Teses Defendidas

  1. Desenvolvimento e avaliação de um programa de habilidades cognitivas e emocionais para promoção do equilíbrio trabalho-vida pessoal. (link externo)
    Defendida por: 
    Gabriela Trombeta Santos
  2. Ensino de Precisão: um sistema para ensino de habilidades e treinamento para profissionais que atuam com pessoas autistas.
    Defendida por: 
    Priscilla Terumi Moraes
  3. Ensino do uso de dispositivos android para pessoas idosas: elaboração, aplicação e avaliação de um programa de ensino a partir da PCDC e da formação de classes de estímulos equivalentes.
    Defendida por: 
    Vitor Duncan Marinho
  4. Dois pesos, duas medidas: confiança seletiva e discriminação por biotipo em crianças pré-escolares.
    Defendida por: 
    Ana Carolina Messias
  5. Definição, avaliação do pensamento computacional e sua relação com a ansiedade matemática em estudantes dos anos finais do ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por: 
    Karina Lumena de Freitas Alves
  6. Investigações sobre aprendizagem operante em abelhas sem ferrão (Melipona quadrifasciata anthidioides). (link externo)
    Defendida por: 
    Lívia de Ângeli Silva Penha
  7. Efeito do estabelecimento de relações simbólicas de coordenação sobre a emissão de respostas de ajuda. (link externo)
    Defendida por: 
    Renata Cristina Gomes
  8. Graus de ansiedade matemática em estudantes durante épocas de crises globais e sua relação com a motivação: uma análise de gênero.
    Defendida por: 
    Laôr Fernandes de Oliveira
  9. Crianças autistas com e sem ecoico generalizado: um estudo exploratório sobre o ensino do comportamento de ouvinte. (link externo)
    Defendida por: 
    Mariana Valente Teixeira da Silva Talarico
  10. Estudos experimentais da punição de tato como condição favorecedora da extensão metafórica. (link externo)
    Defendida por: 
    Filipe Cesar da Hora Carvalho
  11. Efeito de um programa de intervenção computadorizado para treinamento de pais no desenvolvimento de funções executivas (PICFE) em crianças de 7 e 8 anos de idade. (link externo)
    Defendida por:
     Katia Giugioli Carrasco
  12. Evidências de validade do Inventário Portage Operacionalizado Adaptado para crianças com baixa visão.
    Defendida por: 
    Cassiana Saraiva Quintão
  13. Qualidade de vida, saúde e o autocuidado em homens com câncer. (link externo)
    Defendida por: 
    Alex da Silva Sousa
  14. Avaliação de um programa de ensino para cuidadores desenvolverem a linguagem oral das crianças de forma naturalística. (link externo)
    Defendida por: 
    Lívia Gabriela Campos Balog
  15. Efeitos de treinamento online assíncrono para aplicação da Interview-Informed Synthesized Contingency Analysis (IISCA). (link externo)
    Defendida por:
     Felipe Magalhães Lemos
  16. PARA ALÉM DA TELA: o efeito de diferentes interfaces gráficas de jogos educacionais no desempenho de estudantes com e sem autismo em atividades matemáticas.
    Defendida por: 
    Andiara Cristina de Souza
  17. Investigações sobre estímulos com significado e formação de classes de equivalência entre estímulos. (link externo)
    Defendida por: 
    Ramon Marin
  18. O processo de tomada de decisão de jurados em casos de feminicídio. (link externo)
    Defendida por:
     Gabriela Perissinotto de Almeida
  19. Análise longitudinal de processos de resiliência em jovens expostos a fatores de risco na infância e adolescência. (link externo)
    Defendida por: 
    Neli de Faria Henriques Cacozza de Souza
  20. Avaliação do papel do córtex orbitofrontal, ínsula e córtex cingulado anterior na modulação da ansiedade induzida pelo modelo de transtorno de estresse pós-traumático em camundongos. (link externo)
    Defendida por: 
    Luiz Augusto Rosa
  21. Estudo de adaptação transcultural do Genos Emotional Intelligence Inventory (GENOS EI) para o contexto organizacional brasileiro. (link externo)
    Defendida por:
    Orjana de Oliveira Pacheco Rossi
  22. Análise da aprendizagem de leitura e escrita em indivíduos com Síndrome de Williams.  (link externo)
    Defendida por: 
    Letícia Regina Fava
  23. Pandemia e exclusão social: rupturas sociais e projetos de vida de adolescentes brasileiros em cumprimento de medida socioeducativa de internação. (link externo)
    Defendida por:
    Bárbara Cristina Soares Sena
  24. Criatividade e metacognição: desenvolvendo e avaliando um programa de estímulo na pós-graduação a distância. (link externo)
    Defendida por:
    Denise Casatti
  25. Saúde mental em estudantes: caracterização e avaliação de indicadores em população da área de ciências exatas.
    Defendida por:
    Bárbara Kolstok Monteiro
  26. Empatia e preocupações psicológicas em cuidadores de pessoas idosas: revisão sistemática e efeitos do treinamento de empatia. (link externo)
    Defendida por:
    Madson Alan Maximiano Barreto
  27. O conceito de autoestima na análise do comportamento. (link externo) 
    Defendida por:
    Madeleine Reinert Marcelino
  28. Assessoria virtual para promoção de desenvolvimento socioemocional: avaliação de um programa para professores do ensino fundamental. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Pinto dos Santos
  29. Explorando a dinâmica da formação e reorganização de classes de equivalência por meio da velocidade de respostas de escolha. (link externo)
    Defendida por:
    Giovan Willian Ribeiro
  30. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal de trabalhadores brasileiros. (link externo)
    Defendida por:
    Fabiana dos Santos Rocha
  31. Um Programa de Treinamento de Habilidades de Transcrição Rítmica. (link externo)
    Defendida por:
    Antonio Carlos Leme Junior
  32. Construção e Estudos Psicométricos do Teste Informatizado de Inteligência Emocional para o Trabalho - TIIET. (link externo)
    Defendida por:
    Isaías Peixoto dos Santos Nascimento
  33. Construção e evidências de validade de um banco de faces para reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas na população brasileira. (link externo)
    Defendida por:
    Daiene de Morais Fabrício
  34. O uso sustentável de recursos comuns em um jogo digital. (link externo)
    Defendida por:
    Marlon Alexandre de Oliveira
  35. Family Foundations: adaptação e Avaliação de um Programa de intervenção em coparentalidade para casais em Transição para a Parentalidade. (link externo)
    Defendida por:
    Lívia Lira de Lima Guerra
  36. The Rainbow Business (does not) Wants You: um estudo sobre políticas organizacionais de inclusão e respeito ao trabalhador LGBT. (link externo)
    Defendida por:
    Rafael Paulino Juliani
  37. Desenvolvimento e avaliação inicial de um jogo educativo para avaliação de comportamentos pré-aritméticos. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriele Gris
  38. Engajamento em fantasia e amigos imaginários: perspectivas dos pais e relações com teoria da mente, função executiva e linguagem. (link externo)
    Defendida por:
    Natália Benincasa Velludo
  39. CONECTE: atualização de medida psicométrica e construção/avaliação de um programa de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais de diferentes orientações sexuais. (link externo)
    Defendida por:
    Bruno Luiz Avelino Cardoso
  40. Avaliação de uma intervenção em bullying envolvendo alunos, professores e pais. (link externo)
    Defendida por:
    Jéssica Elena Valle
  41. Adaptação e avaliação de dois programas psicoeducativos para pessoas que cuidam de familiares com transtorno neurocognitivo maior (demência): ComTato e iSupport. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Rafael Ferreira Campos
  42. O efeito de eleição padrão e por revogação ("recall") na distribuição desigual de recursos públicos no jogo dos bens públicos. (link externo)
    Defendida por:
    André Luiz Ferreira
  43. O conhecimento metacognitivo no gerenciamento de impressões: avaliação do uso da falsa modéstia na autoapresentação. (link externo)
    Defendida por:
    Márcia Akemi Fujie
  44. Efeitos do comportamento verbal sobre a ingestão de alimentos em crianças: regras e correspondência. (link externo)
    Defendida por:
    Josiane Maria Donadeli
  45. Avaliação de capacitação de profissionais para educar crianças em ambientes seguros. (link externo)
    Defendida por:
    Luciana Barbalho Pontes
  46. Brincar de colorir e desenhar: procedimento de ensino para a criança com TEA. (link externo)
    Defendida por:
    Isis de Albuquerque
  47. Aprendizagem de relações arbitrárias em crianças com desenvolvimento típico. (link externo)
    Defendida por:
    Hindira Naomi Kawasaki
  48. Análise comportamental da cultura e redes sociais virtuais: estudos sobre práticas culturais e as "novas" agências de controle. (link externo)
    Defendida por:
    Vivian Bonani de Souza Girotti
  49. Leitura compartilhada por professores para ampliação das interações comunicativas e linguagens em crianças (link externo).
