Artigos - 2019
https://www.ppgpsi.ufscar.br/pt-br/producao/artigos/artigos-2019
https://www.ppgpsi.ufscar.br/@@site-logo/logo.png
Artigos - 2019
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais indexados em 2019
- Almeida, C., & de Alcantara Gil, M. S. C. (2018). Análise do Comportamento e desenvolvimento da linguagem: Perspectivas teóricas e pesquisas com crianças pequenas. Revista Brasileira de terapia comportamental e cognitiva, 20(4), 93-115. (link externo)
- Amd, M., Machado, A., de Oliveira, M. A., Passarelli, D. A., & De Rose, J. C. (2019). Effects of nodal distance on conditioned stimulus valences across time. Frontiers in psychology, 10, 742. (link externo)
- Asnis, V. P., Arantes, A., & Elias, N. C. (2019). Ensino de habilidades rítmicas para meninos com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial, 32, 51-1.
- Barchi-Ferreira, A. M., Loureiro, S. R., Torres, A. R., Da Silva, T. D. A., Moreno, A. L., DeSousa, D. A., ... & Hallak, J. E. C. (2019). Personality Inventory for DSM-5 (PID-5): cross-cultural adaptation and content validity in the Brazilian context. Trends in psychiatry and psychotherapy, 41(3), 297-300. (link externo)
- Barroca, N. C., Guarda, M. D., da Silva, N. T., Colombo, A. C., Reimer, A. E., Brandão, M. L., & de Oliveira, A. R. (2019). Influence of aversive stimulation on haloperidol-induced catalepsy in rats. Behavioural pharmacology, 30(2), 229-238. (link externo)
- Benitez, P., Domeniconi, C., & Bondioli, R. M. (2019). Delineamento experimental em Análise do Comportamento: discussão sobre o seu uso em intervenções educacionais inclusivas. Psicologia USP, 30. (link externo)
- Bet, P., Castro, P. C., Chagas, M. H. N., & Ponti, M. A. (2019). Accelerometry data analysis for identification of fallers using the six-minute walk test. Biomedical Physics & Engineering Express, 5(6), 065007. (link externo)
- Bomfim, A. J. D. L., Ribeiro, R. A. D. S., & Chagas, M. H. N. (2019). Recognition of dynamic and static facial expressions of emotion among older adults with major depression. Trends in psychiatry and psychotherapy, 41(2), 159-166. (link externo)
- Campos, C. R. F., de Carvalho, T. R., Barham, E. J., de Andrade, L. R. F., & Giannini, A. S. (2019). Entender e envolver: avaliando dois objetivos de um programa para cuidadores de idosos com Alzheimer. Psico, 50(1), 29444. (link externo)
- Campos Balog, L., Diniz Cortez, M., Domeniconi, C., & César de Rose, J. (2019). Eficácia do treino de correspondência na aquisição de autorrelatos acurados de acertos e erros em tarefa de leitura. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 27(3). (link externo)
- Cintra, A. B., & Del Prette, Z. A. (2019). Caraterísticas dos Professores-Cursistas, Processo e Resultados em Programa Semipresencial de Habilidades Sociais. Psico-USF, 24(4), 711-723. (link externo)
- Cortez, M. D., dos Santos, L., Quintal, A. E., Silveira, M. V., & de Rose, J. C. (2020). Learning a foreign language: effects of tact and listener instruction on the emergence of bidirectional intraverbals. Journal of Applied Behavior Analysis, 53(1), 484-492. (link externo)
- Costa, A. B. D., Gil, M. S. C. D. A., & Elias, N. C. (2019). Ensino de frações para adolescentes com deficiência visual. Ciência & Educação (Bauru), 25(4), 1047-1065. (link externo)
- Coury Silveira, C., Domeniconi, C., & Hanna, E. Uma Avaliação Alternativa de Compreensão de Leitura para Crianças. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 27(04). (link externo)
- Dal Ben, R., & Goyos, C. (2019). Further evidence of automatic reinforcement effects on verbal form. The Analysis of Verbal Behavior, 35(1), 74-84. (link externo)
- de Alcantara Gil, M. S. C. (2019). Behavioral cusp e o responder por exclusão. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(1), 95-117. (link externo)
- de Oliveira Souza, G., da Silva, S. R., Benitez, P., de Vasconcellos, E. L., Fornaciari, D. M., Domeniconi, C., & de Hollanda Souza, D. (2019). Effects of Gender and Body Weight on Children’s Peer Choice During Physical Activities. Behavior Analysis in Practice, 1-7. (link externo)
