Linhas de Pesquisa

As pesquisas conduzidas pelos docentes orientadores do PPGPsi se agrupam em torno de duas linhas de pesquisa. Há também projetos isolados que podem, a médio prazo se ampliarem e se consolidarem como linhas independentes. VER "ORIENTADORES" para acesso aos projetos de cada um

LINHA 1 – Análise Comportamental da Cognição

O foco central da Linha 1 é a análise comportamental da cognição, com ênfase no estudo da função/aprendizagem simbólica. A relevância científica e social desta linha deriva da importância do comportamento simbólico para a adaptação ao ambiente social da atualidade e, também, da gravidade dos problemas humanos decorrentes de déficits no funcionamento simbólico. Os projetos nessa linha deverão ter como objetivos: a) produção de conhecimento sobre o comportamento humano em relação aos símbolos, bem como sobre os fenômenos e processos envolvidos na aprendizagem relacional e simbólica; b) elaboração e teste de procedimentos de ensino, recursos tecnológicos e materiais instrucionais voltados para populações com atrasos ou déficits em repertórios simbólicos, especialmente linguagem oral, cognição social e repertórios acadêmicos (leitura, escrita, matemática, linguagem musical). Tendo em vista os produtos esperados, as investigações na Linha 1 se organizam em dois eixos, um focado preferencialmente na investigação de processos psicológicos básicos e outro voltado para aplicações e desenvolvimento tecnológico (instrucional).

Eixo 1: Investigação da função simbólica e seus pré-requisitos, com os objetivos específicos de: elucidar as condições necessárias e suficientes para a geração de relações simbólicas em bebês, crianças de idade pré-escolar e escolar, jovens e adultos, com ou sem atrasos ou déficits em repertórios simbólicos; investigar o potencial de organismos não humanos para exibir relações gerativas pré-simbólicas; validar o modelo de equivalência de estímulos por meio de estudos experimentais da aquisição da função simbólica; investigar a aprendizagem de outros tipos de relações gerativas da emergência de repertórios novos; analisar o comportamento verbal, a correspondência verbal-não verbal, o controle instrucional, a cognição social, processos de escolha e preferência envolvendo estimulação simbólica, entre outros.

Eixo 2: Aplicações ao ensino, visando promover aprendizagem (aprendizagens discriminativas simples e complexas, processos de generalização e recombinação de repertórios, abstração e formação de conceitos, brincadeira simbólica, categorização, solução de problemas, escolha e decisão) e desenvolver procedimentos para o ensino de repertórios funcionais significativos (especialmente o comportamento verbal - incluindo leitura, escrita, matemática, leitura musical; e a cognição social) a populações com dificuldades ou que não tiveram acesso a condições necessárias para a aquisição desses repertórios (bebês/crianças em risco de desenvolvimento ou com dificuldades de aprendizagem; indivíduos com deficiências - intelectual, auditiva, visual; atrasos no desenvolvimento neurológico; autismo, adultos analfabetos). 

Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:

LINHA 2 - Comportamento Social e Processos Cognitivos

A linha 2 tem por objetivo produzir conhecimento sobre construtos e processos cognitivos, emocionais, comportamentos e interações sociais. Inclui estudos descritivo-quantitativos, qualitativos, pesquisas voltadas à construção e validação de instrumentos, bem como métodos de avaliação e intervenção fundamentados em evidências. Os temas investigados destacam as habilidades cognitivas, habilidades sociais, e habilidades emocionais, considerando desfechos tais como a saúde mental, suporte social, qualidade de vida, desenvolvimento psicológico em situações adversas, violência, resiliência e estratégias de enfrentamento.

Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:

LINHA 3 – Neurociência Comportamental e Cognitiva

A linha 3 está centrada no estudo de processos psicológicos básicos, como aprendizagem, memória, cognição e emoção. Envolve estudos voltados para a compreensão das bases neurais desses processos, tanto em condições saudáveis quanto patológicas, considerando referenciais conceituais e integrando conhecimentos de áreas como anatomia, fisiologia, farmacologia, etologia, genética, entre outras. A linha reúne cientistas das áreas básica e aplicada, priorizando o emprego de métodos experimentais e descritivo-quantitativos. A ênfase está na observação e análise detalhada do comportamento em situações controladas. Os estudos buscam relacionar os aspectos comportamentais a marcadores biológicos, utilizando ferramentas que possibilitam uma compreensão integrada dos processos estudados.

Os docentes responsáveis pelos projetos vinculados a esta linha são:

LINHA 4 – Dimensões subjetivas da cognição e do comportamento

Esta linha de pesquisa tem como objetivo expandir a compreensão das dimensões subjetivas de análise dos fenômenos cognitivos e comportamentais, abrangendo aspectos clínicos, políticos, sociais, culturais e históricos. Valoriza-se a diversidade teórica e metodológica, com ênfase na compreensão das construções simbólicas e dos significados subjacentes que orientam a ação humana, por meio de pesquisas empíricas de cunho qualitativo, estudos teóricos e teórico-clínicos. Os temas de interesse incluem: subjetividade, sociabilidade, formação de identidades, sexualidade, dinâmicas de poder e resistência, o inconsciente e a intersubjetividade, técnicas e processos psíquicos na clínica, sofrimento psíquico e psicossocial, processos de trabalho na sociedade capitalista, políticas públicas e movimentos sociais.

  • Eduardo Name Risk  — LIEPH - Laboratório Interdisciplinar para o Estudo do Psiquismo Humano