Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem
O grupo de pesquisa Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem (GPDeSoL) da UFSCar visa contribuir para o avanço desse campo de estudos no Brasil. Em particular, este grupo tem adotado duas linhas de investigação principais. Uma linha envolve estudos explorando diferentes processos de desenvolvimento sociocognitivo (e.g., percepção de discriminação; influência de estereótipos de gênero sobre escolhas, preferências e comportamentos; empatia e comportamento pró-social, entre outros). Dentro dessa linha, temos interesse em estudar um processo em particular: o desenvolvimento da confiança seletiva (selective trust). Em várias culturas, há uma visão dominante de que as crianças são propensas à credulidade e acreditam em tudo que seus interlocutores lhe dizem (Dawkins, 2003; Gilbert, 1991; Markova & Gillespie, 2008). Há, no entanto, evidências recentes que demonstram que as crianças americanas são capazes de dizer se um indivíduo é confiável ou não como possível fonte de conhecimento. Mais especificamente, as crianças preferem aprender informações novas de informantes que têm um histórico confiável (sempre dão informações precisas) do que informantes que parecem desconhecer ou se equivocar a respeito de uma determinada situação (Birch, Vauthier & Bloom, 2008; Clément, Koenig & Harris, 2004; Koenig, Clément & Harris, 2004; Koenig & Harris, 2005; Pasquini, Corriveau, Koenig & Harris, 2007; Scofield & Behrend, 2008). Estudos sobre a confiança seletiva também levantam questões importantes sobre os processos psicológicos através dos quais as crianças adquirem conhecimento, bem como a universalidade de tais mudanças. Uma segunda linha de pesquisa do nosso grupo é voltada para a aprendizagem estatística e a aquisição de linguagem em adultos (cf. Dal Ben et al., 2022).
Dentro da primeira linha, em colaboração com pesquisadoras estrangeiras como Melissa Koenig, da University of Minnesota (E.U.A.) e Tamar Kushnir, da Duke University (E.U.A.), temos investigado diferentes aspectos da confiança seletiva (selective trust) em crianças brasileiras. Já dentro da segunda linha,temos recentemente trabalhado em colaboração com Jessica Hay, pesquisadora da Universidade do Tennessee (E.U.A) em um projeto sobre aprendizagem estatística.
Projetos 2024
Iniciação Científica
Ana Luiza Colleoni Martins (Bolsa INCT-ECCE)- "Apoio às atividades de Difusão do INCT-ECCE"
Giovanna Megale de Camargo Barros (Bolsa PIBIC-CNPq)- "
Luana Barretto Borges (Bolsa FAPESP)
Projeto: "Você consegue!: Linguagem e persistência em crianças de idade escolar"
Lucas Henrique Rimoldi de Souza (Bolsa FAPESP)-
Mayara da Vera Cruz Macedo
Projeto: “O que você quer ser quando crescer?”: Estereótipos de gênero e perspectivas profissionais de crianças”
Mestrado
Bruna Motta Fodra (Bolsa FAPESP)
Projeto: Essa voz é confiável?: Confiança seletiva em crianças de 6 a 11 anos em assistentes de voz digitais
Laura Cunha Melnicky (Bolsa FAPESP)
Projeto: "Promessas não cumpridas e confiança seletiva em crianças de 6 a 8 anos de idade"
Marília Vidal de Vasconcelos Barros (ingresso 2025)
Doutorado
Ana Carolina Messias (Bolsa CAPES)
Projeto: Dois pesos, duas medidas: Confiança seletiva e discriminação por biotipo em crianças pré-escolares
Isabella Prequero (Bolsa FAPESP)
Projeto: "Encontrando palavras: um estudo com medidas eletrofisiológicas sobre o papel de dicas estatísticas na aquisição de linguagem"