    Defendida por:
    Ana Rubia Saes Menotti
  50. O inventário de envolvimento paterno: estrutura teórica e ampliação de indicadores de validade e de precisão. (link externo)
    Defendida por:
    Lígia de Santis
  51. Maquiagem corretivo terapêutica: elaboração e aplicação de um protocolo para saúde mental. (link externo)
    Defendida por:
    Larissa Pires Ruiz
  52. Extração de palavras e mapeamento com estímulos visuais ao longo de tentativas ambíguas em paralelo (link externo).
    Defendida por:
    Rodrigo Dal Ben de Souza
  53. Aquisição de comportamentos simbólicos por bebês. (link externo)
    Defendida por:
    Graziele de Aguiar Roncato
  54. Coparentalidade: evidências teoricamente fundamentadas para validar a Escala da Relação Coparental (versão brasileira) (link externo)
    Defendida por:
    Thaís Ramos de Carvalho
  55. Redução do preconceito racial: uma investigação analítico-comportamental (link externo)
    Defendida por:
    Táhcita Medrado Mizael
  56. Elaboração e avaliação da eficiência e eficácia de um programa de ensino para capacitar professores a avaliar e a intervir em situações de bullying escolar. (link externo)
    Defendida por:
    Mariana Gomide Panosso
  57. Desenvolvimento e avaliação de um programa de ensino informatizado para compreensão leitora. (link externo)
    Defendida por:
    José Umbelino Gonçalves Neto
  58. Investigações sobre seguimento de olhar e tomada de perspectiva em crianças com desenvolvimento típico e com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Carolina Coury Silveira
  59. Investigando o uso sustentável de recursos comuns por meio de um jogo eletrônico. (link externo)
    Defendida por:
    Julio César de Camargo
  60. "Tudo é trabalho": representações sociais de gestores de logística de transportes sobre o trabalho intensificado. (link externo)
    Defendida por:
    Ariane Serpeloni Tavares
  61. Desenvolvimento rural, trabalho cooperado e subjetividades: a trajetória de cooperação do Assentamento Sepé Tiaraju. (link externo)
    Defendida por:
    Thainara Granero de Melo
  62. Avaliação do protocolo de entrevista investigativa NICHD em contexto análogo ao forense. (link externo)
    Defendida por:
    Chayene Hackbarth
  63. Avaliação de procedimentos de ensino para ampliar a produção oral de sentenças em crianças com implanta coclear. (link externo)
    Defendida por:
    Anderson Jonas das Neves
  64. Inventário de habilidades sociais para familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos (IHS-FCPP): construção e análises psicométricas preliminares. (link externo)
    Defendida por:
    Diego Costa Lima
  65. Habilidades sociais educativas de docentes universitários na avaliação de alunos: validação de um instrumento. (link externo)
    Defendida por:
    Joene Vieira dos Santos
  66. Programa de habilidades sociais com pais e professores: efeitos sobre educadores e crianças escolares. (link externo)
    Defendida por:
    Ivana Gisel Casali
  67. Conhecimento e monitoramento metacognitivo em tarefas que envolvem criatividade. (link externo)
    Defendida por:
    Luma Tiziotto Deffendi
  68. Medidas eletrofisiológicas de crianças com e sem transtornos da comunicação em tarefa de julgamento semântico. (link externo)
    Defendida por:
    Tâmara de Andrade Lindau
  69. Avaliação multimodal de habilidades sociais de estagiários de psicologia clínica e suas relações com a qualidade dos atendimentos. (link externo)
    Defendida por:
    Raquel Martins Sartori
  70. Representações sociais de autonomia e autogestão de catadores de materiais recicláveis e apoiadores de Coopervida, São Carlos/SP. (link externo)
    Defendida por:
    Letícia Dal Picolo Dal Secco de Oliveira
  71. Análise do comportamento e planejamento cultural: utopia ou distopia? (link externo)
    Defendida por:
    César Antonio Alves da Rocha
  72. Investigações sobre comportamento simbólico com um cão doméstico (canis familiaris) em tarefas de recuperação de objetos.
