Artigos - 2024
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/artigos/artigos-2024
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Artigos - 2024
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2024
- ALVES, Cristiane; DONADELI, Josiane Maria; DE ROSE, Julio C. Do–Say Correspondence in Adults: Audience Control in a Virtual Game. The Psychological Record, v. 74, n. 2, p. 183-195, 2024. (link externo)
- ARAÚJO, Patrícia Pereira de et al. Avaliação e ensino de emoções com crianças e jovens adultos com autismo ou síndrome de down mediado pela família. Psicologia: ciência e profissão, v. 44, p. e258093, 2024. (link externo)
- AYRES‐PEREIRA, Vanessa; DE SOUZA, Deisy; ARNTZEN, Erik. Discrimination of highly similar stimuli as members of different equivalence classes. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 123, n. 2, p. 139-157, 2025. (link externo)
- BACADINI FRANÇA, Alex et al. The relationship between mental health, metacognition, and emotion regulation in older people. Clinical gerontologist, v. 47, n. 2, p. 298-306, 2024. (link externo)
- BALOG, Lívia Gabriela Campos et al. Shared reading: Interaction between parents and children in a natural setting. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 41, p. e210015, 2024. (link externo)
- BARBOSA, Gustavo Carrijo et al. Sense of mastery in caregivers of people living with dementia: translation and cultural adaptation of the Pearlin Mastery Scale. Dementia & Neuropsychologia, v. 18, p. e20230086, 2024. (link externo)
- BONDIOLI, RICARDO MARTINELLI ; BIAZIM, MIRIANA DE ARAUJO ; BENITEZ, PRISCILA ; DOMENICONI, CAMILA . Uso de histórias para ensino de reconhecimento de expressões faciais de emoções para crianças com TEA. REVISTA DE PSICOLOGIA : TEORIA E PRÁTICA (ONLINE), v. 26, p. 1-24, 2024. (link externo)
- BORTOLOTI, Renato et al. Research on Human Language and Cognition in Brazil Based on Stimulus Equivalence and Relational Frame Theory. The Psychological Record, v. 74, n. 4, p. 625-637, 2024. (link externo)
- BORUCHOVITCH, Evely; SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; SCHELINI, Patrícia Waltz. Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: mapeamento e relações com variáveis sociodemográficas. Recital-Revista de Educação, Ciência e Tecnologia de Almenara/MG, v. 5, n. 3, p. 127-139, 2023. (link externo)
- CÂMARA, Leonardo; HERZOG, Regina. Ferenczi e a técnica ativa: experimentação e expressão. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 75, n. 1, p. e008-e008, 2023. (link externo)
- CARDOSO, Bruno Luiz Avelino; MURTA, Sheila Giardini; DEL-PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Considerações preliminares à construção de programas de treinamento de habilidades sociais conjugais para casais em diversidade sexual e de gênero. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 19, n. SPE1, p. 133-145, 2023. (link externo)
- CARVALHO, Filipe C.; REGAÇO, Alceu; DE ROSE, Julio C. PYMTS: A Python matching-to-sample software. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, n. 1. (link externo)
- CASAGRANDE, Veronica et al. Analysis of Catalan Support for Youth/Adults with Intellectual Disability and/or Autism in the Brazilian Context. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 30, 2024. (link externo)
- CORRÊA, Larissa et al. Adaptation, testing, and use of the" iSupport for Dementia" program in different countries: a systematic review. Dementia & Neuropsychologia, v. 18, p. e20230097, 2024. (link externo)
- D'AFFONSECA, S. M.; MONTEIRO, A. P. ; ARAUJO, A. C. B. ; BARROS, G. M. C. . Estereótipos de universitários sobre homens e mulheres encarceradas. Interamerican Journal of Forensic Psychology, v. 1, p. 66-83, 2024. (link externo)
- DA SILVA SOUSA, Alex; DE OLIVEIRA, Jena Hanay Araújo; DOS REIS, Maria de Jesus Dutra. Depression, hopelessness, and coping strategies in partially penectomized patients for Penile Cancer. Revista de Gestão e Secretariado, v. 15, n. 12, p. e4417-e4417, 2024. (link externo)
- DA SILVA, Glorismar Gomes; GIL, Maria Stella Coutinho Alcântara. O Perfil da População Infantil com Fissura Lábio Palatina no Estado de São Paulo: uma Análise dos Dados Demográficos, Clínicos e Histórico Escolar. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 3, p. 613-621, 2024. (link externo)
- DE MORAIS, Daiene et al. Development and validation of a face database for the recognition of facial expressions of basic emotions in the Brazilian population. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 37, n. 1, p. 47, 2024. (link externo)
- DE OLIVEIRA ALVES, Camila et al. Dopamine D2-like receptors on conditioned and unconditioned fear: A systematic review of rodent pharmacological studies. Progress in Neuro-Psychopharmacology and Biological Psychiatry, v. 134, p. 111080, 2024. (link externo)
- DE OLIVEIRA TEIXEIRA, Isabela et al. INTERAÇÕES ENTRE AGENTES EDUCACIONAIS E CRIANÇAS COM AUTISMO DURANTE A APLICAÇÃO REMOTA DE TAREFAS DE DMTS. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 12, n. 2, p. 327-340, 2024. (link externo)
- DE ROSE, JULIO C. A poesia acontece quando alguém lê um poema: Borges e o leitor como autor. OLHAR (UFSCAR), v. 29, p. 270-280, 2024. (link externo)
- de Souza, D.G.. Memorial. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, p. 260-286, 2024. (link externo)
- DE VASCONCELOS BARROS, Marília Vidal; D'AFFONSECA, Sabrina Mazo. Impactos da Exposição à VPI no Desenvolvimento infantil: Revisão Sistemática de Literatura. Revista Psicologia em Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 1-30, 2024. (link externo)
- DE VASCONCELOS, Nathalia et al. Avaliação da Aplicabilidade de um Serviço-Escola em Análise do Comportamento Aplicada para crianças com autismo em um modelo de Telessaúde. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 26, p. e241865-e241865, 2024. (link externo)
- DOMENICONI, Camila et al. Telessaúde em intervenção comportamental com mães de crianças com autismo. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 25, p. 1-17, 2023. (link externo)
- DOS SANTOS SPINDOLA, Caroline et al. Trauma do racismo e resistência artística. Cadernos de Psicanálise| CPRJ, v. 46, n. 51, p. 11-30, 2024. (link externo)
- FERRADOR, Amanda; CÂMARA, Leonardo. Trauma e contradições em relacionamentos íntimos entre professores e alunas: uma perspectiva ferencziana. Estilos da Clínica, v. 29, n. 3, p. 471-487, 2024. (link externo)
- FURUKAWA, Letícia Yuki de Araujo et al. Lesbian Intimate Partner Violence and Perceived Social Support: A Confirmatory Latent Class Analysis. Trends in Psychology, p. 1-19, 2024. (link externo)
- GOMES, Renata Cristina; DE OLIVEIRA, Marlon Alexandre; GARCÍA, Rebeca Robles. The Effect of Establishing Symbolic Coordination Relations on the Emission of Helping Responses. International journal of psychology and psychological therapy, v. 24, n. 1, p. 27-35, 2024. (link externo)
- GOMES, Renata Cristina; DE ROSE, Julio C. O papel de estímulos verbais eliciadores no desenvolvimento da sensibilidade ao outro na psicoterapia. Perspectivas em Análise do Comportamento, v. 15, p. 060-072, 2024. (link externo)
- HANNA, Elenice Seixas et al. Computer-Assisted or Instructor-Led Reading Instructions of Portuguese Words with Orthography Difficulties. International journal of psychology and psychological therapy, v. 24, n. 1, p. 121-137, 2024. (link externo)
- HARTE, Colin et al. Leave your weapons at the door: Introduction to the Special Issue on Modern Behavior Analyses of Human Language and Cognition. The Psychological Record, v. 74, n. 4, p. 329-332, 2024. (link externo)
- HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira et al. Does Social Desirability Affect Faculty and Students' Perceptions of Excellence in Teaching?. Cadernos de Educação Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 3, p. 1065-1075, 2024. (link externo)
- JESUS, Gledson Martins; RISK, Eduardo Name. Digital Sociability: Implications of the COVID-19 Pandemic among Young Adults. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 34, p. e3435, 2025. (link externo)
- KRÜGER, Gustavo M.; DA CONCEIÇÃO, Djenane B.; DE ROSE, Júlio CC. Uma Introdução à Nomeação Bidirecional. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20. (link externo)
- LEMOS, Felipe Magalhães et al. Revisão sistemática de análises funcionais de comportamentos desafiadores no Brasil. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social: RPICS, v. 10, n. 2, p. 10, 2024. (link externo)
- LEPRE, Rita Melissa; DE HOLLANDA SOUZA, Débora. Concepções de professoras da Educação Infantil sobre as funções executivas e sua promoção na escola. Revista Veras, v. 13, n. 2, p. 202-202, 2023. (link externo)
- LORBIESKI, Letícia; ZAPPAROLI, Heloisa Ribeiro; CORTEZ, Mariéle Diniz. Efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, v. 26, p. e241907-e241907, 2024. (link externo)
- MARIN, Ramon; HARTE, Colin; DAS GRAÇAS DE SOUZA, Deisy. Merging meaningful classes and abstract equivalence classes by exclusion. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 122, n. 1, p. 42-51, 2024. (link externo)
- MARINHO, Vitor Duncan et al. Programação de Condições para o Desenvolvimento de Comportamentos e Precision Teaching como tecnologias de ensino. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20. (link externo)
- MARSURA, Nivea Regina et al. PRÁTICAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL COM FAMÍLIAS, CRIANÇAS E JOVENS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE. Linguagens, Educação e Sociedade, v. 28, n. 58, p. 1-24, 2024.(link externo)
- MARTINS, Mário et al. Responsabilização e culpabilização: atribuições, posicionamentos e jogos de poder durante melhoramento de assentamento precário. Psicologia & Sociedade, v. 36, p. e279053, 2024. (link externo)
- MIGUEL, Fabiano Koich; CÓSER, Samanta Soares dos Santos. Estudos de Criação e Validade do Teste Adaptativo de Extensão de Vocabulário. Psico-USF, v. 29, p. e272236, 2024. (link externo)
- MUTO, Jessica Harume Dias; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino Informatizado de Leitura e Escrita para Alunos em Alfabetização no Formato Remoto e Síncrono. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 25, n. 4, p. 813-823, 2024. (link externo)
- OLIVEIRA, K. L.; ROSA, M. T. ; NASCIMENTO, M. M. ; FERREIRA, S. ; CANDIDO, J. P. F. . Compreensão leitora de leitores formadores: Análise de acertos no teste de Cloze. Recital - Revista de Educação Ciência Tecnologia de Almenara/MG, v. 5, p. 63-77, 2024. (link externo)
- PASSARELLI, Denise Aparecida et al. Examining implicit and explicit anti-Black racial bias in children: A repeated measure design using the Function Acquisition Speed Test (FAST). European Journal of Behavior Analysis, v. 25, n. 2, p. 153-173, 2024. (link externo)
- PASSARELLI, Denise Aparecida et al. Reducing racial bias using a conflicting relations paradigm: A systematic replication of mizael et al.(2016). Behavior and Social Issues, v. 33, n. 2, p. 737-764, 2024. (link externo)
- PAVARINI, Sofia Cristina Iost et al. Translation and cultural adaptation of the Positive Aspects of Caregiving Scale for caregivers of people living with dementia in Brazilian context: a methodological study. Sao Paulo Medical Journal, v. 142, p. e2023325, 2024. (link externo)
- Peixoto, I.; Muniz, M. ; Bueno, J. M. H. . Validade de conteúdo do Teste Informatizado de Inteligência Emocional no Trabalho - TIIET. Avaliação Psicológica, v. 22, p. 336-348, 2024. (link externo)
- PENHA, Livia de Ângeli Silva et al. Effect of Reinforcement Duration on Response Rate of Stingless Bees (Melipona quadrifasciata anthidioides). Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, n. 2. (link externo)
- PERES, Diego Lorca; DE ARAÚJO, Nathalia Helena; D’AFFONSECA, Sabrina Mazo. Análise da efetivação da Lei 13.431/2017 em uma amostra de sentenças judiciais. (link externo)
- PESSOA, Alex Sandro Gomes et al. Ampliação da rede de apoio de crianças enlutadas na pandemia de COVID-19. Revista Subjetividades, v. 24, n. 3, p. 1-14, 2024. (link externo)
- PESSOA, Alex Sandro Gomes et al. AVALIAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO CONDUZIDO EM CONTEXTOS EDUCATIVOS COM CRIANÇAS AFETADAS PELA PANDEMIA. Revista Fragmentos de Cultura-Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, v. 33, n. 3, p. 591-602, 2023. (link externo)
- PESSOA, Alex SG et al. Harmful Online Content and Cross-Cultural Challenges Faced by Adolescents: Findings From Focus Groups Conducted in Brazil and Australia. Annual Review of Cybertherapy And Telemedicine 2024, p. 225. (link externo)
