Artigos - 2016
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/artigos/artigos-2016
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Artigos - 2016
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2016
- Ávila, R. F. D., Morais, D. D., Bomfim, A. J., & Chagas, M. H. N. (2016). Empatia e reconhecimento de expressões faciais de emoções básicas e complexas em estudantes de Medicina. J Bras Psiquiatr, 65(3), 209-214. (link externo)
- Benetti, D. S., & Brino, R. D. F. (2016). Análise do processo de desligamento institucional. Journal of Research in Special Educational Needs, 16, 150-154. (link externo)
- Brino, R. F., & Souza, M. A. D. O. (2016). Concepções sobre Violência Intrafamiliar na Área Educacional. Educação & Realidade, 41(4), 1251-1273. (link externo)
- Calixto, F., Escobal, G., Elias, N. C., & Goyos, C. TOMADA DE DECISÃO: UMA FERRAMENTA INFORMATIZADA PARA A CONDUÇÃO DE TAREFAS EM ESQUEMAS CONCORRENTES. Perspectivas em Psicologia, 20(1). (link externo)
- Calcagno, S., Barros, R. D. S., de Souza, D. D. G., & Sbravatti Ferrari, I. (2016). Análisis de errores presentados por adultos iletrados a lo largo de un programa computarizado para la enseñanza de lectura y escritura. Acta Colombiana de Psicología, Vol. 19, no. 1 (ene.-jun. 2016); p. 137-150. (link externo)
- Carmona, I., Baptista-de-Souza, D., & Canto-de-Souza, A. (2016). (332) Anxiogenic-like behaviors induced by living with a conspecific in neuropathic pain condition are attenuated by systemic injection of midazolam in mice. The Journal of Pain, 17(4), S58-S59. (link externo)
- Chagas, M. H. N., Barros, H. T. T., & Costa, R. F. A. D. (2016). The choice of psychiatry as a specialty: why do we need to pay attention?. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 43(1), 18-19. (link externo)
- Chagas, N. M. S., Borges, D. G. S., & Chagas, M. H. N. (2016). Delirium como fator de risco para demência em idosos: uma atualização. J Bras Psiquiatria, 65(1), 94-8. (link externo)
- Dascanio, D., Del Prette, Z. A. P., Rodrigues, O. M. P. R., & Del Prette, A. (2016). Intoxicação infantil por chumbo: uma questão de saúde e de políticas públicas. Psicologia em Revista, 22(1), 90-111. (link externo)
- Dascanio, Denise, Fontaine, Anne Marie Germane Victorine, Marturano, Edna Maria, & Del Prette, Zilda A. P. (2016). Crianças e adolescentes intoxicados por chumbo: práticas maternas e problemas de comportamento. Avaliação Psicológica, 15(2), 217-225. (link externo)
- D'Affonseca, S. M., Priolo Filho, S. R., & de Albuquerque Williams, L. C. (2016). Intervenção psicoterapêutica com famílias em situação de violência: relato de atividade de extensão. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 7(1), 43-49. (link externo)
- de Assis Silva, J., & Williams, L. C. A Case Study with the ACT Raising Safe Kids Parenting Program. (link externo)
- de Carvalho, T. R., & Barham, E. J. (2016). Instrumentos para avaliar a coparentalidade: uma comparação de suas propriedades psicométricas. Avaliação Psicológica, 15(2), 207-215. (link externo)
- de Melo, T. G., Scopinho, R. A., Gonçalves, J. C. (2016). Entre o legal e o real: assentamentos rurais do tipo PDS na macrorregião de Ribeirão Preto. Retratos de Assentamentos, 19(1), 41-67. (link externo)
- de Oliveira, M. A., Cortez, M. D., & de Rose, J. (2016). Efeitos do contexto de grupo no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em um jogo computadorizado. Perspectivas em análise do comportamento, 7(1), 70-85. (link externo)
- de Paula Pessoa, R. M., de Faria, S. M., de Morais, D., & Chagas, M. H. N. (2016). Da Demência ao Transtorno Neurocognitivo Maior: Aspectos Atuais/From Dementia to Major Neurocognitive Disorder: Current Aspects. REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE, 6(4), 5-17. (link externo)
- de Rose, J. C. (2016). A importância dos respondentes e das relações simbólicas para uma Análise Comportamental da Cultura. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 24(2), 201-220. (link externo)
- de Sá, L. G. C., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Habilidades de enfrentamento antecipatório para abstinência de substâncias: Construção de um novo instrumento de medida. Avances en Psicología Latinoamericana, 34(2), 351-363. (link externo)
- de Souza, L. M. R., de Sousa, N. M., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2016). Aprendizagem de relações emergentes por exclusão em crianças de 2 a 3 anos. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 12(1). (link externo)