    Defendida por:
    Luiza Augusta de Oliveira Costa Langsdorff
  73. Formação continuada sobre alienação parental para profissionais da psicologia: um estudo em EAD. (link externo)
    Defendida por:
    Sheila Maria Prado Soma
  74. Efeitos de jornada de trabalho, habilidades sociais e gênero sobre o equilíbrio trabalho-família. (link externo)
    Defendida por:
    Thais Juliana Medeiros
  75. ABAcadabra: um aplicativo para o ensino de discriminações condicionais auditivo-visuais a inliíduos com transtorno do espectro do autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Luiza de Moura Guimarães
  76. Avaliação do responder por exclusão por bebês de até 36 meses. (link externo)
    Defendida por:
    Leylanne Martins Ribeiro de Souza
  77. Ensino de mandos a crianças com autismo. (link externo)
    Defendida por:
    Máyra Laís de Carvalho Gomes
  78. Correspondência fazer-dizer em adultos: o controle pela audiência em um jogo virtual. (link externo)
    Defendida por:
    Cristiane Alves
  79. Leitura e inteligibilidade da fala em crianças usuárias de implante coclear. (link externo)
    Defendida por:
    Fernando Del Mando Lucchesi
  80. Cognições sobre o passado: avaliação do pensamento contrafactual em grupos específicos. (link externo)
    Defendida por:
    Florença Lucia Coelho Justino
  81. Estudos do Teacher Behavior Checklist à formação e avaliação de professores de nível superior: contribuições analítico-comportamentais e psicométricas. (link externo)
    Defendida por:
    Marcelo Henrique Oliveira Henklain
  82. Reversão de função de estímulos matemáticos com procedimentos de discriminação em escolares com ansiedade à matemática.
    Defendida por:
    Rogério Crevelenti Fioraneli
  83. O papel do gênero na experiência do desemprego de casais portugueses e brasileiros. (link externo)
    Defendida por:
    Joyce Cristina dos Santos Aguiar
  84. Efeitos do pensar sobre o passado: pensamentos contrafactuais de estudantes universitários com e sem indicativos de depressão. (link externo)
    Defendida por:
    Juliana Sarantopoulos Faccioli
  85. Sobre o conceito de comportamento em Skinner e em Merleau-Ponty. (link externo)
    Defendida por:
    Henrique Mesquita Pompermaier
  86. Intervenção comportamental para mulheres com fibromialgia e má qualidade do sono ou insônia. (link externo)
    Defendida por:
    Luziane de Fátima Kirchner
  87. Avaliação de uma intervenção para prevenção da violência no namoro. (link externo)
    Defendida por:
    Sidnei Rinaldo Priolo Filho
  88. Escala de Metacognição - Sênior: evidências de validade, precisão e normas iniciais para idosos. (link externo)
    Defendida por:
    Alex Bacadini França
  89. Os efeitos da exposição gradual à consequência e da oportunidade de escolha entre eventos de diferentes valores reforçadores sobre escolhas de autocontrole. (link externo)
    Defendida por:
    Fernanda Castanho Calixto
  90. O trabalho de cuidado: uma análise das representações sociais de cuidadores de pessoas idosas em uma Instituição de Longa Permanência (ILPI). (link externo)
    Defendida por:
    Angélica Fabiana Gomes
  91. Influência de personagens infantis sobre escolhas alimentares em crianças: um estudo com equivalência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Silvana Lopes dos Santos
  92. Trauma craniano violente pediátrico: estratégias de avaliação e prevenção. (link externo)
    Defendida por:
    Nahara Rodrigues Laterza Lopes
  93. O estatuto do corpo na psicanálise de Lacan: da construção do imaginário à formalização do objeto α. (link externo)
    Defendida por:
    Francisco Ronald Capoulade Nogueira
  94. Tradução e adaptação do Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (VB-MAPP) para a língua portuguesa e a efetividade do treino de habilidades comportamentais para qualificar pessoas. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Carolina Correa Martone
  95. Habilidades sociais e estilos parentais de adolescentes usuários de drogas: estudos empíricos e análise da política de prevenção. (link externo)
    Defendida por:
    Daniely Ildegardes Brito Tatmatsu
  96. Ansiedade à matemática: evidências de validade de ferramentas de avaliação e intervenção. (link externo)
    Defendida por:
    Alessandra Campanini Mendes
  97. Consequências específicas como nódulos para o estabelecimento de classes de equivalência e transferência de função. (link externo)
    Defendida por:
    Marcelo Vitor da Silveira
  98. Vítimas, autores e testemunhas de bullying: uma avaliação das habilidades sociais e de indicadores da competência social. (link externo)
