Artigos - 2017
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/artigos/artigos-2017
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Artigos - 2017
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2017
- Afonso, M. L., & Scopinho, R. A. (2017). Regulación de la prostitución:¿ avance o retroceso en la construcción de la igualdad de género? Un estudio de caso en Brasil. Multidisciplinary Journal of Gender Studies, 6(3), 1414-1438. (link externo)
- Aggio, N. M., Pedrosa, S. C. D., & de Rose, J. C. (2017). Falsas memórias na perspectiva da análise do comportamento: Uma análise da literatura. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(3), 379-393. (link externo)
- Amd, M., de Almeida, J. H., de Rose, J. C., Silveira, C. C., & Pompermaier, H. M. (2017). Effects of orientation and differential reinforcement on transitive stimulus control. Behavioural processes, 144, 58-65. (link externo)
- Benitez, P., de CarvalhoGomes, M. L., Bondioli, R., & Domeniconi, C. (2017). Mapeamento das estratégias inclusivas para estudantes com deficiência intelectual e autismo. Psicologia em Estudo, 22(1), 81-93. (link externo)
- Blanco, M. B., de Souza, R. R., & Canto-de-Souza, A. (2017). Effects of environmental enrichment in a mouse model of posttraumatic stress disorder. Psychology & Neuroscience, 10(2), 225. (link externo)
- Cardoso, B. L. A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades sociais conjugais: uma revisão da literatura brasileira. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 19(2), 124-137. (link externo)
- Chagas, M. H. N., Chagas, N. M. D. S., & Osorio, F. D. L. (2017). Translation and transcultural adaptation to Brazilian Portuguese of the Theory of Mind Task Battery for assessment of social cognition in the elderly. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 44(1), 30-31. (link externo)
- Chagas, M. H. N., Chini, A. C., & Pessoa, R. M. D. P. (2017). Prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados em instituições de longa permanência para idosos. J. bras. psiquiatr, 66(1), 62-63. (link externo)
- Chagas, M. H. N., Oliveira, T. H. G., Linares, I. M., Balarini, F. B., Chagas, N. M. S., Tumas, V., & Crippa, J. A. S. (2017). Can anxiety increase tremors in patients with Parkinson’s disease? An experimental model. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 44(4), 85-88. (link externo)
- Chagas, M. H. N., Tumas, V., Pena-Pereira, M. A., Machado-de-Sousa, J. P., dos Santos, A. C., Sanches, R. F., ... & Crippa, J. A. S. (2017). Neuroimaging of major depression in Parkinson's disease: Cortical thickness, cortical and subcortical volume, and spectroscopy findings. Journal of psychiatric research, 90, 40-45. (link externo)
- Comodo, C. N., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Intergeracionalidade das habilidades sociais entre pais e filhos adolescentes. Psicologia: teoria e pesquisa. (link externo)
- Cortez, M. D., Miguel, C. F., & de Rose, J. C. (2017). Efeitos de diferentes tipos de treino de correspondência na manutenção de autorrelatos correspondentes de crianças. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(4), 511-527. (link externo)
- Costa-Guarisco, L. P., Dalpubel, D., Labanca, L., & Chagas, M. H. N. (2017). Percepção da perda auditiva: utilização da escala subjetiva de faces para triagem auditiva em idosos. Ciência & Saúde Coletiva, 22, 3579-3588. (link externo)
- de Andrade, A. L. M., Bossini, P. S., do Canto De, A. L. M., Sanchez, A. D., & Parizotto, N. A. (2017). Effect of photobiomodulation therapy (808 nm) in the control of neuropathic pain in mice. Lasers in medical science, 32(4), 865-872. (link externo)
- de Carvalho Gomes, M. L., Benitez, P., Domeniconi, C., & Verdu, A. C. M. A. (2017). Efeitos do ensino do ecoico aliado a repertórios básicos de leitura sobre a nomeação de palavras em crianças com deficiência intelectual. Temas em Psicologia, 25(1), 319-334. (link externo)
- de Carvalho Gomes, M. L., Benitez, P., Zaine, I., & Domeniconi, C. (2017). Ensino de leitura por diferentes treinos discriminativos para alunos com e sem deficiência intelectual. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(2), 157-177. (link externo)
- de Fátima Kirchner, L., Benitez, P., Tatmatsu, D. I. B., Ribeiro, G. W., Vargas, V. M., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Habilidades sociais educativas em mães de crianças/adolescentes com diabetes mellitus tipo 1. Revista de Psicologia, 8(2), 155-164. (link externo)
- de Fátima Kirchner, L., Buela-Casal, G., & dos Reis, M. D. J. D. (2017). Terapia Cognitivo-Comportamental para dor e insônia em adultos: Revisão de ensaios clínicos. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 19(4), 102-118. (link externo)