- Elkis, H., Scemes, S., Savoia, M. G., PRETTE, Z. D., Mestriner, P., & Silva, A. R. D. (2016). Social dysfunction and skills in schizophrenia: relationship with treatment response and severity of psychopathology. Archives of Clinical Psychiatry. (link externo)
- Freita, L. C., Bandeira, M., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Comparando indicadores psicométricos de duas versões brasileiras do social skills rating system: Uma revisão da literatura. Psico-USF, 21(1), 25-36. (link externo)
- Furuya-da-Cunha, E. M., de Souza, R. R., & Canto-de-Souza, A. (2016). Rat exposure in mice with neuropathic pain induces fear and antinociception that is not reversed by 5-HT2C receptor activation in the dorsal periaqueductal gray. Behavioural brain research, 307, 250-257. (link externo)
- Garcia, G., Sodré, L., Zaine, I., & Domeniconi, C. (2016). Influence of dog presence on the tolerance and evaluation of aversive stimulation. (link externo)
- Gomes, C. G. S., & Souza, D. D. (2016). Ensino de sílabas simples, leitura combinatória e leitura com compreensão para aprendizes com autismo. Revista Brasileira de Educação Especial, 22(2), 233-252. (link externo)
- Gonçalves, J. C., & Scopinho, R. A. (2016). Agroecología en el territorio de la agroindustria de la caña de azúcar: el caso de la región de Ribeirão Preto/SP, Brasil. Ecología Política, (51), 99-102. (link externo)
- Henklain, M. H. O., dos Santos Carmo, J., & Júnior, J. L. (2017). Medidas comportamentais de eficácia: contribuições na avaliação do ensino de operações aritméticas. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(3). (link externo)
- Higbee, T. S., Aporta, A. P., Resende, A., Nogueira, M., Goyos, C., & Pollard, J. S. (2016). Interactive computer training to teach discrete‐trial instruction to undergraduates and special educators in Brazil: A replication and extension. Journal of applied behavior analysis, 49(4), 780-793. (link externo)
- Huziwara, E. M., de Souza, D. D. G., & Tomanari, G. Y. (2016). Patterns of eye movement in matching-to-sample tasks. Psicología: Reflexão e Crítica, 29(1), 2. (link externo)
- Langsdorff, L. C., Schmidt, A., & Domeniconi, C. (2016). Aprendizagem de relações auditivo-visuais por meio de tentativas de exclusão. Interação em Psicologia, 19(1). (link externo)
- Leme, V. B. R., Campos, J. R., Coimbra, S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Inventário de habilidades sociais para adolescentes: evidências de validade de constructo e confiabilidade. Psico, 47(3), 171-178. (link externo)
- Leme, V. B. R., Del Prette, Z. A. P., Koller, S. H., & Del Prette, A. (2016). Habilidades sociais e o modelo bioecológico do desenvolvimento humano: análise e perspectivas. Psicologia & Sociedade, 28(1). (link externo)
- Leme, V. B. R., Fernandes, L. D. M., Jovarini, N. V., Achkar, A. M. E., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Social Skills Program for adolescents in vulnerable social contexts. Psico-USF, 21(3), 595-608. (link externo)
- Lopes, N. R. L., & Williams, L. C. D. A. (2016). Avaliação do conhecimento sobre trauma craniano violento por pais brasileiros. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 32(2), 1-11. (link externo)
- Mizael, T. M., de Almeida, J. H., Silveira, C. C., & de Rose, J. C. (2016). Changing racial bias by transfer of functions in equivalence classes. The Psychological Record, 66(3), 451-462. (link externo)
- Mizael, T. M., dos Santos, S. L., & de Rose, J. C. C. (2016). Contribuições do paradigma de equivalência de estímulos para o estudo das atitudes. Interação em Psicologia, 20(2). (link externo)
- Moriyama, T. S., Chagas, M. H. N., Silveira-Moriyama, L., Tumas, V., Lees, A. J., Crippa, J. A., & Bressan, R. A. (2016). Diagnosing social anxiety in Parkinson's disease: characteristics and frequencies according to two diagnostic criteria. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 43(6), 139-142. (link externo)
- Muniz, M., & Fernandes, D. C. (2016). Autoconceito e ansiedade escolar: um estudo com alunos do ensino fundamental. Psicologia Escolar e Educacional, 20(3), 427-436. (link externo)
- Muniz, M., Gomes, C. M. A., & Pasian, S. R. (2016). Factor structure of Raven's Coloured Progressive Matrices. Psico-USF, 21(2), 259-272. (link externo)
- Ormeno, G. R., Fogo, J. C., Santini, P. M., & Williams, L. C. (2016). Children of incarcerated women in Brazil: Vulnerability and traumatic experiences in their lives. Journal of Latino/Latin American Studies, 8(2), 10-17. (link externo)