    Defendida por:
    Camila Negreiros Comodo
  99. Construção e análise psicométrica de um inventário de habilidades sociais para cuidadores de idosos familiares. (link externo)
    Defendida por:
    Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues Pinto
  100. Escala de identificação de dotação e talente: construção de instrumento, evidências de validade e precisão. (link externo)
    Defendida por:
    Márcia de Fátima Rabello Lovisi de Freitas
  101. A psicologia vai à escola: trabalho colaborativo com uma professora de educação infantil. (link externo)
    Defendida por:
    Janaina de Fatima Castro Caneguim
  102. Ensino de leitura e escrita para adultos: uma análise de adesão, desempenho e erros. (link externo)
    Defendida por:
    Solange Cordeiro Calcagno
  103. Ensino de leitura na linguística de Bloomfield e na análise comportamental de Skinner. (link externo)
    Defendida por:
    Djenane Brasil da Conceição
  104. Transtorno do espectro autista severo e Sistema de Comunicação por troca de Figura (PECS): aquisição e generalização de operantes verbais e extensão para habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Larissa Helena Zani Santos de Carvalho
  105. Uma análise comportamental da inteligência: possibilidades de intervenção e diálogos com a psicometria. (link externo)
    Defendida por:
    Laura Zamot Rabelo
  106. Assertividade: escala multimodal e caracterização do repertório de mulheres inseridas no mercado de trabalho. (link externo)
    Defendida por:
    Catarina Malcher Teixeira
  107. Avaliação de habilidades sociais de adolescentes em conflito com a lei em interações com familiares e amigos: uma análise de metacontingências. (link externo)
    Defendida por:
    Fabiane Ferraz Silveira Fogaça
  108. Avaliação de programa de educação positiva com recursos tecnológicos para mães que agridem fisicamente. (link externo)
    Defenda por:
    Paolla Magioni Santini
  109. Propriedades psicométricas de um instrumento para avaliar o envolvimento de idosos em atividades prazerosas. (link externo)
    Defendida por:
    Heloísa Gonçalves Ferreira
  110. Das margens, escritos negros: relações entre literatura periférica e identidade negra. (link externo)
    Defendida por:
    Elisabete Figueroa dos Santos
  111. Programa de preparação de planos de vida para a aposentadoria: avaliação de necessidades, processos e efeitos. (link externo)
    Defendida por:
    Cristiane Oliveira Alves Telles Nunes
  112. Avaliação do efeitos do enriquecimento ambiental no comportamento de camundongos expostos a um modelo de transtorno de estresse pós-traumático. (link externo)
    Defendida por:
    Marília Bazan Blanco
  113. Uma análise cientométrica do campo das habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Eliane Colepicolo
  114. Efeito da taxa de reforço e da concentração de açúcar na preferência por alimentos de composição tradicional ou light em universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Marina Zanoni Macedo
  115. Curso à distância de análise do comportamento para professores em formação. (link externo)
    Defendida por:
    Angela Bernardo de Lorena
  116. Sensibilidade a dicas sociais humanas e comportamentos emergentes em cães domésticos (Canis familiaris). (link externo)
    Defendida por:
    Isabela Zaine
  117. Capacitação de pais e professores para ações integradas de ensino de leitura e escrita para aprendizes com autismo e deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Benitez Afonso
  118. Escala de metacognição: evidências de validade, precisão e estabelecimento de normas. (link externo)
    Defendida por:
    Jussara Fátima Pascualon Araujo
  119. Aprendizagem relacional em inliíduos surdos prélinguais: exclusão, equivalência de estímulos e superseletividade. (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Tadeu Garcia
  120. Aquisição de discriminações auditivo-táteis e emergência de leitura recombinativa em Braille. (link externo)
    Defendida por:
    Regiane de Souza Quinteiro
  121. Aprendizagem e engajamento como função de consequências para o desempenho de crianças em um programa de ensino inliidualizado de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Dhayana Inthamoussu Veiga
  122. Investigação sobre o estabelecimento de falsas memórias por meio do paradigma da equivaência de estímulos. (link externo)
    Defendida por:
    Natalia Maria Aggio
  123. Novos repertórios verbais em crianças pequenas: ouvinte, falante e classes de estímulos equivalentes. (link externo)
    Defendida por:
    Christiana Gonçalves Meira de Almeida
  124. Avaliação das habilidades sociais e variáveis sociodemográficas de adolescentes com e sem indicadores de depressão.
    Defendida por:
    Josiane Rosa Campos
  125. Estudo de inserção de jogos computadorizados como recurso complementar ao ensino de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Leonardo Brandão Marques
  126. Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários. (link externo)
    Defendida por:
    Paloma Pegolo de Albuquerque
  127. Conceituação, avaliação e promoção de automonitoria em pré-escolares e sua relação com competência social e comportamentos-problema. (link externo)
    Defendida por:
    Talita Pereira Dias
  128. Propriedades psicométricas do inventário de habilidades de enfrentamento para a abstinência de álcool e outras drogas (IDHEA-AD). (link externo)
    Defendida por:
    Lucas Guimarães Cardoso de Sá
  129. Habilidades sociais e solidariedade intergeracional no relacionamento entre pais idosos e filhos adultos. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Braz
  130. Procedimentos e processos - uma delicada relação na aprendizagem em discriminações por bebês. (link externo)
    Defendida por:
    Naiara Minto de Souza
  131. Ultradarwinismo em K. R. Popper e B. F. Skinner. (link externo)
    Defendida por:
    Érik Luca de Melo
  132. Estudos experimentais sobre relações derivadas e transferência do significado. (link externo)
    Defendida por:
    João Henrique de Almeida
  133. Avaliação de habilidades pré-aritméticas e ensino de adição e subtração para crianças: contribuições de análise do comportamento. (link externo)
    Defendida por:
    Priscila Mara de Araújo Gualberto
  134. Função simbólica em pessoas com Transtorno do Espectro Autista: requisitos comportamentais para a formação de classes de equivalência. (link externo)
    Defendida por:
    André Augusto Borges Varella
  135. Estabelecimento de escrita sob controle de ditado como base para a recombinação na leitura e na escrita. (link externo)
    Defendida por:
    Thaize de Souza Reis
  136. Histórico familiar de mulheres encarceradas: fatores de risco e proteção para os filhos. (link externo)
    Defendida por:
    Gabriela Isabel Reyes Ormeño
  137. Programa universal de habilidades sociais aplicado pelo professor: impacto sobre comportamentos sociais e acadêmico. (link externo)
    Defendida por:
    Daniele Carolina Lopes
  138. Efeitos de variáveis de procedimentos de treino para o estabelecimento do controle contextual de relações condicionais e de equivalência. (link externo)
    Defendida por:
    Tatiane Carvalho Castro
  139. Avaliação da interação mãe-criança em contexto com e sem violência física conjugal: um estudo comparativo. (link externo)
    Defendida por:
    Sabrina Mazo DAffonseca
  140. Ensino de universitários para o uso de procedimentos computadorizados de matching-to-sample no ensino de leitura. (link externo)
    Defendida por:
    Marileide Antunes de Oliveira
  141. Correspondência fazer-dizer: variáveis de controle e condições de manutenção e generalização. (link externo)
    Defendida por:
    Mariéle de Cássia Diniz Cortez
  142. Habilidades sociais e bem-estar subjetivo de crianças dotadas e talentosas. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Luiza Pontes de França Freitas
  143. Construção de um programa de ensino de pré-requisitos de leitura e escrita para pessoas com deficiência intelectual. (link externo)
    Defendida por:
    Maria Clara de Freitas
  144. Efeitos de uma capacitação sobre envolvimento familiar para estagiários em fisioterapia neuropediátrica. (link externo)
    Defendida por:
    Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro
  145. O conceito de símbolo em Sidman e Skinner: uma análise epistemológica. (link externo)
    Defendida por:
    Julia Zanetti Rocca
  146. Crianças e adolescentes com plumbemia: habilidades sociais, problemas de comportamento, funcionamento intelectual e variáveis sociodemográficas. (link externo)
    Defendida por:
    Denise Dascanio
  147. Expressões faciais de emoções de crianças com deficiência visual e videntes: avaliação e intervenção sob a perspectiva das habilidades sociais. (link externo)
    Defendida por:
    Bárbara Carvalho Ferreira
  148. Investigações sobre discriminações simples e discriminações condicionais em abelhas. (link externo)
    Defendida por:
    Antonio Maurício Moreno
  149. Topografias de controle de estímulos e equivalência de estímulos: variações paramétricas do procedimento de máscaras. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Karina Leme Arantes
  150. Conciliação entre profissão, conjugalidade e parternidade para homens e mulheres com filhos na primeira infância. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carolina Gravena Vanalli
  151. Avaliação de um programa preventivo de violência escolar: planejamento, implantação e eficácia. (link externo)
    Defendida por:
    Ana Carina Stelko-Pereira