- de Santis, L., Barham, E. J., Coimbra, S., & Fontaine, A. M. G. V. (2017). Envolvimento paterno: validade interna da versão brasileira do Inventory of Father Involvement. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 16(2), 225-233. (link externo)
- de Oliveira, A. R., Reimer, A. E., Reis, F. M., & Brandão, M. L. (2017). Dopamine D 2-like receptors modulate freezing response, but not the activation of HPA axis, during the expression of conditioned fear. Experimental brain research, 235(2), 429-436. (link externo)
- de Oliveira, P. C., Zaniboni, C. R., Carmona, I. M., Fonseca, A. R., & Canto-de-Souza, A. (2017). Preliminary behavioral assessment of cagemates living with conspecifics submitted to chronic restraint stress in mice. Neuroscience letters, 657, 204-210. (link externo)
- de Sá, L. G. C., Olaz, F. O., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Initial psychometric properties of the inventory of anticipatory coping skills for abstinence from alcohol and other drugs. Avaliação Psicológica, 16(2), 176-186. (link externo)
- Dias, T. P., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Desempenho social de pré-escolares em situações estruturadas. Psicologia: teoria e pesquisa. (link externo)
- Dias, J. C., Rodrigues, I. A., Casemiro, F. G., Monteiro, D. Q., Luchesi, B. M., Chagas, M. H. N., ... & Gratão, A. C. M. (2017). Effects of a Health Education program on cognition, mood and functional capacity. Revista brasileira de enfermagem, 70(4), 814-821. (link externo)
- Domeniconi, C., Gràcia, M., Benitez, P., & Vessoni, J. (2017). ADAPTAÇÃO DA ESCALA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LINGUAGEM ORAL EM CONTEXTO ESCOLAR (EVALOE) PARA SEU USO EM CONTEXTO FAMILIAR (EVALOF). Journal of Child & Adolescent Psychology/Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, 8(1). (link externo)
- Domeniconi, C., & Machado, A. (2017). Temporal bisection task with dogs: An exploratory study. Psychology & Neuroscience, 10(1), 101. (link externo)
- Donadeli, J. M., Domeniconi, C. Ensino de leitura de sentenças para crianças em idade escolar. Acta Compartamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 25(2), 157-177. (link externo)
- do Sacramento, B. C., Escobal, G., & Goyos, C. (2017). Identificação de jogos como consequências de comportamentos de escolha para crianças. Temas em Psicologia, 25(4), 1741-1756. (link externo)
- dos Santos, G. A. R., Perez, W. F., de Almeida, J. H., & de Rose, J. C. (2017). Transformação do significado de palavras sem sentido via relações arbitrárias de comparação com faces alegres. Perspectivas em análise do comportamento, 8(2), 269-285. (link externo)
- dos Santos, S. L., & de Rose, J. C. C. (2017). Manutenção das classes de equivalência e transferência de função: uma investigação por meio de escolhas alimentares de crianças. Perspectivas em análise do comportamento, 8(1), 1-15. (link externo)
- Ferreira, C. R., Queluz, F. N. F. R., Ximenes, V. S., Isaac, L., & Barham, E. J. (2017). P3Es e a diminuição da sobrecarga em cuidadores: Confirmando efeitos em curto e longo prazo. Revista Kairós: Gerontologia, 20(3), 131-150. (link externo)
- França-Freitas, Maria Luiza Pontes de, Prette, Almir Del, & Prette, Zilda A. P. Del. (2017). Habilidades Sociais e Bem-Estar Subjetivo de Crianças Dotadas e Talentosas. Psico-USF, 22(1), 1-12. (link externo)
- Freitas, Márcia de Fátima Rabello Lovisi de, Schelini, Patrícia Waltz, & Pérez, Edgardo Raúl. (2017). Escala de Identificação de Dotação e Talento: Estrutura e Consistência Internas. Psico-USF, 22(3), 473-484. (link externo)
- GOMES, C. G. S., SOUZA, D. D. G. D., SILVEIRA, A. D., & OLIVEIRA, I. M. (2017). Intervenção Comportamental Precoce e Intensiva com Crianças com Autismo por Meio da Capacitação de Cuidadores. Rev. bras. educ. espec, 23(3), 377-390. (link externo)
- Henklain, M. H. O., Carmo, J. D. S., & Haydu, V. B. (2017). Produção analítico-comportamental brasileira sobre comportamento matemático e de ensinar matemática: dados de 1970 a 2015. Trends in Psychology, 25(3), 1453-1466. (link externo)
- Langsdorff, L. C., Domeniconi, C., Schmidt, A., Gomes, C. G., & de Souza, D. D. G. (2017). Learning by exclusion in individuals with autism and Down syndrome. Psicologia: Reflexão e Crítica, 30(1), 9. (link externo)
- Leme, V. B. R., Valentini, F., Campos, J. R., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2017). Psychometric properties of the brief version of the social skills inventory for adolescents. The Spanish journal of psychology, 20. (link externo)
- Linares, I. M., Corchs, F. D. A. F., Chagas, M. H. N., Zuardi, A. W., Martin-Santos, R., & Crippa, J. A. S. (2017). Early interventions for the prevention of PTSD in adults: a systematic literature review. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 44(1), 23-29. (link externo)