- Pinto, F. N. F. R., Barham, E. J., & Prette, Z. A. P. D. (2016). Interpersonal conflicts among family caregivers of the elderly: The importance of social skills. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 161-170. (link externo)
- Pompermaier, H. M., Almeida, N. V. F. D., & Souza, D. D. H. (2016). Aggressive behavior of children in a daycare center. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(64), 235-243. (link externo)
- Ribeiro, G. W., Silveira, M. V., Mackay, H. A., & de Rose, J. C. (2016). The effect of conditional discrimination reversals with SMTS and DMTS on reorganization of equivalence classes. The Psychological Record, 66(4), 589-597. (link externo)
- Ribeiro, R. A. S., Novaes, L. F., Faleiros, M. C. D. M., & Marcos Hortes, N. (2016). Prevalência de síndrome das pernas inquietas em pacientes com demência: uma atualização. J Bras Psiquiatr, 65(1), 89-93. (link externo)
- Ribeiro, T. A., Gallano, T. P., de Hollanda Souza, D., & de Souza, D. D. G. (2017). Responding and learning by exclusion in 2-year-olds: the case of adjectives. The Psychological Record, 67(3), 293-314. (link externo)
- Sabino, A. D. V., Chagas, M. H. N., & Osorio, F. L. (2016). Effects of psychotropic drugs used in the treatment of anxiety disorders on the recognition of facial expressions of emotion: critical analysis of literature. Neuroscience & Biobehavioral Reviews, 71, 802-809. (link externo)
- SANTINI, P. M., & de Albuquerque WILLIAMS, L. C. (2016). Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas. Estudos de Psicologia, 33(04), 711-721. (link externo)
- Santini, P. M., & Williams, L. C. (2016). Parenting programs to prevent corporal punishment: A systematic review. Paidéia (Ribeirão Preto), 26(63), 121-129. (link externo)
- Santos, E. F. D., & Scopinho, R. A. (2016). Desigualdades raciais, mérito e excelência acadêmica: Representações sociais em disputa. Psicologia: Ciência e Profissão, 36(2), 267-279. (link externo)
- Schelini, P. W., Deffendi, L. T., Fujie, M. A., & Boruchovitch, E. (2016). Avaliação do monitoramento metacognitivo: análise da produção científica. Avaliação Psicológica, 15, 57-65. (link externo)
- Silveira, C. C., Domeniconi, C., Calcagno, S. C., Kato, O. M., & Hanna, E. S. (2016). Repertório básico de leitura e escrita em escolas brasileiras com baixa avaliação do ensino fundamental. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 24(4), 471-486. (link externo)
- Silveira, M. V., dos Santos, A. R., & de Rose, J. C. (2016). Emergência de relações equivalentes a partir do treino de discriminação simples simultânea com estímulos compostos. Perspectivas em análise do comportamento, 7(2), 303-318. (link externo)
- Soma, S. M. P., de Castro, M. S. B. L., de Albuquerque Williams, L. C., & Tannús, P. M. (2016). A ALIENAÇÃO PARENTAL NO BRASIL: UMA REVISÃO DAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS. Psicologia em estudo, 21(3), 377-388. (link externo)
- Stelko-Pereira, A. C., & de Albuquerque Williams, L. C. (2016). Evaluation of a Brazilian School Violence Prevention Program (Violência Nota Zero). Pensamiento Psicológico, 14(1), 63-76. (link externo)
- Tavares, L. R. R., Baptista-de-Souza, D., & Canto-de-Souza, A. (2016). (333) Fluoxetine revert the effect of MK-212 intra-amygdala injections but does not change the 8-OH-DPAT effects on antinociception induced in mice confined to open arms the elevated plus-maze. The Journal of Pain, 17(4), S59. (link externo)
- Teixeira, C. M., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Assertividade: uma análise da produção acadêmica nacional. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 18(2), 56-72. (link externo)
- Velludo, N. B., & de Hollanda Souza, D. (2016). “ELE ME DEIXAVA ESPECIAL”: AMIGOS IMAGINÁRIOS, SUAS FUNÇÕES E ATITUDES PARENTAIS. Psicologia em Estudo, 21(1), 115-126. (link externo)
- Zaine, I., Domeniconi, C., & de Rose, J. C. (2016). Exclusion performance and learning by exclusion in dogs. Journal of the experimental analysis of behavior, 105(3), 362-374. (link externo)
- Zanfelici, T. O., Aiello, A. L. R., & Carli, A. A. T. D. (2016). Adaptação Transcultural do Questionário de Recursos e Estresse (QRS-F) para Familiares Cuidadores. Pensando familias, 20(1), 142-157. (link externo)
- Zaniboni, C., Baptista-de-Souza, D., & Canto-de-Souza, A. (2016). (330) Effects of midazolam on hypernociception induced by living with a conspecific in neuropathic pain condition in mice. The Journal of Pain, 17(4), S58. (link externo)