- Dias, T. P., Gisel Casali, I., & AP Del Prette, Z. (2019). Automonitoria na competência social: Análise das classes e indicadores comportamentais. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 27(3). (link externo)
- Diniz Cortez, M., F Miguel, C., & C de Rose, J. (2019). O Papel de diferentes audiências na acurácia do relato verbal de crianças. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 27(3). (link externo)
- do Amaral, L. A., de Mattos Fortes, R. P., Chagas, M. H. N., Castro, P. C., Bittar, T. J., & Lobato, L. L. (2019). Towards adopting serious games for cognitive tests with Brazilian older people. SBC Journal on Interactive Systems, 10(1), 17-29. (link externo)
- dos Santos, S. L., & de Rose, J. C. (2019). Influence of cartoon characters on children’s food preference via transfer of functions. The Psychological Record, 69(2), 153-163. (link externo)
- FABRÍCIO, D. D. M., Alexandre, T. D. S., & CHAGAS, M. H. N. (2019). Frailty and cognitive performance in older adults living in the community: a cross-sectional study. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 46(6), 151-155. (link externo)
- Faria, S. M. D., Maximiano-Barreto, M. A., Morais, D. D., & Chagas, M. H. N. (2019). Impacto dos sintomas de ansiedade na qualidade de vida na doença de Parkinson: uma revisão sistemática. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, 68(1), 48-55. (link externo)
- Ferrari, I. P., Vilaronga, C. A. R., & Elias, N. C. (2019). Ensinando professores de sala comum a fazer adaptação curricular. Psicologia da Educação. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. ISSN 2175-3520, (49). (link externo)
- Ferreira, H. G., Barham, E. J., & Araújo, F. C. (2019). Perfis de Idosos Praticantes de Atividades Prazerosas: características sociodemográficas, vulnerabilidade social e funcionalidade. Psico-USF, 24(3), 541-553. (link externo)
- Ferroni-Bast, D., Fitzpatrick, J., Stewart, I., & Goyos, C. (2019). Using the Implicit Relational Assessment Procedure (IRAP) as a Measure of Reaction to Perceived Failure and the Effects of a Defusion Intervention in this Context. The Psychological Record, 69(4), 551-563. (link externo)
- Fogaça, F. F. S., Tatmatsu, D., Comodo, C. N., Del Prette, Z. A. P., & Del Prette, A. (2019). O Desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência como ápice comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 21(2), 217-231. (link externo)
- França, A. B., & Schelini, P. W. (2019). Análise fatorial confirmatória da Escala de Metacognição–Sênior. Revista Psicologia-Teoria e Prática, 21(1). (link externo)
- Fujie, M. A., & Schelini, P. W. (2019). Avaliação de monitoramento metacognitivo a partir do julgamento de desempenho em adultos em processo de alfabetização. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, 10(3), 139-159. (link externo)
- Giuntini, F. T., Ruiz, L. P., Kirchner, L. D. F., Passarelli, D. A., Dos Reis, M. D. J. D., Campbell, A. T., & Ueyama, J. (2019). How do i feel? identifying emotional expressions on facebook reactions using clustering mechanism. IEEE Access, 7, 53909-53921. (link externo)
- Goldfarb, D., Priolo-Filho, S., Sampana, J., Shestowsky, D., Wolpe, S., Williams, L. C., & Goodman, G. S. (2019). International comparison of family court professionals’ perceptions of parental alienation and child sexual abuse allegations. International Journal on Child Maltreatment: Research, Policy and Practice, 2(4), 323-341. (link externo)
- Gomes, C. G. S., Souza, D. D. G. D., Silveira, A. D., Rates, A. C., Paiva, G. C. D. C., & Castro, N. P. D. (2019). Efeitos de Intervenção Comportamental Intensiva Realizada por Meio da Capacitação de Cuidadores de Crianças com Autismo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35. (link externo)
- Gomes, C. T., Perez, W. F., de Almeida, J. H., Ribeiro, A., de Rose, J. C., & Barnes-Holmes, D. (2019). Assessing a derived transformation of functions using the implicit relational assessment procedure under three motivative conditions. The Psychological Record, 69(4), 487-497. (link externo)
- Gràcia Garcia, M., Lacerda, C. B. F., Jarque, M. J., Domeniconi, C., Casanovas, J., Ribera Sancho, M., & Cuatrecasas, M. (2019). Diseño y adaptación de un Sistema de Soporte a la toma de Decisiones de los docentes sobre las interacciones comunicativas y lingüísticas en el aula. Multidisciplinary Journal of School Education, 2019, vol. 16, num. 2, p. 57-83. (link externo)
- Gris, G., Palombarini, L. D. S., & Carmo, J. D. S. (2019). Uma Revisão Sistemática de Variáveis Relevantes na Produção de Erros em Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(64), 649-671. (link externo)
- He, C., Levis, B., Riehm, K. E., Saadat, N., Levis, A. W., Azar, M., ... & Imran, M. (2020). The Accuracy of the Patient Health Questionnaire-9 Algorithm for Screening to Detect Major Depression: An Individual Participant Data Meta-Analysis. Psychotherapy and psychosomatics, 89(1), 25-37. (link externo)
- Henklain, M. H., Haydu, V. B., Carmo, J. S., Muniz, M., & Perez, W. F. (2019). Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP. The Psychological Record, 69(2), 205-214. (link externo)
- Kirchner, L. D. F., Dutra dos Reis, M. D. J., & Ferraresi Rodrigues Queluz, F. N. Intervenção comportamental para dor e sono em mulheres com Fibromialgia. Acta Comportamentalia: Revista Latina de Análisis del Comportamiento, 27(3). (link externo)
- Kirchner, L. D. F., Reis, M. D. J. D. D., & Queluz, F. N. F. R. (2019). Behavioral intervention in women with Fibromyalgia: clinical significance and reliable change. Psicologia para América Latina, (32), 157-167. (link externo)
- Menotti, A. R. S., Domeniconi, C., & Benitez, P. (2019). Atividades aplicadas pelos pais para ensinar leitura para filhos com autismo. Psicologia Escolar e Educacional, 23. (link externo)
- Moreira, M. C. N., Bastos, O. M., Bastos, L. C., Soares, A. H. R., Souza, W. D. S., & Sanchez, R. N. (2014). Violência contra crianças e adolescentes com deficiência: narrativas com conselheiros tutelares. Ciência & Saúde Coletiva, 19, 3869-3878. (link externo)
- Neto, J. U. G., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. (2019). O lugar das variantes linguísticas no Treinamento de Habilidades Sociais1. ACTA COMPORTAMENTALIA, 27(2), 145-159. (link externo)
- Pereira, A. C. S., de Albuquerque Williams, L. C., Ambiel, R. A. M., & Cortez, P. A. (2019). Evidências de validade para a Escala de Vitimização entre Alunos (EVA). Revista Portuguesa de Educação, 32(2), 122-133. (link externo)
- Pereira-Guizzo, C. D. S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2019). Analysis of needs and processes: social skills program for unemployed people with disabilities. Psico-USF, 24(3), 463-474. (link externo)
- Perez, W. F., de Almeida, J. H., de Rose, J. C., Dorigon, A. H., de Vasconcellos, E. L., da Silva, M. A., ... & Barnes-Holmes, D. (2019). Implicit and explicit measures of transformation of function from facial expressions of fear and of happiness via equivalence relations. The Psychological Record, 69(1), 13-24. (link externo)
- Pessoa, A. S. G., Coimbra, R. M., Koller, S. H., & Ungar, M. (2018). Hidden Resilience in the Life of Adolescents with Involvement in Drug Trafficking. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 34. (link externo)
- Pessoa, A. S. G., Harper, E., Santos, I. S., & Gracino, M. C. D. S. (2019). Using reflexive interviewing to foster deep understanding of research participants’ perspectives. International Journal of Qualitative Methods, 18, 1609406918825026. (link externo)
- Pessoa, A. S. G., Liebenberg, L., Bottrell, D., & Koller, S. H. (2019). Restructuring educational systems and promoting social justice for young people involved in drug trafficking in Brazil. Zeitschrift für Psychologie. (link externo)
- Pessoa, R. M. P., Bomfim, A. J. L., Ferreira, B. L. C., & Chagas, M. H. N. (2019). Diagnostic criteria and prevalence of mild cognitive impairment in older adults living in the community: a systematic review and meta-analysis. Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), 46(3), 72-79. (link externo)