- Lindau, T. A., Giacheti, C. M., da Silva, I. B., & de Souza, D. D. G. (2017). N400 analysis of semantic processing in children aged zero to six years: a literature review. Revista CEFAC, 19(5), 690-701. (link externo)
- Llobera, F. V., Gràcia, M., Domeniconi, C., & Benitez, P. (2017). Valoración de la enseñanza de la lengua oral en el aula: uso de la herramienta EVALOE en Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 12(2), 1085-1103. (link externo)
- Lopes, D. C., Dascanio, D., Ferreira, B. C., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2017). Treinamento de habilidades sociais: Avaliação de um programa de desenvolvimento interpessoal profissional para universitários de ciências exatas. Interação em Psicologia, 21(1). (link externo)
- Mizael, T. M., & de Rose, J. C. (2017). Análise do comportamento e preconceito racial: Possibilidades de interpretação e desafios. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(3), 365-377. (link externo)
- Monteiro, B. K., dos Reis, M. D. J. D., & da Silva, M. F. F. (2017). Saúde mental e qualidade de vida de servidores públicos: avaliando protocolo de intervenção para dor. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 19(2), 42-62. (link externo)
- Osorio, F. L., SILVA, T. D. A. D., SANTOS, R. G. D., Chagas, M. H. N., Chagas, N. M. S., Sanches, R. F., & CRIPPA, J. A. D. S. (2017). Posttraumatic Stress Disorder Checklist for DSM-5 (PCL-5): transcultural adaptation of the Brazilian version. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 44(1), 10-19. (link externo)
- Perez, W. F., Kovac, R., Nico, Y. C., Caro, D. M., Fidalgo, A. P., Linares, I., ... & de Rose, J. C. (2017). The transfer of Crel contextual control (same, opposite, less than, more than) through equivalence relations. Journal of the experimental analysis of behavior, 108(3), 318-334. (link externo)
- Queluz, F. N. F. R., Barham, E. J., Del Prette, Z. A. P., Fontaine, A. M. G. V., & Olaz, F. O. (2017). Inventário de Habilidades Sociais para Cuidadores de Idosos (IHS-CI): evidências de validade. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 16(1), 78-86. (link externo)
- Reis, L. F. T., Perez, W. F., & de Rose, J. C. (2017). Accounting for musical perception through equivalence relations and abstraction: An experimental approach. International Journal of Psychology and Psychological Therapy, 17(3), 279-289. (link externo)
- Rosin-Pinola, A. R., Marturano, E. M., dos Santos Elias, L. C., & Del Prette, Z. A. P. (2017). Ensinando habilidades sociais educativas para professores no contexto da inclusão escolar. Revista Educação Especial, 30(59), 737-750. (link externo)
- Santini, P. M., & Williams, L. C. (2017). A randomized controlled trial of an intervention program to Brazilian mothers who use corporal punishment. Child abuse & neglect, 71, 80-91. (link externo)
- Santis, L. D., & Barham, E. J. (2017). Father involvement: Construction of a theoretical model based on a literature review. Trends in Psychology, 25(3), 941-953. (link externo)
- Scopinho, R. A., de Melo, T. G. (2017). Ruralidades precárias, políticas públicas e trabalho em assentamentos rurais da região de Ribeirão Preto-SP. Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas, 37(1), 7-20. (link externo)
- SCOPINHO, R. A., & ROSSI, A. (2017). Entre a caridade, a filantropia e os direitos sociais: representações sociais de trabalhadoras do care. Estudos de Psicologia, 34(1), 75-85. (link externo)
- Silveira, M. V., Mackay, H. A., & de Rose, J. C. (2018). Measuring the “transfer of meaning” through members of equivalence classes merged via a class-specific reinforcement procedure. Learning & behavior, 46(2), 157-170. (link externo)
- Sobreira-Neto, M. A., Pena-Pereira, M. A., Sobreira, E. S. T., Chagas, M. H. N., Fernandes, R. M. F., Tumas, V., & Eckeli, A. L. (2017). High frequency of sleep disorders in Parkinson’s disease and its relationship with quality of life. European neurology, 78(5-6), 330-337. (link externo)
- Soma, S. M. P. (2017). Avaliação de livros infantis brasileiros sobre prevenção de abuso sexual baseada em critérios da literatura. Temas em Psicologia, 25(3), 1201-1212. (link externo)
- Soma, S. M. P., & Williams, L. C. D. A. (2017). Evaluation of Brazilian Children's Picture Books on Sexual Abuse Prevention according to Literature Criteria. Trends in Psychology, 25(3), 1201-1212. (link externo)
- Varella, A. A. B., De Souza, D. D. G., & Williams, W. L. (2017). O teste ABLA e suas implicações para o ensino de pessoas com autismo e distúrbios do desenvolvimento. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis de Comportamiento, 25(1), 41-56. (link externo)