões conceituais e empíricas pertinentes, o grupo busca desenvolver recursos, procedimentos e programas de avaliação e promoção do repertório de habilidades sociais.

3. Grupo Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem- GPDeSoL

gpdesol.png

O GPDeSoL é coordenado pela Profa. Débora Hollanda e tem como objetivo principal investigar possíveis relações entre linguagem, cognição social e desenvolvimento social. Mais especificamente, o grupo apresenta três frentes de trabalho: a) aquisição/ desenvolvimento da linguagem; b) investigações de diferentes processos e fenômenos sociocognitivos (e.g., compreensão de ironia, mentira, detecção e compreensão do humor, o conceito de autoridade e c) a confiança seletiva em crianças pequenas.

  linktr.ee/gpdesol

Coordenadora: