Artigos - 2015
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/artigos/artigos-2015
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Artigos - 2015
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2015
- Afonso, M. L., & Scopinho, R. A. (2015). Mulheres camponesas: identidades que resistem. REU-Revista de Estudos Universitários, 41(2), 247-264. (link externo)
- Albuquerque, P. P. D., & Williams, L. C. (2015). Impact of the worst school experiences in students: A retrospective study on trauma. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(62), 343-351. (link externo)
- Anastácio-Pessan, F. L., Almeida-Verdu, A. C. M., Bevilacqua, M. C., & de Souza, D. D. G. (2015). Usando o paradigma de equivalência para aumentar a correspondência na fala de crianças com implante coclear na nomeação de figuras e na leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(2), 365-377. (link externo)
- Andrade, P. E., do Prado, P. S. T., & dos Santos Carmo, J. (2015). Das representações numéricas inatas à Matemática culturalmente construída. Temas em Psicologia, 23(1), 225-242. (link externo)
- Baptista-de-Souza, D., Nunciato, A. C., Pereira, B. C., Fachinni, G., Zaniboni, C. R., & Canto-de-Souza, A. (2015). Mice undergoing neuropathic pain induce anxiogenic-like effects and hypernociception in cagemates. Behavioural pharmacology, 26(7), 664-672. (link externo)
- Bardagi, Marucia Patta, Teixeira, Marco Antônio Pereira, Segabinazi, Joice Dickel, Schelini, Patrícia Waltz, & Nascimento, Elizabeth do. (2015). Ensino da avaliação psicológica no Brasil: levantamento com docentes de diferentes regiões. Avaliação Psicológica, 14(2), 253-260. (link externo)
- Brandão, M. L., de Oliveira, A. R., Muthuraju, S., Colombo, A. C., Saito, V. M., & Talbot, T. (2015). Dual role of dopamine D2-like receptors in the mediation of conditioned and unconditioned fear. FEBS letters, 589(22), 3433-3437. (link externo)
- Benitez, P., & Domeniconi, C. (2016). Use of a computerized reading and writing teaching program for families of students with intellectual disabilities. The Psychological Record, 66(1), 127-138. (link externo)
- Benitez, P., Gomes, M. L. D. C., Schelini, P. W., & Domeniconi, C. (2015). Evidência de validade do diagnóstico da leitura e escrita (DLE) em relação ao WISC-III em deficientes intelectuais. Boletim de Psicologia, 65(142), 83-96. (link externo)
- Casali-Robalinho, I. G., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2015). Habilidades sociais como preditoras para problemas de comportamento em escolares. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(3), 321-330. (link externo)
- da Conceição, D. B., Maria de Lourdes, R. F., & de Rose, J. C. C. (2015). O Ensino de Leitura em Bloomfield e na Análise do Comportamento. Perspectivas em análise do comportamento, 6(1), 2-23. (link externo)
- Dascanio, D., Del Prette, Z. A. P., & Fontaine, A. M. G. V. (2015). Intoxicação infantil por chumbo: uma análise discriminante entre os fatores de risco e de proteção. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(2), 725-746. (link externo)
- Dascanio, D., Del Prette, A., Barham, E. J., Rodrigues, O. M. P. R., Fontaine, A. M. G. V., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Habilidades sociais, competência acadêmica e problemas de comportamento em crianças com diferentes níveis de plumbemia. Psicologia: Reflexão e Crítica, 28(1), 166-176. (link externo)
- de Albuquerque, P. P., & de Albuquerque Williams, L. C. (2015). Homofobia na escola: relatos de universitários sobre as piores experiências. Temas em Psicologia, 23(3), 663-676. (link externo)
- de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2015). Changing the meaningfulness of abstract stimuli by the reorganization of equivalence classes: Effects of delayed matching. The Psychological Record, 65(3), 451-461. (link externo)
- de Castro, M. S. L. B., & de Rose, J. C. C. (2015). O conflito ético e sua solução no Behaviorismo Radical. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 17(2), 46-51. (link externo)
- de Freitas, M. C., Benitez, P., Domeniconi, C., & Barros, R. (2015). Discriminação de Quantidades por Macacos-Prego: O Papel da Área Ocupada pelo Alimento e da Distância Numérica. Temas em Psicologia, 23(1), 111-121. (link externo)
- de Melo, T. G., & Scopinho, R. A. (2015). Participação em cooperativas de assentamentos rurais: estudo sobre os sentidos do trabalho. Psicologia em estudo, 20(4), 129-541. (link externo)
- de Melo, C. M., de Castro, M. S. L. B., & de Rose, J. C. (2015). Some relations between culture, ethics and technology in BF Skinner. Behavior and Social Issues, 24(1), 39-55. (link externo)
- de Oliveira, N. A., Luchesi, B. M., Inouye, K., Barham, E. J., & Pavarini, S. C. I. (2015). Avaliação da atitude das crianças que residem com idosos em relação à velhice. Acta Paulista de Enfermagem, 28(1), 87-94. (link externo)
- de Sousa, N. M., Garcia, L. T., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2015). Differential reinforcement in simple discrimination learning in 10-to 20-month-old toddlers. The Psychological Record, 65(1), 31-40. (link externo)
- de Sousa, N. M., de Alcantara Gil, M. S. C., & McIlvane, W. J. (2015). Discrimination and reversal learning by toddlers aged 15-23 months. The Psychological Record, 65(1), 41-47. (link externo)
- Dias, T. P., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Promoção de automonitoria em crianças pré-escolares: Impacto sobre o repertório social. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 23(3), 273-287. (link externo)
- do Prado, P. S. T., de Freitas Betetto, M., Casali-Robalinho, I. G., Fioraneli, R. C., Mendes, A. C., Rocca, J. Z., ... & dos Santos Carmo, J. (2015). Desempenho de alunos do quarto ano em testes de subitização e estimativa e no Teste de Desempenho Escolar (TDE). Temas em Psicologia, 23(1), 1-14. (link externo)
- dos Santos, E. F., & Scopinho, R. A. (2015). A questão étnico-racial no Brasil contemporâneo: notas sobre a contribuição da teoria das representações sociais. Psicologia e Saber Social, 4(2), 168-182. (link externo)
- Elias, N. C., & Goyos, C. (2015). The effects of teaching sign-video and action-video conditional discriminations in the emergence of symmetry and tacts with children. Behavior Analysis: Research and Practice, 15(1), 81. (link externo)
- Faccioli, J. S., Justino, F. L. C., & Schelini, P. W. (2015). Elaboração de técnica para avaliar o pensamento contrafactual em adultos. Estudos e Pesquisas em Psicologia, 15(1), 196-217. (link externo)
- Faccioli, J. S., & Schelini, P. W. (2015). Styles of counterfactual thoughts in people with and without signs of depression. The Spanish journal of psychology, 18. (link externo)
- Ferreira, H. G., Barham, E. J., & Fontaine, A. M. G. (2015). A measure to assess elderly Brazilians’ involvement in pleasant activities: Initial evidence of internal and external validity. Clinical Gerontologist, 38(5), 375-394. (link externo)
- França-Freitas, M. L. P. D., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2015). Social skills of gifted and talented children. Estudos de Psicologia (Natal), 19(4), 288-295. (link externo)
- Freitas, L. C., & Del Prette, Z. A. (2015). Social Skills Rating System-Brazilian version: New exploratory and confirmatory factorial analyses. Avances en Psicología Latinoamericana, 33(1), 135-156. (link externo)
- Gamba, J., Goyos, C., & Petursdottir, A. I. (2015). The functional independence of mands and tacts: Has it been demonstrated empirically?. The Analysis of verbal behavior, 31(1), 10-38. (link externo)
- Garcia, G. J., Chagas, M. H., Silva, C. H., Machado-de-Sousa, J. P., Crippa, J. A., & Hallak, J. E. (2015). Structural and functional neuroimaging findings associated with the use of clozapine in schizophrenia: a systematic review. Brazilian Journal of Psychiatry, 37(1), 71-79. (link externo)
- Godoy, M. C. J., Alves, H. W., Xander, P., dos Santos Carmo, J., & de Souza, S. R. (2015). Ensino de equivalência monetária por meio de um jogo de dominó adaptado. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 23(2), 117-135. (link externo)
- Golfeto, R. M., & de Souza, D. G. (2015). Sentence production after listener and echoic training by prelingual deaf children with cochlear implants. Journal of Applied Behavior Analysis, 48(2), 363-375. (link externo)
- Gomes, C. G. S., de Souza, D. D. G., & Hanna, E. S. (2015). Ensino de relações entre figuras e palavras impressas com emparelhamento multimodelo a crianças com autismo. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 11(1). (link externo)
- Gràcia, M., Benitez, P., Vega, F., & Domeniconi, C. (2015). Escala de Valoración de la Enseñanza del Lenguaje Oral en contexto Escolar: adaptación para su uso en educación especial. Revista de Logopedia, Foniatría y Audiología, 35(2), 84-94. (link externo)
- Hackbarth, C., de Albuquerque Williams, L. C., & Lopes, N. R. L. (2015). Avaliação de capacitação para utilização do Protocolo NICHD em duas cidades brasileiras. Revista de Psicología, 24(1), 1-18. (link externo)
- Kirchner, L. D. F., Jorge, C. C., & Reis, M. D. J. D. D. (2015). Group cognitive-behavioral therapy for chronic pain adults: review of Brazilian trials. Revista Dor, 16(3), 210-214. (link externo)
- Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., & Coimbra, S. (2015). Habilidades Sociais, Apoio Social e Bem-Estar de Adolescentes de Diferentes Configurações Familiares. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 9-17. (link externo)
- Löhr, T., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2015). Aprender Brincando: Ecoar e Tatear na Ampliação do Repertório Verbal de Bebês. Paidéia (Ribeirão Preto), 25(60), 77-84. (link externo)
- Lopes, D. C., Gerolamo, M. C., Del Prette, Z. A. P., Musetti, M. A., & Del Prette, A. (2015). Social skills: A key factor for engineering students to develop interpersonal skills. International journal of engineering education, 31(1), 405-413. (link externo)
- Mecca, T. P., Dias, N. M., Reppold, C. T., Muniz, M., Gomes, C. M. A., Fioravanti-Bastos, A. C. M., ... & Macedo, E. C. D. (2015). Funcionamento adaptativo: panorama nacional e avaliação com o adaptive behavior assessment system. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 107-122. (link externo)
- Miccione, M. M., de Assis, G. J. A., & dos Santos Carmo, J. (2015). Emergência de relações numéricas em pré-escolares. Interação em Psicologia, 19(2). (link externo)
- Morán, V. E., Olaz, F. O., & Del Prette, Z. A. (2015). Social skills questionnaire for Argentinean college students (SSQ-U) development and validation. The Spanish journal of psychology, 18. (link externo)
- MUNIZ, M., SEABRA, A. G., & PRIMI, R. (2015). A relação entre potencial de aprendizagem e desempenho acadêmico: predição pelo Teste Dinâmico Informatizado de Raciocínio Indutivo para Crianças. Estudos de Psicologia, 32(3), 343-356. (link externo)
- Osório, F. L., Lima, M. P., & Chagas, M. H. N. (2015). Assessment and screening of panic disorder in cancer patients: Performance of the PHQ-PD. Journal of psychosomatic research, 78(1), 91-94. (link externo)
- Osório, F. L., Lima, M. P., & Chagas, M. H. N. (2015). Screening tools for psychiatry disorders in cancer setting: caution when using. Psychiatry research, 229(3), 739-742. (link externo)
- Pascualon-Araujo, J. F., & Schelini, P. W. (2015). Evidências de validade de uma escala destinada à avaliação da metacognição infantil. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 31(2), 163-171. (link externo)
- Pegolo de Albuquerque, P., & Williams, L. C. D. A. (2015). Predictor variables of PTSD symptoms in school victimization: a retrospective study with college students. Journal of Aggression, Maltreatment & Trauma, 24(10), 1067-1085. (link externo)
- Peres, R. S., Simanke, R. T., & Caropreso, F. S. (2015). A noção de representação em psicanálise: da metapsicologia à psicossomática. Psicologia Clínica. (link externo)
- Perez, W. F., de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2015). Transformation of meaning through relations of sameness and opposition. The Psychological Record, 65(4), 679-689. (link externo)
- Postalli, L. M. M., de Souza Canovas, D., & de Souza, D. D. G. (2015). Simple discrimination and reversal learning sets in typically developing young children. The Psychological Record, 65(3), 411-423. (link externo)
- Rabelo, L. Z., & de Rose, J. C. (2015). É POSSÍVEL FAZER UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL DA INTELIGÊNCIA?. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 11(1). (link externo)
- Reimer, A. E., de Oliveira, A. R., Diniz, J. B., Hoexter, M. Q., Chiavegatto, S., & Brandão, M. L. (2015). Rats with differential self-grooming expression in the elevated plus-maze do not differ in anxiety-related behaviors. Behavioural brain research, 292, 370-380. (link externo)