- PIANOWSKI, Giselle; MIGUEL, Fabiano Koich; CARVALHO, Lucas de Francisco. Screening personality disorders in a Brazilian community sample: Screening personality disorders. Current Psychology, v. 43, n. 46, p. 35299-35307, 2024. (link externo)
- PICHARILLO, Alessandra Daniele Messali; ELIAS, Nassim Chamel. Matriz Recombinativa para o Ensino de Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo: Revisão Sistemática. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, n. 2. (link externo)
- REGAÇO, Alceu et al. Miner Troubles: A gamified matching-to-sample. Experimental Analysis of Human Behavior: Bulletin, v. 35, n. Special Issue, 2024. (link externo)
- REIMER, Adriano E. et al. Striatal stimulation enhances cognitive control and evidence processing in rodents and humans. Science Translational Medicine, v. 16, n. 778, p. eadp1723, 2024. (link externo)
- RIBEIRO SILVA, Laíza et al. Effects of a collaborative gamification on learning and engagement of children with Autism. Universal Access in the Information Society, v. 24, n. 1, p. 911-932, 2025. (link externo)
- RIBEIRO, Giovan W.; DE SOUZA, Deisy G. Evidence of precurrent responses expanding equivalence classes in a delayed matching‐to‐sample task. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, v. 121, n. 2, p. 151-162, 2024. (link externo)
- RIBEIRO, Thaís Arantes; CARMO, João dos Santos. Estratégias de Redução da Ansiedade Matemática: uma revisão sistemática da literatura. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 38, p. e230007, 2024. (link externo)
- SANTINI, Giovanna Jangarelli; ELIAS, Nassim Chamel. Treinamento de aplicadores via vídeo modelação para implementação de ensino por tentativas discretas. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, n. 2, 2024. (link externo)
- SANTIS, Ligia de; PEIXOTO, Evandro Morais; BARHAM, Elizabeth Joan. Fathering children aged from 2 to 10: Psychometric properties of the IFI-BR-27. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 44, p. e260417, 2024. (link externo)
- SENA, Bárbara Cristina Soares; PESSOA, Alex Sandro Gomes. Vínculos Familiares de Adolescentes em Cumprimento de Medidas Socioeducativas de Internação Durante a Pandemia Covid-19. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 24, 2024. (link externo)
- SILVA, Elaine de Carvalho; ELIAS, Nassim Chamel; BARROS, Romariz da Silva. A Comparison of Teaching Intraverbal-Tact and Listener Relations to Children Diagnosed with Autism Spectrum Disorder. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 40, p. e40204, 2024. (link externo)
- SILVA, Giulia Gomes da; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de; GIL, Maria Stella Coutinho de Alcantara. Unidirectional Speaker Naming in Toddlers: Effects of Multiple Exemplar Instruction Teaching. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 34, p. e3415, 2024. (link externo)
- SILVA, Natany Ferreira; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Ensino de Leitura e Escrita de Sentenças para Crianças Durante a Pandemia Covid-19: Instrução Baseada em Equivalência e Matrizes de Ensino. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, v. 20, n. 1. (link externo)
- TAVARES, Patricia et al. EFEITO DE POSITIVIDADE NA MEMÓRIA NO ENVELHECIMENTO: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Interfaces Científicas-Humanas e Sociais, v. 12, n. 2, p. 368-381, 2024. (link externo)
- TEIXEIRA, Isabela de Oliveira; POSTALLI, Lidia Maria Marson. Delayed matching-to-sample tasks implemented online to individuals with developmental disabilities: A systematic replication. Psicologia: teoria e prática, v. 26, n. 2, 2024. (link externo)
- TROMBETA, Gabriela; BARHAM, Elizabeth Joan; BERTHO, Maria Alice Centanin. Understanding How Mindfulness-Based Interventions Promote Work-Life Balance: A Systematic Review of Randomized Controlled Trials. Trends in Psychology, p. 1-38, 2024. (link externo)
- VAN HEEL, Martijn et al. Measurement invariance of the coparenting relationship scale (CRS) across ten countries. Journal of Family Psychology, v. 38, n. 5, p. 697-706, 2024. (link externo)
- WECHSLER, Solange Muglia et al. Avaliação do Desenvolvimento Cognitivo pelo Desenho da Figura Humana: Evidências Psicométricas e Comparação em Duas Décadas. Avaliação Psicológica, v. 23, n. 1, p. 45-55, 2024. (link externo)