- Pontes, L. B., Siqueira, A. C., & de Albuquerque Williams, L. C. (2019). A Systematic Literature Review of the ACT Raising Safe Kids Parenting Program. Journal of Child and Family Studies, 1-14. (link externo)
- Priolo-Filho, S. R., & Williams, L. C. (2019). Child abuse as a predictor of alcohol consumption among Brazilian university students. Journal of interpersonal violence, 34(2), 270-286. (link externo)
- Priolo Filho, S. R., PADOVANI, R. D. C., & WILLIAMS, L. C. D. A. (2019). Jealousy and anxiety in male domestic abusers: A comparative study. Estudos de Psicologia (Campinas), 36. (link externo)
- Queluz, F. N. F. R., Barham, E. J., & Prette, Z. A. P. D. (2019). The Relationship Between Social Skills and Psychosocial Adjustment Among Those who Care for Older Adults. Paidéia (Ribeirão Preto), 29. (link externo)
- Queluz, F. N. F. R., Campos, C. R. F., de Santis, L., Isaac, L., & Barham, E. J. (2019). Zarit caregiver burden interview: evidências de validade para a população brasileira de cuidadores de idosos. Revista Colombiana de Psicología, 28(1), 99-114. (link externo)
- Ribeiro-de-Souza, L. M., de Carvalho Gomes, M. L., de Assis Silva, J., Santos-Carvalho, L. H. Z., Martone, M. C. C., & dos Santos Carmo, J. (2019). Oficinas sobre transtorno do espectro autista para pais, cuidadores e profissionais: análise de uma experiência. Revista Educação Especial, 32, 8-1. (link externo)
- Santos, J. V., Del Prette, A., Del Prette, Z. A., & da Silva Almeida, L. (2019). Relação professor-estudante na educação superior: suporte social e habilidades sociais. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 6(1), 1-14. (link externo)
- Santos, R. E. A., & Elias, N. C. (2019). Contribuições da análise do comportamento para a Educação Especial em periódicos brasileiros no período de 2008 a 2018. Revista Educação Especial, 32, 106-1. (link externo)
- Scienza, L., de Carvalho, M. P., Machado, A., Moreno, A. M., Biscassi, N., & de Souza, D. D. G. (2019). Simple discrimination in stingless bees (Melipona quadrifasciata): Probing for select‐and reject‐stimulus control. Journal of the experimental analysis of behavior, 112(1), 74-87. (link externo)
- Sobreira, E. S., Sobreira‐Neto, M. A., Pena‐Pereira, M. A., Chagas, M. H., Fernandes, R. M., Eckeli, A. L., & Tumas, V. (2019). Global cognitive performance is associated with sleep efficiency measured by polysomnography in patients with Parkinson's disease. Psychiatry and Clinical Neurosciences, 73(5), 248-253. (link externo)
- Sobreira-Neto, M. A., Pena-Pereira, M. A., Sobreira, E. S. T., Chagas, M. H. N., Almeida, C. M. O. D., Fernandes, R. M. F., ... & Eckeli, A. L. (2019). Obstructive sleep apnea and Parkinson's disease: characteristics and associated factors. Arquivos de neuro-psiquiatria, 77(9), 609-616. (link externo)
- Sobreira-Neto, M. A., Pena-Pereira, M. A., Sobreira, E. S. T., Chagas, M. H. N., de Almeida, C. M. O., Fernandes, R. M. F., ... & Eckeli, A. L. (2020). Chronic insomnia in patients with Parkinson disease: which associated factors are relevant?. Journal of Geriatric Psychiatry and Neurology, 33(1), 22-27. (link externo)
- Soma, S. M. P., & Williams, L. C. (2019). Livro infantil especializado como estratégia de prevenção do abuso sexual. Psicologia: teoria e prática, 21(1), 186-203. (link externo)
- Wu, Y., Levis, B., Riehm, K. E., Saadat, N., Levis, A. W., Azar, M., ... & Ioannidis, J. P. (2020). Equivalency of the diagnostic accuracy of the PHQ-8 and PHQ-9: a systematic review and individual participant data meta-analysis. Psychological medicine, 50(8), 1368-1380. (link externo)
- Ximenes, V. S., Queluz, F. N. F. R., & Barham, E. J. (2019). Revisão sistemática sobre fatores associados à relação entre habilidades sociais e suporte social. Psico, 50(3), 31349. (link externo)
- Zaine, I., Domeniconi, C., Moreno, A. M., & de Faria Brino, A. L. (2020). ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE RELAÇÕES ARBITRÁRIAS ENTRE ESTÍMULOS VISUAIS EM CÃES, ABELHAS E MACACOS-PREGO. Revista Brasileira de Análise do Comportamento, 15(1). (link externo)