- Reppold, C. T., Gomes, C. M. A., Seabra, A. G., Muniz, M., Valentini, F., & Laros, J. A. (2015). (Artigo teórico) Contribuições da psicometria para os estudos em neuropsicologia cognitiva. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 17(2). (link externo)
- Ribeiro, D. M., Miguel, C. F., & Goyos, C. (2015). The effects of listener training on discriminative control by elements of compound stimuli in children with disabilities. Journal of the Experimental Analysis of Behavior, 104(1), 48-62. (link externo)
- Rossit, R. A., & Goyos, C. (2015). Transferência e transformação de funções relacionais de/maior-que/e/menor-que/em crianças com deficiência intelectual. Temas em Psicologia, 23(1), 137-155. (link externo)
- Scopinho, R. A., da Silva Valencio, N. F. L., & Lourenço, L. F. (2015). Memória, Cotidiano e Trabalho: notas sobre modos de vida e subjetividades na Serra do Açor, Portugal. Novos Cadernos NAEA, 18(2). (link externo)
- Silveira, M. V., Aggio, N. M., Cortez, M. D., Bortoloti, R., Rico, V. V., & de Rose, J. C. (2015). Maintenance of equivalence classes and transfer of functions: the role of the nature of stimuli. The Psychological Record, 66(1), 65-74. (link externo)
- Silveira, M. V., & de Rose, J. C. (2015). CONSEQUÊNCIAS ESPECÍFICAS ARBITRÁRIAS EM MATCHING DE IDENTIDADE SÃO EFETIVAS PARA O ESTABELECIMENTO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA?. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 11(1). (link externo)
- Soares, A. B., & Prette, Z. A. P. D. (2015). Habilidades sociais e adaptação à universidade: Convergências e divergências dos construtos. Análise Psicológica, 33(2), 139-151. (link externo)
- Sobreira, E., Pena-Pereira, M. A., Eckeli, A. L., Sobreira-Neto, M. A., Chagas, M. H., Foss, M. P., ... & Tumas, V. (2015). Screening of cognitive impairment in patients with Parkinson's disease: diagnostic validity of the Brazilian versions of the Montreal Cognitive Assessment and the Addenbrooke's Cognitive Examination-Revised. Arquivos de neuro-psiquiatria, 73(11), 929-933. (link externo)
- Sobreira-Neto, M. A., Pena-Pereira, M. A., Sobreira, E. S. T., Chagas, M. H. N., Tumas, V., Fernandes, R. M. F., & Eckeli, A. L. (2015). Excessive fragmentary myoclonus in patients with Parkinson’s disease: prevalence and clinico-polysomnographic profile. Sleep and Breathing, 19(3), 997-1002. (link externo)
- Stelko-Pereira, Ana Carina, Valle, Jéssica Elena, & Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque. (2015). Escala de Engajamento Escolar: análise de características psicométricas. Avaliação Psicológica, 14(2), 207-212 (link externo)
- Valentini, F., Gomes, C. M. A., Muniz, M., Mecca, T. P., Laros, J. A., & de Andrade, J. M. (2015). Confiabilidade dos índices fatoriais da Wais-III adaptada para a população brasileira. Psicologia: teoria e prática, 17(2), 123-139. (link externo)
- Valle, J. E., Stelko-Pereira, A. C., de Sá, L. G. C., & de Albuquerque Williams, L. C. (2015). Bullying, vitimização por funcionários e depressão: relações com o engajamento emocional escolar. Psicologia Escolar e Educacional, 19(3), 463-473. (link externo)
- Varella, A. A., & De Souza, D. G. (2015). Using class‐specific compound consequences to teach dictated and printed letter relations to a child with autism. Journal of applied behavior analysis, 48(3), 675-679. (link externo)
- Velludo, N. B., & de Hollanda Souza, D. (2015). A criação de amigos imaginários: Uma revisão de literatura. Psico, 46(1), 25-37. (link externo)
- Zaine, I., Domeniconi, C., & Wynne, C. D. (2015). The ontogeny of human point following in dogs: When younger dogs outperform older. Behavioural processes, 119, 76-85. (link externo)
- Zanfelici, T. O., & Barham, E. J. (2015). Fatores de Risco ao Envolvimento de Mães com Filhos Pré-Escolares: Associações com Estresse e Burnout. Psico, 46(3), 351-361. (link externo)
- Zin, G., Escobal, G., Esteves, G., & Goyos, C. (2015). Sharing Game: Influence of gender, cost of response, history of reinforcement, and amount of money in the resource distribution of undergraduate students. Behavior Analysis: Research and Practice, 15(1), 65. (link externo)